Espanha recupera o domínio europeu

- Advertisement -

cab futsal

O Euro 2016 terminou hoje em Belgrado e coroou um novo campeão, depois da vitória da Itália em 2014. Ao longo destes últimos 11 dias vimos um total de 12 equipas a lutar com as suas armas para tentar levar o troféu de campeão para casa, e no final apenas sobraram duas equipas para disputar o cetro, após ultrapassarem todos os seus obstáculos até à grande final: Espanha e Rússia, sendo de salientar que a equipa do Cazaquistão se tornou o primeiro estreante da história a garantir uma medalha, ao levar de vencida a turma da casa, a Sérvia, por 5-2, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares.

A grande surpresa pela positiva desta competição é obviamente a equipa leste-europeia do Cazaquistão, que demonstrou todo o seu potencial ao surpreender a Itália, nos quartos-de-final, e levou para casa a medalha de bronze, apoiada no talento dos jogadores brasileiros naturalizados cazaques, que formam a espinha dorsal da equipa desta nação.

As grandes desilusões acabam por ser a formação transalpina, a par da seleção de Portugal, pois, se por um lado a campeã em título caiu aos pés da grande surpresa da competição, nós não conseguimos impor a nossa qualidade como uma das grandes potências continentais e ficámos atrás da Sérvia na fase de grupos, apanhando logo a Espanha nos quartos-de-final.

O espanhol Miguelin foi um dos melhores marcadores do torneio Fonte: UEFA
O espanhol Miguelin foi um dos melhores marcadores do torneio
Fonte: UEFA

Na grande final, que decorreu durante o dia de hoje, a Espanha impôs-se com facilidade diante de uma equipa russa desfalcada pelo castigo aplicado a Eder Lima, resultante da expulsão na meia-final, por claros 7-3, num jogo sem grande história e onde a Espanha pareceu sempre mais forte do que o coletivo russo.

É de realçar também que os jogadores espanhóis Mário Rivillos e Miguelin dividiram a Bota de Ouro relativamente ao melhor marcador, ao somarem seis golos e quatro assistências, seguidos pelo seu compatriota Alex, que também marcou seis golos mas só somou duas assistências, levando assim a Bota de Prata, e pelo sobejamente conhecido Ricardinho, que marcou os mesmos golos mas não somou qualquer assistência e leva por isso a Bota de Bronze, merecendo destaque redobrado pois conseguiu este feito em apenas três jogos.

Com esta conquista, a Espanha eleva para sete as vitórias em campeonatos europeus e reconquista um troféu que havia sido conquistado pela última vez em 2012.

Foto de Capa: UEFA

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Futsal: Sporting recebe Benfica no aquecimento para o embate europeu

A 16.ª jornada da I Divisão de Futsal traz consigo um dérbi que, tal como todos os dérbis, vale muito mais do que três pontos. Sporting e Benfica defrontam-se no Pavilhão João Rocha.

Estrela da Amadora emite comunicado oficial sobre transferência de André Luiz e revela que vai recorrer ao TAD

Esta quinta-feira, o Estrela da Amadora reagiu às declarações de Evangelis Marinakis, descrevendo uma «situação que suscita legítimas preocupações».

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.

PUB

Mais Artigos Populares

Pauleta estreia-se na convocatória da Seleção Nacional: «A palavra é felicidade»

Pauleta foi convocada pela primeira vez à Seleção Nacional Feminina. Média do Benfica reagiu e assumiu estar feliz.

Dois tubarões europeus cobiçam Bernardo Silva enquanto Hugo Viana tenta acertar renovação

Bernardo Silva está no radar do Atletico Madrid e Juventus, mas o diretor desportivo do Manchester City, Hugo Viana, continua a tentar a renovação do português.

A época do Tenerife: transformar uma subida de divisão numa mera formalidade

O Tenerife foi despromovido à Primera RFEF, mas encontra-se na disputa pela subida direta às competições profissionais espanholas.