A caminhada europeia arranca esta semana | Futsal

modalidades cabeçalho

Nesta próxima semana as atenções dos adeptos de futsal em Portugal, nomeadamente de SL Benfica e Sporting CP, mas também dos fãs que apoiam a representação nacional nas competições Europeias viram-se para a estreia dos dois emblemas nacionais na edição 2022/23 da Liga dos Campeões de Futsal, na ronda principal.

Antes de passar à analise dos adversários das águias e leões, devo dizer que o apuramento para a ronda seguinte, pelo menos para as nossas equipas, parece quase inevitável, porque cada grupo contém quatro equipas e dessas, três seguem para a ronda de Elite, mas a colocação no grupo conta e muito para a ronda de Elite, pois é em função dessa que se definem os cabeças de série na ronda que antecede a final a quatro.

Começando por comentar a sorte do Sporting na competição, vemos que esta semana os comandados de Nuno Dias irão jogar na Croácia, contra o organizador desta fase Novo Vrijeme, campeão croata na época 2021/22, o segundo representante deste país Futsal Pula e finalista vencido na anterior edição do seu campeonato nacional, beneficiando da exclusão das equipas russas da competição para colocar dois representantes na prova e finalmente um representante do Cazaquistão, outro dos membros melhor classificados da UEFA e que portanto leva duas equipas a esta prova, calhando ao campeão português o vice cazaque na temporada passada. Nenhum dos três adversários se aproxima sequer do patamar competitivo atual do emblema leonino, pelo que é bem provável que o treinador Nuno Dias, como já nos habituou nestes últimos anos, não facilite em nada e garanta de forma natural a liderança do grupo, com a tal vantagem de ser cabeça de série no sorteio da Ronda de Elite em caso de liderança do grupo nesta Ronda Principal.

tweet

Um objetivo semelhante persegue o Benfica, na Roménia, tendo também o favoritismo no plano teórico, e tendo como adversários os campeões nacionais da Ucrânia (em virtude de toda a situação neste país, e porque o líder da competição aquando da paragem se situava numa das regiões mais afetadas pela guerra, Kherson, o representante escolhido foi o Uragan Ivano-Frankivsk, segundo classificado) da Hungria (Haladas) e o anfitrião desta fase, o representante romeno United Galati. Curiosamente, na Ronda de Elite da temporada anterior os encarnados encontraram o Haladas e o Uragan, tendo vencido os dois encontros rumo à final four onde caíram perante o FC Barcelona na meia-final, já o Sporting tombou perante o mesmo adversário na final.

A caminhada portuguesa será iniciada esta semana, numa temporada que esperamos que acabe de maneira gloriosa para pelo menos uma das equipas portuguesas, já habituadas a fazer grandes campanhas nas competições europeias, nestes últimos anos de forma mais consistente e gloriosa o Sporting, mas o Benfica a temporada passada chegou aos quatro finalistas da competição e esteve perto de chegar à final, acabando por sucumbir após prolongamento com o clube catalão.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.