Certificação de Entidades Formadoras: 11 equipas em risco

A liga portuguesa de futsal, agora com um novo naming a partir da época 2019/20, poderá sofrer grandes alterações a partir da temporada 2020/21, com a obrigatoriedade da Certificação de Entidades Formadoras, algo que apenas três das atuais 14 equipas do escalão máximo têm atualmente.

Ainda não é preocupante, pois os clubes em questão têm toda esta época para regularizar a sua situação, de acordo com os padrões exigidos pela Federação Portuguesa de Futebol, mas é um claro sinal de alerta para os clubes que ainda não cumprem.

Não só no Futsal essa regra passará a ser aplicada, mas também no futebol de 11. O objetivo consiste em melhorar a qualidade e a quantidade na formação de jovens jogadores, algo que tem vindo a melhorar gradualmente nestes últimos anos. A prova indesmentível são os títulos na formação em ambos os desportos (para dar um exemplo concreto, no futebol de 11 Portugal é o campeão europeu de sub 19 em título e vai disputar a final no sábado, com a Espanha e no futsal somos os campeões em título dos Jogos Olímpicos da Juventude na vertente feminina).
SL Benfica e SC Braga entre os 11 clubes que arriscam a despromoção em 2020/21
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

São 11 clubes “incumpridores” e entre eles está um dos maiores clubes nacionais: o SL Benfica. Os outros dez são o SC Braga, o Belenenses, a AD Fundão, o MODICUS, o Elétrico FC, o Futsal Azeméis, a CRC Quinta dos Lombos, a CCRD Burinhosa e os clubes que subiram na temporada finda o mês passado, o Portimonense SC e o CR Candoso.

O plano da Federação é alargar a obrigatoriedade da Certificação de Entidades Formadoras para o escalão abaixo em 2021/22, ou seja, também a segunda divisão passará a ser abrangida por esta regra. Portanto, se estivéssemos prestes a iniciar a temporada 2020/21, apenas o Sporting CP, o Viseu 2001 e os CR Leões de Porto Salvo estariam aptos a disputar a Liga, sendo os outros 11 emblemas automaticamente despromovidos.

Na minha opinião, não é com este tipo de leis que se melhorará a formação e o nível do futsal, em concreto. Alguns apoios monetários para os clubes que tenham maiores dificuldades e pouco investimento em academias de formação e em pessoal especializado seriam mais bem-vindos. Mas esta é uma questão ainda não muito clara e que nos próximos dias irá conhecer mais pormenores e avanços. Qual a vossa opinião sobre este tema?

Foto de Capa: FPF

artigo revisto por: Ana Ferreira

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Rúben Amorim dispensa avançado dos trabalhos de pré-época

O Manchester United de Ruben Amorim optou por não incluir Alejandro Garnacho no início dos trabalhos de pré-época.

Antigo internacional francês recorda tempos com Cristiano Ronaldo na Juventus: «Achei que ele era maluco»

Blaise Matuidi recordou um episódio de Cristiano Ronaldo nos tempos da Juventus. O francês ficou surpreendido com o avançado português.

Viktor Gyokeres imagina jogar na Premier League: «Seria uma grande vingança»

Viktor Gyokeres pode deixar Sporting e rumar ao Arsenal neste mercado de verão. Avançado sueco fala sobre jogar na Premier League.

Benfica: Já é conhecida a cláusula de rescisão de Rafael Obrador

Rafael Obrador é o mais recente reforço do Benfica. Lateral-esquerdo fica com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim não quer Álvaro Carreras e lateral segue para o Real Madrid

O Manchester United de Ruben Amorim não quis ativar a cláusula de recompra de Álvaro Carreras. Lateral ruma ao Real Madrid.

Benfica pode chegar aos 25 milhões de euros por João Félix

O Benfica está determinado a contratar João Félix para a próxima temporada. Águias podem chegar aos 25 milhões de euros.

Boas notícias para José Mourinho: lateral escolhe o Fenerbahçe em vez do AC Milan e já prepara viagem para a Turquia

O Fenerbahçe garantiu a contratação de Archie Brown. O lateral-esquerdo inglês era também pretendido pelo AC Milan.