A caminhada europeia arranca esta semana | Futsal

    modalidades cabeçalho

    Nesta próxima semana as atenções dos adeptos de futsal em Portugal, nomeadamente de SL Benfica e Sporting CP, mas também dos fãs que apoiam a representação nacional nas competições Europeias viram-se para a estreia dos dois emblemas nacionais na edição 2022/23 da Liga dos Campeões de Futsal, na ronda principal.

    Antes de passar à analise dos adversários das águias e leões, devo dizer que o apuramento para a ronda seguinte, pelo menos para as nossas equipas, parece quase inevitável, porque cada grupo contém quatro equipas e dessas, três seguem para a ronda de Elite, mas a colocação no grupo conta e muito para a ronda de Elite, pois é em função dessa que se definem os cabeças de série na ronda que antecede a final a quatro.

    Começando por comentar a sorte do Sporting na competição, vemos que esta semana os comandados de Nuno Dias irão jogar na Croácia, contra o organizador desta fase Novo Vrijeme, campeão croata na época 2021/22, o segundo representante deste país Futsal Pula e finalista vencido na anterior edição do seu campeonato nacional, beneficiando da exclusão das equipas russas da competição para colocar dois representantes na prova e finalmente um representante do Cazaquistão, outro dos membros melhor classificados da UEFA e que portanto leva duas equipas a esta prova, calhando ao campeão português o vice cazaque na temporada passada. Nenhum dos três adversários se aproxima sequer do patamar competitivo atual do emblema leonino, pelo que é bem provável que o treinador Nuno Dias, como já nos habituou nestes últimos anos, não facilite em nada e garanta de forma natural a liderança do grupo, com a tal vantagem de ser cabeça de série no sorteio da Ronda de Elite em caso de liderança do grupo nesta Ronda Principal.

    tweet

    Um objetivo semelhante persegue o Benfica, na Roménia, tendo também o favoritismo no plano teórico, e tendo como adversários os campeões nacionais da Ucrânia (em virtude de toda a situação neste país, e porque o líder da competição aquando da paragem se situava numa das regiões mais afetadas pela guerra, Kherson, o representante escolhido foi o Uragan Ivano-Frankivsk, segundo classificado) da Hungria (Haladas) e o anfitrião desta fase, o representante romeno United Galati. Curiosamente, na Ronda de Elite da temporada anterior os encarnados encontraram o Haladas e o Uragan, tendo vencido os dois encontros rumo à final four onde caíram perante o FC Barcelona na meia-final, já o Sporting tombou perante o mesmo adversário na final.

    A caminhada portuguesa será iniciada esta semana, numa temporada que esperamos que acabe de maneira gloriosa para pelo menos uma das equipas portuguesas, já habituadas a fazer grandes campanhas nas competições europeias, nestes últimos anos de forma mais consistente e gloriosa o Sporting, mas o Benfica a temporada passada chegou aos quatro finalistas da competição e esteve perto de chegar à final, acabando por sucumbir após prolongamento com o clube catalão.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Eduardo Nunes
    Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
    Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.