Há vida para além de Lisboa

- Advertisement -

O Futsal português passa neste momento por uma das melhores fases da sua história. O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão europeu, a seleção nacional conquistou, em 2018, também ela o título europeu e, no último ano, tivemos aquela que muitos consideram a melhor final de play-off de sempre.

No entanto, será que o campeonato português está no caminho certo? Quais as medidas que devem ser tomadas de forma a equilibrar uma balança altamente favorável a Sporting CP e SL Benfica?

Numa primeira análise, e olhando apenas para as fases finais dos últimos anos, podemos constatar que as equipas pequenas têm de certa forma conseguido incomodar os rivais de Lisboa.

Em 2018/2019, por exemplo, o AD Fundão e o Modicus-Sandim obrigaram a que se realizasse um terceiro jogo. Por sua vez, e num resultado ainda mais improvável, na época de 2016/2017, o SC Braga/AAUM surpreendeu ao eliminar o SL Benfica nas meias-finais do play-off. Já na temporada anterior, os bracarenses tinham conseguido bater a equipa do Sporting.

O Modicus-Sandim obrigou o Sporting a disputar a negra nas meias-finais da edição passada do campeonato português. O Fundão conseguiu fazer o mesmo frente ao Benfica
Fonte: Sporting CP

Em sentido contrário, nas épocas de 2017-2018 e 2014-2015, Sporting e Benfica chegaram à final da fase a eliminar sem qualquer derrota. Em suma, se olharmos para estes dados, podemos concluir que existe alguma competitividade no campeonato português. No entanto, e exceção feita à época em que o SC Braga/AAUM disputou a final, a regra acaba por ser que Sporting e Benfica discutam o título nacional.

Sporting e Benfica têm dominado o panorama do futsal nacional nos últimos anos
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

DIFICULTAR A VIDA AOS GRANDES DE LISBOA

A verdade é que acaba por ser relativamente normal que os dois clubes de Lisboa se superiorizem aos restantes. A sua massa adepta e o seu poderio financeiro assim o obrigam. Convém também dizer que estamos a falar de equipas que são não apenas uma referência em Portugal, mas também no mundo.

Perante este cenário, o que pode a Federação Portuguesa de Futebol fazer para, dentro do possível, ajudar as equipas mais pequenas? A solução tem passado maioritariamente por obrigar a que todos os clubes tenham jogadores formados por Portugal nas suas fichas de jogo. A ideia é que Sporting e Benfica não consigam colocar todos os estrangeiros a atuar simultaneamente. O clube de Alvalade é regularmente obrigado a deixar alguns dos seus melhores intervenientes de fora.

Contudo, e apesar de perceber a intenção desta regra, penso que podem existir outras soluções para que o campeonato se torne um pouco mais competitivo. No caso dos play-off, sou da opinião que Sporting e Benfica percam a vantagem de jogar em casa no caso de se ter de realizar um terceiro jogo. Bem sei que essa vantagem foi adquirida na fase regular e que, caso esta medida avançasse, a mesma perderia ainda mais relevância. Todavia, penso que seria a principal forma de equilibrar as forças e tornar ainda mais possível que outros clubes cheguem à final de um play-off.

Outras medidas passariam por uma redistribuição das receitas televisivas ou ainda pela atribuição de ajudas financeiras aos clubes que apostassem mais no jogador português ou que conseguissem ter um maior sucesso desportivo.

O SUCESSO LÁ FORA COMEÇA A SER CONSTRUÍDO CÁ DENTRO

O campeonato português tem ainda um longo caminho pela frente. É normal que Sporting e Benfica dominem a Liga Portuguesa, mas a FPF pode (e deve) fazer mais para que a missão dos clubes de Lisboa seja cada vez mais difícil. O campeonato espanhol pode dar-nos algumas lições sobre como o fazer.

Em jeito de síntese, queria dizer que esta não é uma missão nada fácil e que dificilmente se inverterá a curto prazo. Contudo, quanto maior for a imprevisibilidade no que ao vencedor diz respeito, mais público teremos nas bancadas e melhor estarão preparadas as nossas equipas para competir internacionalmente.

Foto de Capa: SL Benfica

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.