Os clubes nos eSports

- Advertisement -

Há carros, motas, barcos, aviões, camiões… E, dentro de cada um deles, há outras disciplinas ou desportos. Fórmula 1 é diferente de Fórmula Indy ou um Rally. Uma prova de motos de pista é diferente de uma de motocross. A questão é que isso já faz parte da nossa cultura. Vamos conseguindo encaixar, com maior ou menor precisão, as peças do puzzle no sítio devido. E não preciso – e não sou mesmo – de ser grande perito em automobilismo para perceber que um Dakar é diferente de umas 24h de Le Mans. São carros na mesma. Mas o “jogo” em si é diferente.

Alguns dos clubes já com presença nos esports Fonte: Esports Observer
Alguns dos clubes já com presença nos esports
Fonte: Esports Observer

Ora, num mercado imaturo e sem grandes pressas para se tornar estável – uma vez que o crescimento agrada a todos – isso pode ser também uma barreira a ultrapassar para novas apostas. Como é também um entrave uma aposta num mercado onde, longe de se ser líder, se tem muito – tudo! – para aprender. É uma lição de humildade. E também de muito trabalho, de estudo mas, sobretudo, de visionarismo. Podemos argumentar que é fácil seguir. Não é fácil tomar a iniciativa. Por cá, o Sporting foi pioneiro no salto para os esports.

Fê-lo com algum mediatismo mas com uma inegável falta de resultados e até de impacto numa comunidade competitiva. Começou mal, poderia dizer-se. Sem as equipas inicialmente propostas – fruto daquilo que pareceu uma leitura errada do mercado de então – atravessou um pequeno marasmo com a nota positiva pelo ecletismo e pioneirismo. Falaremos mais tarde especificamente do mercado português, mas aqui importa salientar o assumir do risco e do investimento para uma visão abrangente do mercado do desporto em geral.

Schalke 04 aposta em equipa de League of Legends Fonte: Dexerto
Schalke 04 aposta em equipa de League of Legends
Fonte: Dexerto

A aposta nos esports por parte do Sporting ou de outros clubes é uma aposta na marca também. É um sinal claro de atenção ao mercado e às novas tendências e um estender de braços para toda uma nova vaga de futuros adeptos. Num país em que o clube de eleição é geralmente transmitido pelos familiares, este apelo aos videojogos, às paixões que movem a massa de jovens potenciais adeptos, esta proximidade para com os seus gostos e paixões, temperada com bons executantes, bons eventos e bons resultados trará, inegavelmente, bons resultados para os clubes.

Qualquer jovem num seio familiar de cor clubística diferente que venha a seguir o Sporting ou outros clubes porque participam no seu jogo de eleição ou porque está lá o famoso jogador A ou B é uma vitória desse investimento, é um passo face ao crescimento do clube enquanto marca que procura extravasar as fronteiras do local. E isto, naturalmente, aplica-se a todos os clubes e sublinha também a oportunidade que alguns vão deixando passar ao lado. É que o investimento é, comparativamente com outros desportos e modalidades, muito reduzido. E o retorno, em capital emocional e afectivo, em potenciais incrementos do número de adeptos e sócios, esse, é difícil de quantificar, mas claramente positivo.

Foto de  Capa: Real Clear Life

Ricardo Mota
Ricardo Motahttp://www.bolanarede.pt
Desde há muito tempo ligado ao mundo dos videojogos, Ricardo Mota é Professor de criação de videojogos no Instituto Politécnico da Maia. Escreve sobre videojogos e desportos electrónicos para o Rubber Chicken, a RTP Arena e o Observador e traz agora para o Bola na Rede os primeiros passos sobre os esports. Organiza o projecto Indie Dome, na Lisboa Games Week, e trabalha como Relações Públicas e Gestor de Comunidades na Bigmoon Studios.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola não esconde admiração por Bernardo Silva: «Impressionou-me logo no Mónaco mas nunca esperei isto»

Pep Guardiola abordou o jogo do Manchester City frente ao Galatasaray e o treinador espanhol não poupou elogios a Bernardo Silva.

Al Hilal anuncia saída de Kaio César por empréstimo para o Corinthians

Kaio César vai ser jogador do Corinthians. O extremo ex-Vitória SC, chega à equipa brasileira proveniente do Al Hilal por empréstimo até ao final da temporada.

Quique Flores elogia José Mourinho e destaca: «Boa parte dos adeptos do Real Madrid está com Mourinho e admira-o»

Em entrevista, Quique Flores recordou a sua carreira, abordou o jogo de quarta-feira, entre Benfica e Real Madrid, e falou sobre a fase atual de ambos os clubes.

Francesco Farioli elogia Rodrigo Mora e garante: «Estão a subestimar a evolução dele no jogo com bola»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Rangers da 8.ª jornada da Europa League. Dragões jogam a possibilidade de assegurar um lugar no top-8.

PUB

Mais Artigos Populares

Adama Traoré muda de clube em Londres e é oficializado no West Ham

Adama Traoré é o mais recente reforço do West Ham. O avançado espanhol chega proveniente do Fulham, a pedido do seu antigo treinador, Nuno Espírito Santo.

Fechado: Lucas Paquetá deixa o West Ham de Nuno Espírito Santo e vai ser a transferência mais cara da história da América do Sul

Lucas Paquetá vai mesmo rumar ao Flamengo. O médio internacional brasileiro vai deixar o West Ham por cerca de 42 milhões de euros.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Rangers: «O jogo de amanhã é definitivamente importante para conseguirmos chegar ao top 8»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Rangers da 8.ª jornada da Europa League. Dragões jogam a possibilidade de assegurar um lugar no top-8.