Antevisão Europeu de Futsal: Portugal em busca do tri

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O Campeonato da Europa de Futsal está prestes a arrancar e Portugal procura um título inédito. A 13.ª edição do Europeu decorre entre os dias 21 de janeiro e 7 de fevereiro, em três países: Letónia, Lituánia e Eslovénia. De relembrar que a Lituánia e Eslovénia foram palcos de duas grandes conquistas lusas: o Mundial de 2021 e o Europeu de 2018, respetivamente.

O sorteio para a fase final do torneio contou com a participação de Ricardinho. Contudo, o seis vezes melhor do mundo não deu muita sorte a Portugal, que terá uma tarefa dura logo na fase de grupos. A equipa das quinas estava inserida no pote 1, evitando assim as maiores potências europeias, mas acabou sorteada no Grupo D com a bicampeã europeia Itália, a equipa mais cotada do pote 3, a Polónia e, por fim, a Hungria.

Jorge Braz leva 14 jogadores para conquistar o terceiro título europeu consecutivo, sendo o maior destaque são as ausências de Zicky Té, que continua lesionado, e do veterano João Matos, que não esteve presente nos últimos estágios da seleção. Nota ainda para as estreias de Bernardo Paçó, Diogo Santos e Rúben Góis em fases finais de grandes competições. Portugal vai disputar a fase de grupos na capital eslovena, Ljubljana.

O primeiro jogo da seleção nacional é no sábado, precisamente contra a equipa mais forte do grupo, a Itália. A Squadra Azzurra venceu esta competição por duas ocasiões, em 2003 e 2014. Na qualificação para o Europeu, os italianos terminaram em segundo lugar, atrás da Bielorrússia. Ainda assim, garantiram o apuramento através do play-off, onde afastaram nada mais nada menos do que os campeões do mundo, o Cazaquistão, num agregado de 5-4. Por isso, a turma de Jorge Braz está bem avisada dos perigos que os italianos podem causar.

A Itália é uma das seleções mais experientes do Europeu e quer limpar a sua imagem deixada na edição passada, onde terminou no último lugar do grupo. Alex Merlim, nome bastante conhecido do futsal português, é uma das estrelas desta seleção, e ao seu lado estão outros veteranos como Stefano Mammarela, Gabriel Lima, Murilo Ferreira e Rodolfo Fortino. Apesar da experiência, a maioria dos transalpinos vai estrear-se em fases finais, não estando habituados a este tipo de pressão, pode ser uma vantagem para Portugal.

Na terça-feira, um jogo inédito entre Portugal e Hungria, que nunca se defrontaram a nível oficial. Sendo a equipa com o ranking mais baixo do grupo e a contar com uma vitória frente à Itália, Portugal terá boas hipóteses de carimbar a passagem à fase seguinte da competição. Tal como a Itália, a Hungria garantiu a sua presença pela via dos play-offs, ao afastar a Roménia, num agregado de 5-4.

O último jogo da fase de grupos será contra a Polónia, no dia 29. Os polacos chegam moralizados e podem revelar-se um obstáculo inesperado. Na qualificação, ficaram em primeiro lugar do grupo, com apenas uma derrota, e podem ser umas das seleções a causar grandes surpresas neste Europeu. Frente a Portugal, o melhor resultado alcançado foi um empate, em 2021, a contar para a qualificação do Campeonato de Europa 2022.

Passar em primeiro neste grupo pode ser decisivo para a reconquista do troféu, uma vez que, no Grupo C, está uma das principais candidatas ao título, a Espanha. Nuestros Hermanos partilham o grupo com a Eslovénia, Bielorrússia e Bélgica. É um grupo muito equilibrado, sendo os bielorrussos umas das equipas a ter debaixo de olho, devido ao excelente desempenho na fase de qualificação.

Nos últimos anos, tem sido a Península Ibérica a dominar a Europa, mas não devemos descartar as outras seleções, que têm apostado fortemente na modalidade. Uma delas é a Ucrânia, a melhor equipa europeia no Mundial de 2024. Inserida num grupo com Lituânia, Arménia e Chéquia, é possível sonhar com as fases mais adiantadas do torneio. Mesmo sem o melhor jovem do mundo em 2024, Rostyslav Semenchenko, a formação ucraniana já mostrou que é capaz de bater-se com qualquer seleção.

A França também poderá ter uma palavra a dizer. O forte investimento ao nível dos clubes e da formação levo-a ao quarto lugar no Mundial, e esperam fazer melhor neste Europeu. São os favoritos do Grupo A, onde defrontam Letónia, Croácia e Geórgia. O maior destaque da seleção gaulesa é o ala do Barcelona, Mamadou Touré, que promete ser uma dor de cabeça para os adversários.

Este Europeu promete ser muito competitivo, e é isso que todos desejamos. As próximas semanas prometem estar recheadas de jogos de elevada qualidade e, certamente, algumas surpresas. Novas seleções procuram entrar na história do futsal, enquanto outras querem continuar a afirmar o seu domínio na modalidade.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus volta a marcar contra o Benfica, cerca de 10 minutos depois

O Benfica está a perder contra a Juventus por 2-0 na Champions League. Weston McKennie aumentou a vantagem dos bianconeri.

Benfica sofre golo e está a perder contra a Juventus na Champions League

O Benfica está a perder com a Juventus por 1-0 na Champions League. Khéphren Thuram marcou o primeiro golo da partida.

Francesco Farioli e o confronto entre defesas pouco batidas: «Passamos horas a analisar e corrigir coisas erradas»

Francesco Farioli fez a antevisão do Viktoria Plzen x FC Porto. Dragões estão posicionados no top-8 da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli ainda não quer pensar em vencer a Europa League: «A jornada é longa e estamos longe de Istambul»

Francesco Farioli fez a antevisão do Viktoria Plzen x FC Porto. Dragões estão posicionados no top-8 da Europa League.

Francesco Farioli confessa mais dificuldades em analisar o Viktoria Plzen e elogia: «O relvado está numa ótima condição tendo em conta a temperatura»

Francesco Farioli fez a antevisão do Viktoria Plzen x FC Porto. Dragões estão posicionados no top-8 da Europa League.

5 pontos negativos dos NY Jets em 2025

Por muito que se tente encontrar razões para se...