A caminhada europeia arranca esta semana | Futsal

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Nesta próxima semana as atenções dos adeptos de futsal em Portugal, nomeadamente de SL Benfica e Sporting CP, mas também dos fãs que apoiam a representação nacional nas competições Europeias viram-se para a estreia dos dois emblemas nacionais na edição 2022/23 da Liga dos Campeões de Futsal, na ronda principal.

Antes de passar à analise dos adversários das águias e leões, devo dizer que o apuramento para a ronda seguinte, pelo menos para as nossas equipas, parece quase inevitável, porque cada grupo contém quatro equipas e dessas, três seguem para a ronda de Elite, mas a colocação no grupo conta e muito para a ronda de Elite, pois é em função dessa que se definem os cabeças de série na ronda que antecede a final a quatro.

Começando por comentar a sorte do Sporting na competição, vemos que esta semana os comandados de Nuno Dias irão jogar na Croácia, contra o organizador desta fase Novo Vrijeme, campeão croata na época 2021/22, o segundo representante deste país Futsal Pula e finalista vencido na anterior edição do seu campeonato nacional, beneficiando da exclusão das equipas russas da competição para colocar dois representantes na prova e finalmente um representante do Cazaquistão, outro dos membros melhor classificados da UEFA e que portanto leva duas equipas a esta prova, calhando ao campeão português o vice cazaque na temporada passada. Nenhum dos três adversários se aproxima sequer do patamar competitivo atual do emblema leonino, pelo que é bem provável que o treinador Nuno Dias, como já nos habituou nestes últimos anos, não facilite em nada e garanta de forma natural a liderança do grupo, com a tal vantagem de ser cabeça de série no sorteio da Ronda de Elite em caso de liderança do grupo nesta Ronda Principal.

tweet

Um objetivo semelhante persegue o Benfica, na Roménia, tendo também o favoritismo no plano teórico, e tendo como adversários os campeões nacionais da Ucrânia (em virtude de toda a situação neste país, e porque o líder da competição aquando da paragem se situava numa das regiões mais afetadas pela guerra, Kherson, o representante escolhido foi o Uragan Ivano-Frankivsk, segundo classificado) da Hungria (Haladas) e o anfitrião desta fase, o representante romeno United Galati. Curiosamente, na Ronda de Elite da temporada anterior os encarnados encontraram o Haladas e o Uragan, tendo vencido os dois encontros rumo à final four onde caíram perante o FC Barcelona na meia-final, já o Sporting tombou perante o mesmo adversário na final.

A caminhada portuguesa será iniciada esta semana, numa temporada que esperamos que acabe de maneira gloriosa para pelo menos uma das equipas portuguesas, já habituadas a fazer grandes campanhas nas competições europeias, nestes últimos anos de forma mais consistente e gloriosa o Sporting, mas o Benfica a temporada passada chegou aos quatro finalistas da competição e esteve perto de chegar à final, acabando por sucumbir após prolongamento com o clube catalão.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City: jogador abre a porta de saída e já tem interessado

James Trafford procura deixar o Manchester City no mercado de verão, de modo a somar mais minutos em 2026/27.

Sporting: os convocados para a partida frente ao FC Porto

O Sporting vai enfrentar o FC Porto na segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal, jogo que se realiza no Estádio do Dragão.

Real Madrid olha para o futuro e convoca herói da Youth League

O Real Madrid enfrenta o Deportivo Alavés na noite desta terça-feira. Javi Navarro integra os convocados dos merengues.

Benfica x Sporting vai ser disputado no Estádio da Luz

O jogo entre o Benfica e o Sporting, relativo à Primeira Liga de Futebol Feminino, vai ser disputado no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Franclim Carvalho impedido de inscrever jogadores por decisão disciplinar: Eis os detalhes

O Botafogo foi impedido de inscrever jogadores após uma decisão disciplinar relacionada com incumprimentos financeiros.

Robert Moreno relembra os tempos como treinador adjunto do Barcelona: «Chegar ao Barcelona com o melhor jogador da história foi um sonho»

Robert Moreno, antigo adjunto de Luís Enrique no Barcelona recordou os tempos em Barcelona e de como era fácil treinar a equipa.

Atenção, Sporting: Issa Doumbia desperta interesse de vários clubes da Premier League

Newcastle, Everton, Nottingham Forest e Crystal Palace juntaram-se ao Sporting na lista de clubes interessados no médio do Venezia, Issa Doumbia.