De Viseu para as quadras nacionais

- Advertisement -

Na cidade de Viriato nasceu, em 2002, aquele que viria a ser um dos clubes mais importantes e ecléticos do distrito. Na sua génese, teve o Futsal como modalidade principal, mas, com o tempo, o dito clube abriu espaço para modalidades como o atletismo, o futebol, o rugby, o ténis e o ciclismo. Atualmente, o clube tem estado em destaque no futsal português e tem cumprido o seu lema à risca, “Honrar Viseu”. Falamos, claramente, do Viseu 2001.

Já tinha dado nas vistas na Taça de Portugal de 2016 ao chegar à meia-final – um feito histórico no clube -, perdendo somente contra o CCRD Burinhosa nos penaltis. Com amostras dadas na Taça, era tempo de mostrar o potencial da equipa no campeonato e subir à primeira liga. No ano seguinte, ao comando de Paulo Fernandes, treinador com um palmarés riquíssimo em Portugal, o Viseu 2001 tornou-se praticamente imbatível e perdeu somente duas vezes, com um total de 34 jogos disputados na temporada. A este registo incrível juntou o troféu de campeão da segunda liga e, consequente, a subida à Liga Sport Zone.

Apesar de ter sofrido algumas saídas de jogadores, o plantel do Viseu 2001 da época 2018/19 é muito semelhante ao da época transata. É um plantel muito jovem, que está a mostrar a qualidade que tem nas quadras do principal escalão da modalidade. O jogador mais influente desta equipa é o suíço Eduardo Santos, mais conhecido por “Russo” no mundo do futsal. O atleta suíço leva já dez golos nesta temporada, sendo o segundo melhor marcador da Liga Sport Zone e tendo feito cinco assistências em apenas nove jogos.

O Viseu 2001 tem uma história recente que serve de inspiração a todos os clubes das divisões mais baixas do futsal português.
Fonte: Viseu 2001

O Viseu 2001 tem feito um início de liga muito interessante. Está atualmente no 8º lugar com 13 pontos e, faltando apenas três jogos para o fim da primeira volta, ainda luta por um lugar na Taça da Liga. É um arranque excelente para um recente primodivisionário, visto que, no ano passado, os clubes que subiram de divisão (GD Fabril e CD Aves) ocupavam a penúltima (13º lugar) e última posição (14º lugar), respetivamente.

O clube vindo da cidade de Viriato já mostrou aquilo de que é feito e continua a espalhar magia e a causar surpresa nas quadras nacionais. Cumpre sempre o seu principal objetivo: o de honrar o distrito e a sua gente.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Viseu 2001

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Regresso aos treinos: Sporting já olha para o Estrela da Amadora

O Sporting regressou esta quarta-feira aos treinos após a derrota frente ao Arsenal. Plantel leonino terá nova sessão na quinta-feira.

Podcast À Prova de Bola #22 – Campeonato ao rubro

O À Prova de Bola desta semana centra-se na reaproximação do Sporting na luta pelo título. Em análise estão o empate do FC Porto frente ao Famalicão, a vitória do Sporting em casa diante do Santa Clara e o impacto destes resultados no que resta do campeonato. Pode o Benfica afirmar-se como terceiro candidato nesta disputa?

FC Porto: Novidade importante no último treino antes da receção ao Nottingham Forest

O FC Porto prepara receção ao Nottingham Forest para a Europa League. Rodrigo Mora é a grande novidade do último treino.

Benfica: Quando mais de 100 milhões não trazem fome de vencer

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

PUB

Mais Artigos Populares

Polémica no Real Bétis: Jogador afastado por suposto namoro com a filha do diretor do clube

Nelson Deossa, médio do Real Bétis não soma qualquer minuto nos últimos quatro jogos oficiais e os rumores apontam que este afastamento aconteceu devido a um romance do jogador com Daniela Sánchez, filha de Joaquín.

Francesco Farioli elogia Vítor Pereira: «Teve um papel especial aqui, escreveu várias páginas, mas vem cá para dar o seu máximo»

Francesco Farioli realizou a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nottingham Forest, relativo à Europa League.

Seko Fofana: «Há pessoas que estão a descobrir o Seko Fofana»

Seko Fofana realizou a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nottingham Forest, partida relativa à Europa League.