Europeu de Futsal 2022: Portugal como anfitrião?

Porém, há dois fatores que podem jogar contra a organização portuguesa: a expansão do futsal em França ou na Holanda por parte da UEFA e a proximidade entre as duas cidades sede.

Os franceses participaram pela primeira vez em 2018 num Europeu e são possíveis anfitriões do Europeu 2022
Fonte: FFF

É certo e sabido que a UEFA pretende que o Futsal seja uma modalidade praticada em mais países por toda a Europa. E nada melhor do que organizar uma competição como esta para impulsionar as federações de França e da Holanda a investir mais no Futsal e a melhorar a modalidade a nível nacional. As duas seleções, que têm pouca expressão no Futsal, dão os primeiros passos nas provas europeias e os franceses até já alcançaram a fase final em 2018, na Eslovênia.

Devido ao aumento de equipas para 16, cada país tem de ter duas sedes durante a prova: Portugal com Lisboa e Porto, Holanda com Amesterdão e Groningen e a França com Lille e Orchies. Se tivermos em conta a proximidade das duas cidades sede, a França lidera, pois, Lille e Orchies estão separadas apenas por 26 Kms. Enquanto que as cidades holandesas por 181 Kms e as portuguesas por 312 Kms. Este pode ser um fator que pode pesar na hora da UEFA escolher o novo anfitrião.

Portugal organizou quatro competições da UEFA, sendo que a última foi o Europeu Feminino em 2019
Fonte: UEFA

Portugal tem um vasto currículo de participações, organizações e até um título europeu de Futsal e esta seria mais uma excelente oportunidade para Federação Portuguesa de Futebol (FPF) mostrar à Europa e, sobretudo, à UEFA toda a sua paixão pela modalidade. Certamente, teremos pavilhões cheios e uma grande envolvência entre os portugueses e todos os cidadãos das nações que participarem, tal como já aconteceu em outras ocasiões. Organizar a prova pode ser uma vantagem visto que com o forte apoio português nas bancadas pode ajudar a alcançar o segundo troféu de campeão da Europa.

A opinião está dada. Agora, resta saber o que a UEFA irá decidir como anfitriã do torneio. A 24 de setembro deste ano a decisão é anunciada a todos em Liubliana, capital da Eslovênia, onde se realizou o último Europeu. Com certeza, todos os portugueses estarão a torcer para que no final o nome de Portugal seja o escolhido para a organização do Europeu 2022.

Foto de Capa: UEFA

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.