📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

De Viseu para as quadras nacionais

- Advertisement -

Na cidade de Viriato nasceu, em 2002, aquele que viria a ser um dos clubes mais importantes e ecléticos do distrito. Na sua génese, teve o Futsal como modalidade principal, mas, com o tempo, o dito clube abriu espaço para modalidades como o atletismo, o futebol, o rugby, o ténis e o ciclismo. Atualmente, o clube tem estado em destaque no futsal português e tem cumprido o seu lema à risca, “Honrar Viseu”. Falamos, claramente, do Viseu 2001.

Já tinha dado nas vistas na Taça de Portugal de 2016 ao chegar à meia-final – um feito histórico no clube -, perdendo somente contra o CCRD Burinhosa nos penaltis. Com amostras dadas na Taça, era tempo de mostrar o potencial da equipa no campeonato e subir à primeira liga. No ano seguinte, ao comando de Paulo Fernandes, treinador com um palmarés riquíssimo em Portugal, o Viseu 2001 tornou-se praticamente imbatível e perdeu somente duas vezes, com um total de 34 jogos disputados na temporada. A este registo incrível juntou o troféu de campeão da segunda liga e, consequente, a subida à Liga Sport Zone.

Apesar de ter sofrido algumas saídas de jogadores, o plantel do Viseu 2001 da época 2018/19 é muito semelhante ao da época transata. É um plantel muito jovem, que está a mostrar a qualidade que tem nas quadras do principal escalão da modalidade. O jogador mais influente desta equipa é o suíço Eduardo Santos, mais conhecido por “Russo” no mundo do futsal. O atleta suíço leva já dez golos nesta temporada, sendo o segundo melhor marcador da Liga Sport Zone e tendo feito cinco assistências em apenas nove jogos.

O Viseu 2001 tem uma história recente que serve de inspiração a todos os clubes das divisões mais baixas do futsal português.
Fonte: Viseu 2001

O Viseu 2001 tem feito um início de liga muito interessante. Está atualmente no 8º lugar com 13 pontos e, faltando apenas três jogos para o fim da primeira volta, ainda luta por um lugar na Taça da Liga. É um arranque excelente para um recente primodivisionário, visto que, no ano passado, os clubes que subiram de divisão (GD Fabril e CD Aves) ocupavam a penúltima (13º lugar) e última posição (14º lugar), respetivamente.

O clube vindo da cidade de Viriato já mostrou aquilo de que é feito e continua a espalhar magia e a causar surpresa nas quadras nacionais. Cumpre sempre o seu principal objetivo: o de honrar o distrito e a sua gente.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Viseu 2001

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.