Certificação de Entidades Formadoras: 11 equipas em risco

- Advertisement -

A liga portuguesa de futsal, agora com um novo naming a partir da época 2019/20, poderá sofrer grandes alterações a partir da temporada 2020/21, com a obrigatoriedade da Certificação de Entidades Formadoras, algo que apenas três das atuais 14 equipas do escalão máximo têm atualmente.

Ainda não é preocupante, pois os clubes em questão têm toda esta época para regularizar a sua situação, de acordo com os padrões exigidos pela Federação Portuguesa de Futebol, mas é um claro sinal de alerta para os clubes que ainda não cumprem.

Não só no Futsal essa regra passará a ser aplicada, mas também no futebol de 11. O objetivo consiste em melhorar a qualidade e a quantidade na formação de jovens jogadores, algo que tem vindo a melhorar gradualmente nestes últimos anos. A prova indesmentível são os títulos na formação em ambos os desportos (para dar um exemplo concreto, no futebol de 11 Portugal é o campeão europeu de sub 19 em título e vai disputar a final no sábado, com a Espanha e no futsal somos os campeões em título dos Jogos Olímpicos da Juventude na vertente feminina).
SL Benfica e SC Braga entre os 11 clubes que arriscam a despromoção em 2020/21
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

São 11 clubes “incumpridores” e entre eles está um dos maiores clubes nacionais: o SL Benfica. Os outros dez são o SC Braga, o Belenenses, a AD Fundão, o MODICUS, o Elétrico FC, o Futsal Azeméis, a CRC Quinta dos Lombos, a CCRD Burinhosa e os clubes que subiram na temporada finda o mês passado, o Portimonense SC e o CR Candoso.

O plano da Federação é alargar a obrigatoriedade da Certificação de Entidades Formadoras para o escalão abaixo em 2021/22, ou seja, também a segunda divisão passará a ser abrangida por esta regra. Portanto, se estivéssemos prestes a iniciar a temporada 2020/21, apenas o Sporting CP, o Viseu 2001 e os CR Leões de Porto Salvo estariam aptos a disputar a Liga, sendo os outros 11 emblemas automaticamente despromovidos.

Na minha opinião, não é com este tipo de leis que se melhorará a formação e o nível do futsal, em concreto. Alguns apoios monetários para os clubes que tenham maiores dificuldades e pouco investimento em academias de formação e em pessoal especializado seriam mais bem-vindos. Mas esta é uma questão ainda não muito clara e que nos próximos dias irá conhecer mais pormenores e avanços. Qual a vossa opinião sobre este tema?

Foto de Capa: FPF

artigo revisto por: Ana Ferreira

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva e a frustração do empate com o Académico de Viseu: «Não andamos aqui para ter vitórias morais, não faz parte do ADN»

Marco Silva fez a antevisão ao jogo entre Benfica e Hearts, relativo à segunda mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Negócio fechado: internacional Sub-21 por Portugal reforça o Estrasburgo por 7 milhões de euros

Fábio Baldé vai ser reforço do Estrasburgo neste mercado de transferências, deixando em definitivo o Hamburgo.

Lazio já esqueceu Franjo Ivanovic: italianos querem nome sonante que chegou a ser associado ao Benfica

A Lazio prepara-se para avançar para a contratação de Mauro Icardi, avançado que terminou contrato com o Galatasaray.

Marco Silva antevê Hearts x Benfica na Europa League: «Há jogadores que ainda têm que se adaptar àquilo que nós pretendemos»

Marco Silva realiza, a partir das 19h45, a conferência de imprensa de antevisão à 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Europa League, entre Benfica e Hearts.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica quer defesa central inglês: histórico não traz memórias positivas aos adeptos encarnados

Tosin Adarabioyo e Taylor Harwood-Bellis têm sido associados ao Benfica nos últimos dias do mercado de transferências.

Real Bétis perde a corrida por Franjo Ivanovic e prepara-se para embate com FC Porto por ponta de lança

O Real Bétis está interessado em garantir a contratação de Santiago Giménez, avançado que tem sido associado ao FC Porto.

Romelu Lukaku reforça o Fenerbahçe

Romelu Lukaku foi anunciado no Fenerbahçe. O ponta-lança chega do Nápoles por um valor avaliado em nove milhões de euros.