Depois das provas nacionais… vem o Europeu!

cab futsal

Antes de iniciar a minha análise ao Europeu de seleções, a disputar na cidade de Belgrado, capital da Sérvia, quero aproveitar para pedir desculpa a alguns leitores que estranhem o facto de eu me estar sempre a referir a esta competição, mas neste momento parece-me oportuno abordar de novo o torneio pois a nossa equipa nacional já se encontra em estágio na cidade de Rio Maior até ao final deste mês, de onde parte para os Balcãs para disputar o campeonato da Europa de 2 a 13 de Fevereiro, tendo na fase prévia como adversários a equipa da casa e também a Eslovénia.

O estágio em terras ribatejanas inclui três jogos particulares, diante do Qatar (já no próximo dia 22) e Eslováquia (27 e 28 deste mês). A escolha dos adversários foi bastante bem pensada por parte da federação, do meu ponto de vista, pois permite que jogos amigáveis, que na prática só servem para preparar a competição que se segue, contra seleções de alguma valia a nível continental (respetivamente, Europa e Ásia) e mesmo mundial, de classe média-alta, possam dar algum ritmo aos jogadores nacionais, para que se possam desde já habituar ao nível de exigência que os irá esperar quando começarem os jogos a “doer”.

Para finalizar, convém aproveitarmos o Europeu para ver futsal de qualidade, pois o campeonato agora só volta em meados de Fevereiro, após o término da competição que vai coroar o grande vencedor do Velho Continente. Numa primeira fase de grupos, a seleção irá defrontar duas equipas balcânicas, o organizador do torneio (Sérvia) e também o equilibrado e forte coletivo da Eslovénia, assumindo-se nos últimos anos como um valor emergente ao nível europeu, tendo como melhor prestação o apuramento para os quartos-de-final no Euro 2014, caindo apenas aos pés da poderosa Espanha.

Rio Maior acolhe os trabalhos de preparação para o Euroepu Fonte: FPF
Rio Maior acolhe os trabalhos de preparação para o Euroepu
Fonte: FPF

É de referir também que nunca, até aos dias de hoje, se apurou para a fase final de um campeonato do mundo, estando apurada para os playoffs na posição de não cabeça-de-série, em virtude do 2.º lugar no seu grupo prévio. E sobre a formação sérvia não é preciso falar muito, sabendo que nestas competições a formação organizadora ganha ainda mais motivação e consequentemente torna-se um obstáculo ainda mais difícil de superar.

Mesmo assim, em termos de resultados recentes, prova que vai ser o adversário mais complicado em teoria, pois é já um habitué em Europeus (cinco presenças em dez possíveis, três delas consecutivas) e conseguiu em 2012 a sua primeira presença em Campeonatos do Mundo, passando a fase de grupos em 1.º lugar e só caindo aos pés da Argentina. É, por isto, um grupo bastante complicado, mas, se Portugal jogar ao nível a que nos habituou nestes últimos anos irá, com maior ou menor dificuldade, avançar até à fase a eliminar.

Foto de capa: futsalglobal.com

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica tem rival da Premier League pela contratação de Mohamed Amoura

O Benfica tem concorrência da Premier League para a contratação de Mohamed Amoura. O Wolverhampton está na corrida pelo jogador que deve continuar pelo clube alemão.

Roger Schmidt na lista de 8 treinadores apontados pela imprensa turca ao lugar de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe está a começar a pensar na sucessão de José Mourinho. Já há vários nomes a ser apontados ao lugar, incluindo Roger Schmidt, antigo treinador do Benfica.

Já é conhecido o valor total da indemnização que José Mourinho receberá do Fenerbahçe

José Mourinho vai receber cerca de 15 milhões de euros após a saída do Fenerbahçe. Valor é maior do que o noticiado anteriormente. José Mourinho deixa o Fenerbahçe após uma temporada e uns pozinhos.

Benfica ainda vai reforçar mais 2 posições até ao final do mercado

O Benfica continua a querer reforçar o plantel. Depois de Georgiy Sudakov, águias procuram mais dois jogadores no mercado, um extremo para cada lado do campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Florian Grillitsch oficializado como reforço do Braga após rescindir com o Hoffenheim

Florian Grillitsch foi oficializado como novo reforço do Braga. Médio internacional austríaco assina a custo zero depois de rescindir contrato com o Hoffenheim.

Ruben Amorim: «Vou dizer que às vezes odeio os meus jogadores, às vezes adoro os meus jogadores, às vezes quero defender os meus jogadores»

Ruben Amorim já realizou a antevisão do duelo entre o Manchester United e o Burnely. Red devils em tempos conturbados após derrota na Taça da Liga Inglesa.

Ruben Amorim: «Às vezes quero desistir, outras vezes quero estar aqui durante 20 anos»

Ruben Amorim já realizou a antevisão do duelo entre o Manchester United e o Burnely. Red devils em tempos conturbados após derrota na Taça da Liga Inglesa.