📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os clubes nos eSports

- Advertisement -

Há carros, motas, barcos, aviões, camiões… E, dentro de cada um deles, há outras disciplinas ou desportos. Fórmula 1 é diferente de Fórmula Indy ou um Rally. Uma prova de motos de pista é diferente de uma de motocross. A questão é que isso já faz parte da nossa cultura. Vamos conseguindo encaixar, com maior ou menor precisão, as peças do puzzle no sítio devido. E não preciso – e não sou mesmo – de ser grande perito em automobilismo para perceber que um Dakar é diferente de umas 24h de Le Mans. São carros na mesma. Mas o “jogo” em si é diferente.

Alguns dos clubes já com presença nos esports Fonte: Esports Observer
Alguns dos clubes já com presença nos esports
Fonte: Esports Observer

Ora, num mercado imaturo e sem grandes pressas para se tornar estável – uma vez que o crescimento agrada a todos – isso pode ser também uma barreira a ultrapassar para novas apostas. Como é também um entrave uma aposta num mercado onde, longe de se ser líder, se tem muito – tudo! – para aprender. É uma lição de humildade. E também de muito trabalho, de estudo mas, sobretudo, de visionarismo. Podemos argumentar que é fácil seguir. Não é fácil tomar a iniciativa. Por cá, o Sporting foi pioneiro no salto para os esports.

Fê-lo com algum mediatismo mas com uma inegável falta de resultados e até de impacto numa comunidade competitiva. Começou mal, poderia dizer-se. Sem as equipas inicialmente propostas – fruto daquilo que pareceu uma leitura errada do mercado de então – atravessou um pequeno marasmo com a nota positiva pelo ecletismo e pioneirismo. Falaremos mais tarde especificamente do mercado português, mas aqui importa salientar o assumir do risco e do investimento para uma visão abrangente do mercado do desporto em geral.

Schalke 04 aposta em equipa de League of Legends Fonte: Dexerto
Schalke 04 aposta em equipa de League of Legends
Fonte: Dexerto

A aposta nos esports por parte do Sporting ou de outros clubes é uma aposta na marca também. É um sinal claro de atenção ao mercado e às novas tendências e um estender de braços para toda uma nova vaga de futuros adeptos. Num país em que o clube de eleição é geralmente transmitido pelos familiares, este apelo aos videojogos, às paixões que movem a massa de jovens potenciais adeptos, esta proximidade para com os seus gostos e paixões, temperada com bons executantes, bons eventos e bons resultados trará, inegavelmente, bons resultados para os clubes.

Qualquer jovem num seio familiar de cor clubística diferente que venha a seguir o Sporting ou outros clubes porque participam no seu jogo de eleição ou porque está lá o famoso jogador A ou B é uma vitória desse investimento, é um passo face ao crescimento do clube enquanto marca que procura extravasar as fronteiras do local. E isto, naturalmente, aplica-se a todos os clubes e sublinha também a oportunidade que alguns vão deixando passar ao lado. É que o investimento é, comparativamente com outros desportos e modalidades, muito reduzido. E o retorno, em capital emocional e afectivo, em potenciais incrementos do número de adeptos e sócios, esse, é difícil de quantificar, mas claramente positivo.

Foto de  Capa: Real Clear Life

Ricardo Mota
Ricardo Motahttp://www.bolanarede.pt
Desde há muito tempo ligado ao mundo dos videojogos, Ricardo Mota é Professor de criação de videojogos no Instituto Politécnico da Maia. Escreve sobre videojogos e desportos electrónicos para o Rubber Chicken, a RTP Arena e o Observador e traz agora para o Bola na Rede os primeiros passos sobre os esports. Organiza o projecto Indie Dome, na Lisboa Games Week, e trabalha como Relações Públicas e Gestor de Comunidades na Bigmoon Studios.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Maresca confirma Pedro Neto fora do próximo jogo do Chelsea e deixa previsão sobre o regresso de Dário Essugo

Enzo Maresca, treinador do Chelsea, confirmou a ausência de Pedro Neto e alertou para as dificuldades do duelo frente ao Qarabag.

Carlos Ponck assina pelo AVS SAD até final da temporada

Carlos Ponck, internacional por Cabo Verde, está regressa à Primeira Liga para reforçar a defesa do AFS, atual último classificado.

Surpresa: Bruno Lage pode regressar ao ativo na Premier League

Bruno Lage está sem clube desde que deixou o comando técnico do Benfica. O treinador pode regressar ao Wolverhampton, conjunto da Premier League.

Hugo Almeida despedido na primeira experiência como treinador principal

Hugo Almeida, antigo avançado português, não resistiu à série de maus resultados e deixou o comando técnico do Hatayspor, da segunda divisão da Turquia, por mútuo acordo.

PUB

Mais Artigos Populares

Mário Branco confirma que sai do Benfica em caso de vitória de João Noronha Lopes: «Não me vejo a trabalhar num registo de subalternidade...

Mário Branco confirmou que vai deixar a estrutura do Benfica, caso João Noronha Lopes vença as eleições do dia 8 de novembro.

«Pode ser excessivo enquadrar isto no conceito de coação»: O que arrisca o FC Porto com a denúncia de Fábio Veríssimo? A análise de Diogo Soares...

O Bola na Rede entrou em contacto com Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, para saber as possíveis implicações para o FC Porto da denúncia de Fábio Veríssimo.

Juventus com baixa praticamente confirmada frente ao Sporting

Khéphren Thuram não deverá marcar presença na partida entre a Juventus e o Sporting, relativa à quarta jornada da Champions League.