A polémica instalada no futsal: Mação vs. Benavente vs. AFS

- Advertisement -

A semana desportiva abriu com um caso insólito do futsal português. A equipa de futsal do Mação Futebol Clube sagrou-se campeão do campeonato distrital de futsal após vitória frente ao Benavente Futsal Clube, ultrapassando a diferença de trinta e três golos em relação ao primeiro lugar que pertencia ao Vitória de Santarém.

A questão que se coloca é a seguinte: Onde entra a parte insólita?

Ora bem, de facto, existia uma diferença de trinta e três golos que o Mação tinha de anular para além do facto de ter de vencer a última jornada. As duas metas foram cumpridas, no entanto, a segunda meta acabou por ser cumprida através de uma goleada surpreendente por 60-0 num jogo em que a equipa adversária foi a jogo com apenas três jogadores. Este resultado foi mais que suficiente para que a equipa de Mação conseguisse alcançar o primeiro lugar e, consequentemente, o título distrital.

Face a esta situação, muitas questões se colocam. Primeiro que tudo, como é que foi possível dar início a um jogo tendo em conta que a equipa de Benavente apresentou-se ao jogo apenas com um guarda-redes e dois jogadores em campo. É sabido que, segundo as regras da modalidade, o obrigatório mínimo de jogadores é três jogadores. No entanto, é um facto que não se assistiu a um espetáculo de bola, mas sim assistiu-se a uma humilhação a uma equipa que não tinha condições para jogar.

De facto, a Associação de Futebol de Santarém chegou-se à frente muito rapidamente com um comunicado em que abriu um processo disciplinar aos factos que levaram a esta vitória do Mação sobre o Benavente. Aliás, tomou a decisão de não aceitar a vitória tanto da partida como do campeonato. Esta decisão implica que ainda não haja campeão distrital de Santarém.

Considero importante destacar que nada disto é culpa do Mação. Tenho de concordar com o treinador do Mação, José Ferreira, quando afirma que o clube está “a levar com as balas perdidas”. A responsabilidade está muito mais acima dos próprios jogadores e da equipa técnica. A AFS nunca deveria ter permitido a realização de um jogo em que havia uma clara vantagem por parte da equipa de Mação.

No fundo, era uma situação de evitar se uma decisão tivesse sido tomada antecipadamente.

Artigo redigido por Mariana Gomes

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Roy Keane arrasa atitude de Bruno Fernandes e médio português responde: «Tento ganhar troféus, não prémios individuais»

Após Roy Keane descrever o recorde alcançado por Bruno Fernandes como «um circo», o médio português respondeu ao antigo capitão do Manchester United.

Playoff da Primeira Liga: eis os onzes oficiais de Torreense e Casa Pia para a primeira mão

O Torreense e o Casa Pia defrontam-se na primeira mão do playoff da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais.

Bola na Rede nomeado para os prémios SAPO na vertente de desporto

O Bola na Rede está nomeado para os prémios SAPO na categoria de Melhor Parceiro de Desporto. Os vencedores vão ser conhecidos no dia 29 de maio.

Sporting retoma treinos em Alcochete para preparar final da Taça de Portugal frente ao Torreense

O Sporting voltou a treinar na Academia de Alcochete para dar seguimento à preparação para a final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Suíça divulga os 26 convocados para o Mundial 2026 com ex-Benfica na lista

A Suíça divulgou os 26 convocados eleitos por Murat Yakin para o Mundial 2026. Zeki Amdouni foi chamado para a fase final da competição.

Aos 39 anos, a história continua: João Moutinho renova com o Braga até 2027

O Braga anunciou a renovação de contrato de João Moutinho por mais uma temporada. Médio português alinhou em 56 jogos em 2026/26.

Baixa de última hora: Troca na convocatória de adversário de Portugal no Mundial 2026

O RD Congo, adversário de Portugal na fase de grupos do Mundial 2026, foi forçado a substituir Rocky Bushiri na convocatória, devido a lesão.