Europeu de Futsal 2022: Portugal como anfitrião?

- Advertisement -

Porém, há dois fatores que podem jogar contra a organização portuguesa: a expansão do futsal em França ou na Holanda por parte da UEFA e a proximidade entre as duas cidades sede.

Os franceses participaram pela primeira vez em 2018 num Europeu e são possíveis anfitriões do Europeu 2022
Fonte: FFF

É certo e sabido que a UEFA pretende que o Futsal seja uma modalidade praticada em mais países por toda a Europa. E nada melhor do que organizar uma competição como esta para impulsionar as federações de França e da Holanda a investir mais no Futsal e a melhorar a modalidade a nível nacional. As duas seleções, que têm pouca expressão no Futsal, dão os primeiros passos nas provas europeias e os franceses até já alcançaram a fase final em 2018, na Eslovênia.

Devido ao aumento de equipas para 16, cada país tem de ter duas sedes durante a prova: Portugal com Lisboa e Porto, Holanda com Amesterdão e Groningen e a França com Lille e Orchies. Se tivermos em conta a proximidade das duas cidades sede, a França lidera, pois, Lille e Orchies estão separadas apenas por 26 Kms. Enquanto que as cidades holandesas por 181 Kms e as portuguesas por 312 Kms. Este pode ser um fator que pode pesar na hora da UEFA escolher o novo anfitrião.

Portugal organizou quatro competições da UEFA, sendo que a última foi o Europeu Feminino em 2019
Fonte: UEFA

Portugal tem um vasto currículo de participações, organizações e até um título europeu de Futsal e esta seria mais uma excelente oportunidade para Federação Portuguesa de Futebol (FPF) mostrar à Europa e, sobretudo, à UEFA toda a sua paixão pela modalidade. Certamente, teremos pavilhões cheios e uma grande envolvência entre os portugueses e todos os cidadãos das nações que participarem, tal como já aconteceu em outras ocasiões. Organizar a prova pode ser uma vantagem visto que com o forte apoio português nas bancadas pode ajudar a alcançar o segundo troféu de campeão da Europa.

A opinião está dada. Agora, resta saber o que a UEFA irá decidir como anfitriã do torneio. A 24 de setembro deste ano a decisão é anunciada a todos em Liubliana, capital da Eslovênia, onde se realizou o último Europeu. Com certeza, todos os portugueses estarão a torcer para que no final o nome de Portugal seja o escolhido para a organização do Europeu 2022.

Foto de Capa: UEFA

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição faz proposta a Karim Benzema: eis a situação

O Al Ittihad de Sérgio Conceição está a trabalhar na renovação de contrato de Karim Benzema. Sauditas já fizeram oferta.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede após conquista da Taça da Liga: «É muito difícil jogar contra o Braga, é preciso um jogo...

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. Luís Pinto respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede após desaire na final da Taça da Liga: «Sem o cartão amarelo, o Grillitsch teria ficado mais...

O Braga saiu derrotado da final da Taça da Liga, ao perder por 2-1 frente ao Vitória SC. Carlos Vicens respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Luis Enrique volta a elogiar internacional português: «Merece jogar mais»

Luis Enrique orienta Gonçalo Ramos no PSG. O técnico espanhol voltou a elogiar o internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Tondela vê jogador regressar ao Botafogo

Yarlen vai deixar o Tondela neste mercado de transferências. O jogador prepara-se para regressar ao Brasil e ser novamente cedido pelo Botafogo.

Allegri destaca evolução de Rafael Leão: «Está a amadurecer, a tornar-se mais concreto»

Massimiliano Allegri aborda evolução de AC Milan. Palavras em antevisão ao Fiorentina x AC Milan para a Serie A.

Taça da Liga: A análise tática da final entre Vitória SC e Braga

O SC Braga entrou melhor e conseguiu ultrapassar, em várias ocasiões a primeira pressão do Vitória, com os dois médios arsenalistas, João Moutinho e Grillitsch, a receberem nas costas e a partir daí, entraram com critério na segunda fase de jogo.