FC Barcelona 4-0 Sporting CP: Vitória justa, mas exagerada

- Advertisement -

 

A CRÓNICA: VITÓRIA JUSTA MAS EXAGERADA DA EQUIPA ESPANHOLA

Este jogo entre FC Barcelona e Sporting CP, que foi uma reedição da final de 2021 ganha pelo nosso representante, começou com uma intensidade brutal.

A partida jogou-se a ritmo alucinante, com ambas as equipas a chegarem rapidamente a zonas de finalização, com Didac Plana e Guitta a responderem afirmativamente e com eficácia, quando chamados a intervir.

A importância destes dois jogadores não se resume à sua ação entre os postes, uma vez que são elementos fundamentais para jogar como guarda-redes subido e a jogar como primeiro elemento na construção de jogadas ofensivas. Ambos sobem no terreno e arriscam um remate de longa distância quando possível, com maior destaque para o guardião brasileiro do Sporting CP, que continua exímio com os pés.

Essa importância ficou bem patente no golo inaugural, já na parte final do primeiro tempo, quando uma interceção de Didac Plana lançou Sérgio Lozano para uma jogada individual superiormente finalizada na cara de Guitta.

Ainda antes do intervalo, o clube catalão conseguiu aumentar a sua vantagem, através de uma transição rápida resultante de uma bola recuperada a meio-campo, com Pito a ter todo o espaço e tempo para fuzilar a baliza adversária.

O resultado no final da primeira-parte assinalava 2-0 favorável ao FC Barcelona, mas a final não estava decidida. No entanto, a entrada na metade final dificilmente poderia ser pior: bela jogada dos culés, passe milimétrico de Ortiz para as costas da defensiva leonina, Ferrão recebe de forma perfeita e finaliza como ele bem sabe. Estava 3-0 e a tarefa do nosso representante ficou ainda mais complicada.

FC Barcelona Futsal
Depois de 2020, o clube catalão volta a conquistar a Liga dos Campeões em 2022.
Fonte: UEFA

Os minutos foram passando e o golo dos leões não surgiam, sendo que, nesta fase, Guitta foi decisivo com um punhado de excelentes intervenções, que mantiveram a sua equipa em jogo.

Nos últimos sete minutos a solução do 5×4 foi incorporada na tentativa de mudar o rumo dos acontecimentos, mas já numa fase em que o Sporting CP procurava desesperadamente marcar um golo que permitisse reentrar na discussão, Didac marcou o quarto golo, matou o jogo e garantiu a quarta conquista ao clube da cidade de Barcelona, depois de 2012, 2014 e 2020.

Quanto ao Sporting CP, fica uma caminhada muito meritória e com um dado bastante curioso do seu lado: desde que Nuno Dias é treinador do emblema leonino (2012/13), este foi apenas o segundo encontro em que a equipa por si orientada ficou em branco. No pódio haverá outra equipa portuguesa, isto porque o SL Benfica derrotou o ACCS no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares nesta final four disputada em Riga, na Letónia.

 

A FIGURA

Fonte: UEFA

Dídac Plana – Que exibição do guardião espanhol, a fechar a sua baliza perante as investidas leoninas! Para complementar, ainda ajudou no ataque e marcou o último golo, aproveitando a baliza contrária deserta.

 

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Desacerto ofensivo – Hoje o ataque verde e branco esteve desinspirado e não mostrou ter o antídoto para bater Didac e a defesa extremamente organizada e concentrada do FC Barcelona. A ausência de Pany Varela é uma pequena atenuante mas Zicky ou Alex Merlim, por exemplo, também tiveram exibições abaixo do normal.

ANÁLISE TÁTICA – FC BARCELONA

Ao contrário do seu rival, o clube catalão apresenta um 3:1 com o melhor jogador do mundo em 2021 (Ferrão) a ser o elemento mais avançado em campo.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Dídac Plana (9)

André Coelho (8)

Dyego (8)

Adolfo (7)

Ferrão (8)

SUBS UTILIZADOS

Ortiz (8)

Bernat Povill (7)

Matheus Silva (7)

Sergio Lozano (8)

Marcênio (8)

Pito (8)

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Nuno Dias apresentou um cinco inicial na linha do que costuma apresentar, um 4:0 sem pivot declarado na frente, estando Zicky ou Cardinal no banco e pronto a trocar de sistema sempre que se justificasse.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Guitta (7)

João Matos (5)

Tomás Pacó (5)

Alex Merlim (5)

Diego Cavinato (5)

SUBS UTILIZADOS

Erick Mendonça (5)

Pauleta (5)

Miguel Ângelo (5)

Esteban Guerrerro (5)

Zicky Té (5)

Waltinho (5)

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Carrick enaltece médio do Manchester United: «Estou ansioso para vê-lo prosperar»

Michael Carrick deixou vários elogios a Kobbie Mainoo, depois da vitória do Manchester United contra o Manchester City.

Bernardo Silva olha para o dérbi de Manchester: «Há muito mérito do United e muito demérito nosso»

O Manchester City perdeu com o Manchester United por 2-0 na Premier League. Bernardo Silva deu a sua opinião sobre o jogo.

Luciano Spalletti reage à derrota da Juventus antes de enfrentar o Benfica: «Vamos pensar no próximo jogo»

Luciano Spalletti reagiu à derrota da Juventus. Bianconeri perdeu com o Cagliari por 1-0 antes de enfrentarem o Benfica na Champions League.

Sotiris Sylaidopoulos e o jogo apagado de André Luiz «Foi consequência da exibição da equipa. Ele trabalhou bem ao longo da semana e estava...

Sotiris Sylaidopoulos analisou a derrota do Rio Ave contra o Benfica em conferência de imprensa. Treinador comentou exibição de André Luiz.

PUB

Mais Artigos Populares

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «O Figueiredo está a atravessar, agora sim, um bom momento»

O Alverca venceu em casa o Moreirense por 2-1 na jornada 18 da Primeira Liga. Custódio Castro respondeu ao Bola na Rede.

José Mourinho e o interesse do Real Madrid: «Não conte comigo para as telenovelas»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Rio Ave em conferência de imprensa. Treinador das águias fez o rescaldo do jogo.

Final da CAN 2025 é já este domingo: eis os onzes prováveis do Senegal x Marrocos

Senegal e Marrocos jogam entre si este domingo com o objetivo de conquistar a CAN 2025. Fica com os onzes prováveis.