Publicidade

A polémica instalada no futsal: Mação vs. Benavente vs. AFS

Redação BnR · 2 min

A polémica instalada no futsal: Mação vs. Benavente vs. AFS

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A semana desportiva abriu com um caso insólito do futsal português. A equipa de futsal do Mação Futebol Clube sagrou-se campeão do campeonato distrital de futsal após vitória frente ao Benavente Futsal Clube, ultrapassando a diferença de trinta e três golos em relação ao primeiro lugar que pertencia ao Vitória de Santarém.

A questão que se coloca é a seguinte: Onde entra a parte insólita?

Ora bem, de facto, existia uma diferença de trinta e três golos que o Mação tinha de anular para além do facto de ter de vencer a última jornada. As duas metas foram cumpridas, no entanto, a segunda meta acabou por ser cumprida através de uma goleada surpreendente por 60-0 num jogo em que a equipa adversária foi a jogo com apenas três jogadores. Este resultado foi mais que suficiente para que a equipa de Mação conseguisse alcançar o primeiro lugar e, consequentemente, o título distrital.

Face a esta situação, muitas questões se colocam. Primeiro que tudo, como é que foi possível dar início a um jogo tendo em conta que a equipa de Benavente apresentou-se ao jogo apenas com um guarda-redes e dois jogadores em campo. É sabido que, segundo as regras da modalidade, o obrigatório mínimo de jogadores é três jogadores. No entanto, é um facto que não se assistiu a um espetáculo de bola, mas sim assistiu-se a uma humilhação a uma equipa que não tinha condições para jogar.

De facto, a Associação de Futebol de Santarém chegou-se à frente muito rapidamente com um comunicado em que abriu um processo disciplinar aos factos que levaram a esta vitória do Mação sobre o Benavente. Aliás, tomou a decisão de não aceitar a vitória tanto da partida como do campeonato. Esta decisão implica que ainda não haja campeão distrital de Santarém.

Considero importante destacar que nada disto é culpa do Mação. Tenho de concordar com o treinador do Mação, José Ferreira, quando afirma que o clube está “a levar com as balas perdidas”. A responsabilidade está muito mais acima dos próprios jogadores e da equipa técnica. A AFS nunca deveria ter permitido a realização de um jogo em que havia uma clara vantagem por parte da equipa de Mação.

No fundo, era uma situação de evitar se uma decisão tivesse sido tomada antecipadamente.

Artigo redigido por Mariana Gomes

Redação BnR

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.