Depois das provas nacionais… vem o Europeu!

    cab futsal

    Antes de iniciar a minha análise ao Europeu de seleções, a disputar na cidade de Belgrado, capital da Sérvia, quero aproveitar para pedir desculpa a alguns leitores que estranhem o facto de eu me estar sempre a referir a esta competição, mas neste momento parece-me oportuno abordar de novo o torneio pois a nossa equipa nacional já se encontra em estágio na cidade de Rio Maior até ao final deste mês, de onde parte para os Balcãs para disputar o campeonato da Europa de 2 a 13 de Fevereiro, tendo na fase prévia como adversários a equipa da casa e também a Eslovénia.

    O estágio em terras ribatejanas inclui três jogos particulares, diante do Qatar (já no próximo dia 22) e Eslováquia (27 e 28 deste mês). A escolha dos adversários foi bastante bem pensada por parte da federação, do meu ponto de vista, pois permite que jogos amigáveis, que na prática só servem para preparar a competição que se segue, contra seleções de alguma valia a nível continental (respetivamente, Europa e Ásia) e mesmo mundial, de classe média-alta, possam dar algum ritmo aos jogadores nacionais, para que se possam desde já habituar ao nível de exigência que os irá esperar quando começarem os jogos a “doer”.

    Para finalizar, convém aproveitarmos o Europeu para ver futsal de qualidade, pois o campeonato agora só volta em meados de Fevereiro, após o término da competição que vai coroar o grande vencedor do Velho Continente. Numa primeira fase de grupos, a seleção irá defrontar duas equipas balcânicas, o organizador do torneio (Sérvia) e também o equilibrado e forte coletivo da Eslovénia, assumindo-se nos últimos anos como um valor emergente ao nível europeu, tendo como melhor prestação o apuramento para os quartos-de-final no Euro 2014, caindo apenas aos pés da poderosa Espanha.

    Rio Maior acolhe os trabalhos de preparação para o Euroepu Fonte: FPF
    Rio Maior acolhe os trabalhos de preparação para o Euroepu
    Fonte: FPF

    É de referir também que nunca, até aos dias de hoje, se apurou para a fase final de um campeonato do mundo, estando apurada para os playoffs na posição de não cabeça-de-série, em virtude do 2.º lugar no seu grupo prévio. E sobre a formação sérvia não é preciso falar muito, sabendo que nestas competições a formação organizadora ganha ainda mais motivação e consequentemente torna-se um obstáculo ainda mais difícil de superar.

    Mesmo assim, em termos de resultados recentes, prova que vai ser o adversário mais complicado em teoria, pois é já um habitué em Europeus (cinco presenças em dez possíveis, três delas consecutivas) e conseguiu em 2012 a sua primeira presença em Campeonatos do Mundo, passando a fase de grupos em 1.º lugar e só caindo aos pés da Argentina. É, por isto, um grupo bastante complicado, mas, se Portugal jogar ao nível a que nos habituou nestes últimos anos irá, com maior ou menor dificuldade, avançar até à fase a eliminar.

    Foto de capa: futsalglobal.com

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Eduardo Nunes
    Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
    Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.