Os eSports como mercado sustentável

Quem assiste? Que idade tem? De onde vem? Que equipamento tem em casa? Que equipamento é recomendado para jogar este videojogo? E, com o acesso a determinados dados pessoais, como o endereço de correio electrónico ou a página de uma das várias redes sociais, é possível obter-se também outro tipo de informação. Que círculo de amizades tem? Que companhia aérea utilizou para voar para o evento? Que tem na sua lista de compras? Qual a sua bebida preferida? É possível extrapolar e aprofundar a informação disponível até chegarmos àquilo que pretendemos, por aproximação. Em todo caso, estamos perante um terreno fértil para campanhas publicitárias orientadas. Um negócio local de automóveis no Porto não tem interesse em anunciar a jovens sem carta que se encontrem no Algarve. Não é esse o seu público-alvo. Pois bem, o que se passa nos eSports é o corolário das campanhas publicitárias orientadas para um público-alvo bem definido.

O mundo dos eSports cresce em torno de um número limitado e bastante bem definido de marcas e produtos. Energy drinks, acessórios de hardware, refrigerantes… gradualmente, tem vindo a aumentar em termos de diversidade, acompanhando a evolução do mercado e o envelhecimento dos adeptos. Surgem lojas online, marcas de hardware, serviços de streaming, etc. O product placement assume particular importância se tivermos em conta que este vai sendo o produto de entretenimento que mais tem crescido nos últimos tempos, primeiro rivalizando e depois ultrapassando o fornecido pela televisão, sobretudo entre determinadas faixas etárias. Isto advém da própria natureza dos desportos electrónicos. O seu público é, na generalidade, jogador. O jogo é tendencialmente acessível, pelo que há no espectador a ideia de aprender algo de novo enquanto assiste. E há uma preocupação visível na acessibilidade do jogo enquanto jogo e enquanto objecto de entretenimento.

O número de espectadores de eSports continua a crescer
Fonte: Newzoo

Fica um exemplo e uma pequena comparação com o Futebol. Muitos se dizem amantes do desporto rei quando, na verdade, seguem apenas ou sobretudo os jogos da sua equipa ou selecção. O objecto do afecto é mais a equipa A ou a equipa B do que o desporto propriamente dito. Estou para conhecer quem fique de madrugada a pé para ver o Egipto contra a Bolívia num Mundial. Não que não os haja. Mas são uma minúscula percentagem. Oh, claro que por cá há quem perca horas a ver os jogaços da Liga Espanhola ou da Inglesa e se diz um amante do Futebol, mas, convenhamos, não lhes reconhecemos o mesmo empenho em ver um jogo do campeonato da Arménia ou do Gabão. Ora nos eSports o amor pelo jogo é tendencialmente maior. O crescente público é afecto a jogadores e equipas, sim, mas permanece fiel ao jogo e às competições mesmo quando estes estão ausentes ou foram eliminadas destas.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ricardo Mota
Ricardo Motahttp://www.bolanarede.pt
Desde há muito tempo ligado ao mundo dos videojogos, Ricardo Mota é Professor de criação de videojogos no Instituto Politécnico da Maia. Escreve sobre videojogos e desportos electrónicos para o Rubber Chicken, a RTP Arena e o Observador e traz agora para o Bola na Rede os primeiros passos sobre os esports. Organiza o projecto Indie Dome, na Lisboa Games Week, e trabalha como Relações Públicas e Gestor de Comunidades na Bigmoon Studios.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal escolhe português para os melhores da Champions League e desvaloriza Bola de Ouro: «Não penso em ganhar»

Lamine Yamal concedeu uma grande entrevista sobre as suas expectativas. O avançado espanhol colocou Vitinha entre os melhores da Champions League.

Stephen Eustáquio elogia Martín Anselmi e antevê Mundial de Clubes: «Vai ser um torneio único»

Stephen Eustáquio fez uma antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional canadiano deixou também elogios para Martín Anselmi.

Os detalhes do contrato de Luka Modric com o AC Milan

Luka Modric está muito perto de assinar contrato com o AC Milan. O médio internacional croata deve assinar até ao final da época, com mais uma temporada de opção.

Rui Borges toma decisão sobre o plantel do Sporting diferente de Ruben Amorim

Rui Borges pretende um plantel mais alargado. O técnico do Sporting quer cerca de 26 ou 27 jogadores para 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica concorre com 4 clubes italianos pela contratação de Andrea Belotti

Andrea Belotti tem múltiplos interessados na sua contratação. Avançado está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica.

João Noronha Lopes revela 6 participantes na apresentação da sua candidatura com Nuno Gomes na lista

João Noronha Lopes vai lançar oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Apresentação marcada para quinta-feira.

Simone Inzaghi quer levar 2 jogadores do Inter Milão para o Al Hilal

Simone Inzaghi está interessado em reforçar o Al Hilal com jogadores da sua confiança. Inter Milão pode ser local de resgate.