ADCR Caxinas 3-2 SL Benfica: Sobre o controlo e a importância de não o perder

- Advertisement -

O SL Benfica marcou cedo, o que é sempre bom. Primeiro, porque coloca a equipa em vantagem e, segundo, porque permite ter o conforto necessário para tomar conta do encontro. As águias fizeram exatamente isso, com as devidas salvaguardas que o futsal nos exige quando queremos falar de “tomar conta do encontro”. A linha de baliza adversária nunca está a mais de 40 metros e um golo parece estar sempre a espreitar ali à esquina.

Ainda assim, dentro do que pode ser considerado o “controlo” da partida, o vice-campeão nacional esteve bem e conservou a posse de bola no seu 4-0 móvel (Jacaré castigado e Rocha lesionado deixaram Higor como o único pivô disponível, mas o brasileiro prestava-se, quando em campo, a um papel não circunscrito ao de pivô), que obrigava o ADCR Caxinas a trabalhar muito defensivamente.

As subidas de Gugiel, algo frequentes, forçavam os homens da casa a defender ainda mais e ainda melhor, por estarem perante um 5×4, e retirava ainda mais bola aos caxineiros. Todavia, a pouca bola que iam tendo era suficiente para a turma da casa procurar ferir o adversário. Faltou letalidade aos nortenhos para serem bem-sucedidos nesse desiderato. Assim foi no primeiro tempo. Não no segundo.

O SL Benfica controlado e controlador dos primeiros 20 minutos ficou nos balneários e a maior agressividade caxineira permitiu o crescimento na partida dos visitados. Para ajudar à perda do controlo sobre as incidências do encontro, as águias chegaram às quatro faltas nos primeiros quatro minutos e meio. As rédeas iam fugindo aos lisboetas, mas a diferença de qualidade, ainda assim, era e foi grande o suficiente para não permitir que as investidas do ADCR Caxinas escalassem.

O SL Benfica recuperou, aos poucos, o controlo emocional, estacionou nas quatro faltas e foi picando o ponto na baliza contrária, até alcançar o 2-0. O controlo que havia recuperado viria a voltar a perder, graças ao 5×4 bem trabalhado do ADCR Caxinas. O SL Benfica sem bola, sem controlo e com cinco faltas foi um SL Benfica desconfortável. O 2-2 foi uma inevitabilidade e o 3-2 (no 5×4 das águias) foi a penalização máxima – e merecida – de uma equipa que, de uma parte para a outra, perdeu o controlo de si mesma, do adversário e do marcador.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

O impacto das lesões no resto da temporada do FC Porto

O impacto das lesões começa a assumir contornos decisivos no Dragão e ameaça condicionar de forma séria o que resta da temporada do FC Porto.

UFC Fight Night: o Mau e o Fofinho

UFC Fight Night, 21 de fevereiro de 2026, 1h00: Antevisão: Sean Strickland e Anthony Hernandéz lutam pela chance de desafiar Chimaev.

A Batalha Eterna | Braga x Vitória SC

Continua a eterna batalha entre guerreiros e conquistadores, desta vez com palco na cidade de Braga. Pouco mais de um mês depois, joga-se novamente o domínio pela região do Minho, que marca vantagem tangencial para a equipa de Guimarães, após a vitória na final da Taça da Liga.

Teste exigente do leão na perseguição ao líder | Moreirense x Sporting

Não é muito habitual acontecer, mas nesta jornada Sporting e Benfica entram em campo ao mesmo tempo para disputarem a 23.ª jornada do campeonato.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA e revelou a sua versão sobre o que terá dito a Vinícius Júnior

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA. O avançado argentino revelou que chamou "maricón" a Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Tondela ganha na casa do Estrela da Amadora e volta aos triunfos na Primeira Liga

O Tondela vence fora de casa o Estrela da Amadora por 2-0 na jornada 23 da Primeira Liga e regressa aos triunfos.

Sporting: Há grande novidade na convocatória para o jogo frente ao Moreirense

Fotis Ioannidis está integrado na comitiva do Sporting e volta assim à convocatória. Leões enfrentam este sábado o Moreirense.