📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

2026: Ano de Ouro para África?

- Advertisement -

Os Jogos Olímpicos da Juventude, originalmente agendados para 2022, e, entretanto, adiados para 2026, têm a particularidade de serem os primeiros de sempre disputados em África, na capital do Senegal, Dakar. Neste intervalo, já foi confirmado que o futsal feminino irá incluir a grelha de desportos a serem disputados.

Na prova de 2018, disputada em Buenos Aires, na Argentina, o futsal veio substituir o futebol de 11. A troca no evento argentino provou ser de muito boas memórias para as cores nacionais, com a brilhante conquista da medalha de ouro na variante feminina.

Para além da importância óbvia que tem uma conquista nesta modalidade para o país em questão, a crescente globalidade da modalidade e o aumento do número de adeptos assíduos e praticantes justificam a sua inclusão em eventos desta magnitude. À cabeça, e num futuro não muito longínquo, estará a sua adição em Jogos Olímpicos de Verão, estando esse desejo dependente da avaliação do COI em função da recetividade e sucesso neste formato.

Contudo, pelo que eu expliquei anteriormente, estará para breve uma troca com o futebol. Porquê? Simples. Não só pela globalização do futsal, mas porque o futebol apenas compreende jogadores sub 23, salvo três exceções por país participante na sua vertente masculina, com o elenco de elite para as senhoras. Por isto tudo, creio que será uma questão de tempo até, tal como aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, haver uma troca na lista de modalidades na programação dos Jogos.

Falando agora mais um pouco da edição de 2026 em África, na capital senegalesa, creio que temos todas as possibilidades de poder renovar o ouro ganho, embora saiba que fazer apostas a tão longo prazo é muito arriscado.

O grande talento da geração de 2018 que conquistou o ouro na Argentina, Fifó.
Fonte: FIFA

O trabalho de formação em Portugal tem sido fantástico, com o lançamento de inúmeros talentos para a alta roda, com Fifó em claro destaque. A geração de 2018 pode-se considerar uma geração de ouro, mas tudo leva a crer que nos iremos apresentar na próxima edição com uma equipa disposta a lutar arduamente pelo lugar mais alto do pódio – seja com uma equipa masculina ou feminina, se se mantiver a restrição de apenas se poder levar uma equipa na modalidade.

Finalmente, esta é uma ótima oportunidade para o continente africano mostrar que é capaz de organizar um evento com a magnitude e importância dos Jogos Olímpicos. Ainda terão alguns anos para preparar tudo, mais quatro devido à COVID-19 e ao consequente adiamento dos Jogos de Tóquio. No entanto, toda a esperança de um continente está depositada na capacidade organizativa do Senegal para no futuro poder atrair mais competições multidesportivas para África.

Foto de capa: Olympics.org

Artigo revisto por Mariana Plácido

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges perto de receber dois “reforços” no Sporting já no início de janeiro

Rui Borges deve receber dois jogadores no início de janeiro. Zeno Debast e Daniel Bragança estão praticamente recuperados e perto de se juntarem à equipa do Sporting.

Fotis Ioannidis aponta diferenças para Luis Suárez e elogia Vangelis Pavlidis: «Gosto de vê-lo marcar»

Fotis Ioannidis concedeu uma entrevista onde abordou o momento do Sporting, as diferenças face a Luis Suárez e a relação de amizade com Vangelis Pavlidis.

Rio Ferdinand elogia jogador de Ruben Amorim: «Vai estar no Manchester United nos próximos dez anos»

Rio Ferdinand deixou muitos elogios para Senne Lammens. O antigo defesa-central do Manchester United falou após o triunfo da equipa de Ruben Amorim no Boxing Day.

Paul Scholes elege pior contratação da história do Manchester United: «Não conseguia dar um chuto numa bola, nunca vi nada assim»

Paul Scholes elegeu o guarda-redes Mark Bosnich como a pior contratação da história do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Bis de Jovane Cabral garante triunfo do Estrela da Amadora frente ao Famalicão

O Estrela da Amadora venceu na deslocação ao terreno do Famalicão por 3-2. Encontro referente à 16.ª jornada da Primeira Liga.

Massimiliano Allegri confirma reforço para o AC Milan e assume ausência de Rafael Leão: «Tem uma lesão que o impede de correr»

Massimiliano Allegri utilizou a conferência de imprensa do AC Milan para confirmar que Rafael Leão vai falhar o próximo jogo por lesão. O técnico confirmou também que Niclas Fullkrug é reforço dos rossoneri.

Arne Slot comenta homenagem a Diogo Jota em Anfield: «Mais um momento especial para nós, mas também para a sua esposa e filhos»

Arne Slot, técnico neerlandês, comentou a homenagem realizada a Diogo Jota no encontro entre Liverpool e Wolverhampton.