📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Análise à Taça da Liga 2022/2023 | Futsal

- Advertisement -

PROVA MASCULINA

Sem sombra de dúvidas, SL Benfica e Sporting CP são os principais favoritos à conquista do troféu. Todavia, ao contrário dos últimos anos, as equipas podem encontrar-se antes da final, dado que os leões terminaram a primeira volta do campeonato atrás do SC Braga. De recordar que, caso cheguem aos quartos de final, os dois primeiros estão isentos de se encontrarem, com os restantes embates a serem definidos por sorteio.

Falando nos três primeiros classificados no final da primeira volta, águias, guerreiros e leões na teoria não terão grandes dificuldades chegar a Gondomar e, presumivelmente, não sentirão dificuldades nos oitavos de final. GRC Dínamo Sanjoanense, CF “Os Belenenses” e GCR Nun’Álvares, respetivamente, não deverão conseguir ofuscar Benfica, SC Braga e Sporting.

A outra equipa apurada da II Divisão é o SCU Torreense. Apesar do favoritismo do Eléctrico FC, a tarefa em Torres Vedras não se prevê fácil, à semelhança do que acontecera na temporada passada, quando os torrienses militavam no principal escalão. Ainda assim, os primodivisionários devem seguir em frente.

Entrando nos confrontos entre equipas da Primeira Divisão, CRC Quinta dos Lombos e FC Azeméis enfrentam-se em Carcavelos. Apesar do conjunto forasteiro ter chegado às meias-finais na época passada, será uma surpresa se se repetir o mesmo registo e, até, se superarem o Quinta dos Lombos. A época não está a correr bem e o Azeméis perdeu as 11 jornadas realizadas na primeira volta. Em posição semelhante está o CR Candoso, que dificilmente superará a ADCR Caxinas em Vila do Conde, local onde, recentemente, a equipa da casa causou bastantes dificuldades ao Sporting. No campeonato, o Caxinas ganhou 2-0 e espera-se que volte a vencer os vimaranenses.

Os últimos dois duelos são aqueles teoricamente mais equilibrados e que colocam frente a frente as equipas que, para já, estão a lutar pelos últimos lugares no play-off. Em Oeiras, o CR Leões de Porto Salvo vai receber o Portimonense SC e, apesar do fator casa, a tarefa não se prevê fácil. As duas equipas vivem momentos diferentes, com os algarvios a estarem em melhor forma que a equipa de Porto Salvo. Ainda assim, o Portimonense nunca venceu nas seis partidas já realizadas.

Para o final fica o duelo mais interessante e expectante desta fase: SC Ferreira do Zêzere contra AD Fundão. Se recuássemos meio ano no tempo, o favoritismo cairia praticamente na totalidade para a equipa beirã, no entanto, o Fundão está a passar por um processo de renovação depois de ter perdido as principais figuras da temporada passada e o início de temporada foi pouco brilhante. Em sentido inverso está um conjunto ribatejano que tem feito história entre os grandes do futsal nacional, esteve no topo nas primeiras jornadas, liderou e, agora, está em lugar de play-off contra todas as previsões. A juntar a isso, a equipa de Rogério Serrador tem sido um osso duro de roer nas partidas disputadas em casa. É difícil de prever um vencedor, mas há uma certeza: que tiver o privilégio de assistir pode contar com um jogo espetacular.

A partir desta fase, será difícil de prever o que acontecerá em Gondomar e só o sorteio pode deixar no ar quem poderá chegar à final da Taça da Liga 2022/2023.

PROVA FEMININA

Ao contrário da competição masculina, a prova feminina mantém o seu formato intacto, partindo para a sua terceira edição com a habitual final-four. As meias-finais disputam-se na sexta-feira, dia 27 de janeiro, e a final está agendada para domingo, dia 29, antes da final masculina.

À semelhança das duas primeiras edições, prevê-se que SL Benfica (vencedor da primeira) e GCR Nun’Álvares (vencedor da época passada) voltem a dominar a competição. Pela frente, as águias vão encontrar a Novasemente GD nas meias-finais, equipa com a qual não perdem desde 2018 e somam vitórias nos últimos seis embates. Já as fafenses encontrarão o Sporting CP, que está muito longe do nível apresentado em outras temporadas. Os últimos sete jogos sorriram ao Nun’Álvares, não se perspetivando a vitória leonina.

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Flamengo oferece 2 anos de contrato a Filipe Luís, mas ainda há divergências: eis o ponto de situação

O Flamengo e Filipe Luís estão em negociações para uma renovação de contrato. Eis o ponto de situação.

Ex-Benfica Vlachodimos e os primeiros tempos no Sevilha: «Sinto-me bem por ser importante para a equipa»

Odysseas Vlachodimos falou sobre os primeiros tempos no Sevilha e o futuro. Guarda-redes está emprestado pelo Newcastle.

Bruno Fernandes numa lista de peso: Manchester United de Ruben Amorim com baixas importantes para o jogo do Boxing Day frente ao Newcastle

O Manchester United de Ruben Amorim tem várias baixas confirmadas para o jogo do Boxing Day, frente ao Newcastle. Bruno Fernandes é a ausência mais notada.

Benfica quer segurar jovem e subir a cláusula de rescisão para os 80 milhões de euros

O Benfica pretende renovar contrato de José Neto e aumentar a cláusula de rescisão. Passar de 30 para 80 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim mais perto de perder avançado do Manchester United para a Serie A

O negócio entre o Manchester United e a AS Roma por Joshua Zirkzee está a avançar. O internacional neerlandês deve ser emprestado ao clube italiano já em janeiro.

Sporting prioriza agora 2 renovações: eis quem se segue

O Sporting quer renovar os contratos de Francisco Trincão e de Maxi Araújo. Leões têm trabalhado em vários dossiês.

Gonçalo Feio elogiado por defesa da AS Roma: «Conhecimento tático é incomparável»

Gonçalo Feio foi muito elogiado por um dos seus antigos jogadores. Jan Ziólkowski falou da experiência com o treinador português no Légia Varsóvia.