Análise à Taça da Liga 2022/2023 | Futsal

- Advertisement -

PROVA MASCULINA

Sem sombra de dúvidas, SL Benfica e Sporting CP são os principais favoritos à conquista do troféu. Todavia, ao contrário dos últimos anos, as equipas podem encontrar-se antes da final, dado que os leões terminaram a primeira volta do campeonato atrás do SC Braga. De recordar que, caso cheguem aos quartos de final, os dois primeiros estão isentos de se encontrarem, com os restantes embates a serem definidos por sorteio.

Falando nos três primeiros classificados no final da primeira volta, águias, guerreiros e leões na teoria não terão grandes dificuldades chegar a Gondomar e, presumivelmente, não sentirão dificuldades nos oitavos de final. GRC Dínamo Sanjoanense, CF “Os Belenenses” e GCR Nun’Álvares, respetivamente, não deverão conseguir ofuscar Benfica, SC Braga e Sporting.

A outra equipa apurada da II Divisão é o SCU Torreense. Apesar do favoritismo do Eléctrico FC, a tarefa em Torres Vedras não se prevê fácil, à semelhança do que acontecera na temporada passada, quando os torrienses militavam no principal escalão. Ainda assim, os primodivisionários devem seguir em frente.

Entrando nos confrontos entre equipas da Primeira Divisão, CRC Quinta dos Lombos e FC Azeméis enfrentam-se em Carcavelos. Apesar do conjunto forasteiro ter chegado às meias-finais na época passada, será uma surpresa se se repetir o mesmo registo e, até, se superarem o Quinta dos Lombos. A época não está a correr bem e o Azeméis perdeu as 11 jornadas realizadas na primeira volta. Em posição semelhante está o CR Candoso, que dificilmente superará a ADCR Caxinas em Vila do Conde, local onde, recentemente, a equipa da casa causou bastantes dificuldades ao Sporting. No campeonato, o Caxinas ganhou 2-0 e espera-se que volte a vencer os vimaranenses.

Os últimos dois duelos são aqueles teoricamente mais equilibrados e que colocam frente a frente as equipas que, para já, estão a lutar pelos últimos lugares no play-off. Em Oeiras, o CR Leões de Porto Salvo vai receber o Portimonense SC e, apesar do fator casa, a tarefa não se prevê fácil. As duas equipas vivem momentos diferentes, com os algarvios a estarem em melhor forma que a equipa de Porto Salvo. Ainda assim, o Portimonense nunca venceu nas seis partidas já realizadas.

Para o final fica o duelo mais interessante e expectante desta fase: SC Ferreira do Zêzere contra AD Fundão. Se recuássemos meio ano no tempo, o favoritismo cairia praticamente na totalidade para a equipa beirã, no entanto, o Fundão está a passar por um processo de renovação depois de ter perdido as principais figuras da temporada passada e o início de temporada foi pouco brilhante. Em sentido inverso está um conjunto ribatejano que tem feito história entre os grandes do futsal nacional, esteve no topo nas primeiras jornadas, liderou e, agora, está em lugar de play-off contra todas as previsões. A juntar a isso, a equipa de Rogério Serrador tem sido um osso duro de roer nas partidas disputadas em casa. É difícil de prever um vencedor, mas há uma certeza: que tiver o privilégio de assistir pode contar com um jogo espetacular.

A partir desta fase, será difícil de prever o que acontecerá em Gondomar e só o sorteio pode deixar no ar quem poderá chegar à final da Taça da Liga 2022/2023.

PROVA FEMININA

Ao contrário da competição masculina, a prova feminina mantém o seu formato intacto, partindo para a sua terceira edição com a habitual final-four. As meias-finais disputam-se na sexta-feira, dia 27 de janeiro, e a final está agendada para domingo, dia 29, antes da final masculina.

À semelhança das duas primeiras edições, prevê-se que SL Benfica (vencedor da primeira) e GCR Nun’Álvares (vencedor da época passada) voltem a dominar a competição. Pela frente, as águias vão encontrar a Novasemente GD nas meias-finais, equipa com a qual não perdem desde 2018 e somam vitórias nos últimos seis embates. Já as fafenses encontrarão o Sporting CP, que está muito longe do nível apresentado em outras temporadas. Os últimos sete jogos sorriram ao Nun’Álvares, não se perspetivando a vitória leonina.

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Percebemos as soluções que podíamos ter para anular o que o Samu provoca à linha defensiva»

Álvaro Pacheco analisou a vitória do Casa Pia sobre o FC Porto por 2-1. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mercado fechado: Clubes da Primeira Liga fizeram as últimas inscrições

A Liga Portugal anunciou as últimas inscrições feitas pelos clubes da Primeira e Segunda Liga no mercado de janeiro. Estes são os reforços confirmados até as 24h.

Benfica é o único clube invicto nas principais ligas europeias

Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica tornou-se a única equipa das principais ligas europeias sem derrotas no campeonato.

Jérémy Jacquet vai rumar ao Liverpool no próximo verão aa troco de 70 milhões de euros

Jéremy Jacquet tornou-se um dos defesas mais caros da história do futebol com a transferência de 70 milhões de euros do Rennes para o Liverpool.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Pacheco: «Para mim, o FC Porto é uma das equipas que melhor joga»

Álvaro Pacheco analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli: «O Rodrigo Mora poderia ter entrado, mas o Martim Fernandes saiu ao intervalo»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto tem baixa de peso confirmada para o Clássico contra o Sporting

O FC Porto perdeu com o Casa Pia em Rio Maior. William Gomes foi expulso e é baixa confirmada para o Clássico contra o Sporting.