FC Barcelona 4-0 Sporting CP: Vitória justa, mas exagerada

     

    A CRÓNICA: VITÓRIA JUSTA MAS EXAGERADA DA EQUIPA ESPANHOLA

    Este jogo entre FC Barcelona e Sporting CP, que foi uma reedição da final de 2021 ganha pelo nosso representante, começou com uma intensidade brutal.

    A partida jogou-se a ritmo alucinante, com ambas as equipas a chegarem rapidamente a zonas de finalização, com Didac Plana e Guitta a responderem afirmativamente e com eficácia, quando chamados a intervir.

    A importância destes dois jogadores não se resume à sua ação entre os postes, uma vez que são elementos fundamentais para jogar como guarda-redes subido e a jogar como primeiro elemento na construção de jogadas ofensivas. Ambos sobem no terreno e arriscam um remate de longa distância quando possível, com maior destaque para o guardião brasileiro do Sporting CP, que continua exímio com os pés.

    Essa importância ficou bem patente no golo inaugural, já na parte final do primeiro tempo, quando uma interceção de Didac Plana lançou Sérgio Lozano para uma jogada individual superiormente finalizada na cara de Guitta.

    Ainda antes do intervalo, o clube catalão conseguiu aumentar a sua vantagem, através de uma transição rápida resultante de uma bola recuperada a meio-campo, com Pito a ter todo o espaço e tempo para fuzilar a baliza adversária.

    O resultado no final da primeira-parte assinalava 2-0 favorável ao FC Barcelona, mas a final não estava decidida. No entanto, a entrada na metade final dificilmente poderia ser pior: bela jogada dos culés, passe milimétrico de Ortiz para as costas da defensiva leonina, Ferrão recebe de forma perfeita e finaliza como ele bem sabe. Estava 3-0 e a tarefa do nosso representante ficou ainda mais complicada.

    FC Barcelona Futsal
    Depois de 2020, o clube catalão volta a conquistar a Liga dos Campeões em 2022.
    Fonte: UEFA

    Os minutos foram passando e o golo dos leões não surgiam, sendo que, nesta fase, Guitta foi decisivo com um punhado de excelentes intervenções, que mantiveram a sua equipa em jogo.

    Nos últimos sete minutos a solução do 5×4 foi incorporada na tentativa de mudar o rumo dos acontecimentos, mas já numa fase em que o Sporting CP procurava desesperadamente marcar um golo que permitisse reentrar na discussão, Didac marcou o quarto golo, matou o jogo e garantiu a quarta conquista ao clube da cidade de Barcelona, depois de 2012, 2014 e 2020.

    Quanto ao Sporting CP, fica uma caminhada muito meritória e com um dado bastante curioso do seu lado: desde que Nuno Dias é treinador do emblema leonino (2012/13), este foi apenas o segundo encontro em que a equipa por si orientada ficou em branco. No pódio haverá outra equipa portuguesa, isto porque o SL Benfica derrotou o ACCS no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares nesta final four disputada em Riga, na Letónia.

     

    A FIGURA

    Fonte: UEFA

    Dídac Plana – Que exibição do guardião espanhol, a fechar a sua baliza perante as investidas leoninas! Para complementar, ainda ajudou no ataque e marcou o último golo, aproveitando a baliza contrária deserta.

     

    O FORA DE JOGO

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Desacerto ofensivo – Hoje o ataque verde e branco esteve desinspirado e não mostrou ter o antídoto para bater Didac e a defesa extremamente organizada e concentrada do FC Barcelona. A ausência de Pany Varela é uma pequena atenuante mas Zicky ou Alex Merlim, por exemplo, também tiveram exibições abaixo do normal.

    ANÁLISE TÁTICA – FC BARCELONA

    Ao contrário do seu rival, o clube catalão apresenta um 3:1 com o melhor jogador do mundo em 2021 (Ferrão) a ser o elemento mais avançado em campo.

    5 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Dídac Plana (9)

    André Coelho (8)

    Dyego (8)

    Adolfo (7)

    Ferrão (8)

    SUBS UTILIZADOS

    Ortiz (8)

    Bernat Povill (7)

    Matheus Silva (7)

    Sergio Lozano (8)

    Marcênio (8)

    Pito (8)

    ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

    Nuno Dias apresentou um cinco inicial na linha do que costuma apresentar, um 4:0 sem pivot declarado na frente, estando Zicky ou Cardinal no banco e pronto a trocar de sistema sempre que se justificasse.

    5 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Guitta (7)

    João Matos (5)

    Tomás Pacó (5)

    Alex Merlim (5)

    Diego Cavinato (5)

    SUBS UTILIZADOS

    Erick Mendonça (5)

    Pauleta (5)

    Miguel Ângelo (5)

    Esteban Guerrerro (5)

    Zicky Té (5)

    Waltinho (5)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Catarina Costa conquista medalha de bronze no Euro de Judo

    Catarina Costa logrou esta quinta-feira a medalha de bronze...

    Manchester United disposto a pagar 60 milhões de euros por defesa do Inter Milão

    O Manchester United está determinado a contratar Alessandro Bastoni...

    Estoril sagra-se campeão da Liga Revelação 2023/2024

    O Estoril-Praia conquistou esta quinta-feira a Liga Revelação, após...
    Eduardo Nunes
    Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
    Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.