Ilhas Salomão 0-7 Portugal: Vitória esperada, mas sem grande brilho

- Advertisement -

A CRÓNICA: EXIBIÇÃO MEDIANA CHEGOU PARA GOLEAR

O segundo encontro no Campeonato do Mundo de Futsal 2021 colocava no caminho de Portugal a seleção das Ilhas Salomão, congénere da Oceânia e claramente a equipa menos forte deste Grupo C.

À priori para esta partida, Portugal sabia que era importante ganhar, obviamente, a esta seleção, mas sabia que tinha de tentar marcar o máximo de golos possível, para um eventual desempate no fim do grupo. Essencialmente, era preciso ganhar confiança num trajeto que todos desejamos muito longo neste Mundial.

O jogo em si não teve grande história, apenas a espaços as Ilhas Salomão conseguiam incomodar a baliza defendida por Vítor Hugo na primeira parte e, que na segunda parte, seria André Sousa a guardar as redes portuguesas sem muito perigo a registar.

Portugal também não fez um jogo brilhante… Longe disso, mas a diferença entre seleções era tão grande que o resultado se ia avolumando com naturalidade. O grande destaque deste jogo foi mesmo o golo de belo efeito de André Coelho, talvez o melhor jogador português do mundial até agora. Num movimento bem típico da seleção, com uma reposição lateral de bola estudada, o passe milimétrico caiu de forma perfeita para o pé do jogador do FC Barcelona. Um disparo de fora da área sem hipóteses para o guarda-redes adversário.

Ao intervalo estava 3-0 e na segunda metade marcamos mais quatro da autoria de Pany Varela, Erick, André Coelho e uma infelicidade de um jogador das Ilhas Salomão. Portugal não sofreu qualquer tento, fazendo assim o primeiro jogo digno deste registo. Como já disse anteriormente, foi um jogo sem grande história, onde o resultado apenas peca por escasso.

A seleção portuguesa fica, virtualmente, apurada para a próxima fase do Mundial, com seis pontos, e tem encontro marcado com Marrocos para definir em qual posição concluiu a Fase de Grupos.

 

A FIGURA
Fonte: André Sanano/FPF

Regresso aos golos de Ricardinho – Não foi uma obra de arte nem tão pouco um golo de belo efeito, mas foi um golo memorável por ser o primeiro depois de uma lesão que quase o impediu de marcar presença na competição.

O FORA DE JOGO
Fonte: André Sanano/FPF

Jogo pouco competitivo – A vitória portuguesa nunca esteve em causa e o resultado poderia ter sido bem mais pesado para a equipa das Ilhas Salomão, não por causa de uma grande exibição de Portugal, mas pelas evidentes fragilidades do nosso adversário.

 

ANÁLISE TÁTICA – ILHAS SALOMÃO

O técnico brasileiro, Vinícius de Carvalho, tentou naturalmente retardar ao máximo o golo português. Mesmo que tivesse uma tática mais ambiciosa, a qualidade dos seus jogadores não dava para muito mais neste encontro frente a Portugal.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Anthony Talo (5)

Marlon Sia (4)

Samuel Osifelo (4)

Elis Mana (4)

Arnold Maeluma (4)

SUBS UTILIZADOS

Charlie Otainao (4)

Paul Laki (4)

Alwin Hou (4)

Elliot Ragomo (4)

George Stevenson (4)

Coleman Makau (4)

Alwin Ray (4)

Jeffry Bule (4)

Micah Lea’alafa (4)

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Num jogo sem história, Jorge Braz tentou apostar maioritariamente no estilo 4×0 para a sua equipa ganhar confiança nesta vertente tática que não correu bem contra a Tailândia. Raramente usou um pivot fixo no ataque.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Vítor Hugo (6)

Fábio Cecílio (6)

João Matos (6)

Bruno Coelho (6)

Ricardinho (7)

SUBS UTILIZADOS

André Sousa (6)

André Coelho (7)

Afonso Jesus (6)

Erick Mendonça (6)

Pany Varela (7)

Tiago Brito (6)

Miguel Ângelo (6)

Pauleta (6)

Zicky (6)

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba na La Liga: Julián Álvarez quer trocar Atlético Madrid pelo Barcelona 

Segundo a Marca, Julián Álvarez não pretende renovar com o Atlético Madrid e está motivado para assinar pelo rival Barcelona.

Playoff Ligue 1: Saint-Étienne empata a zero na receção ao Nice e adia decisão para a segunda mão

Saint-Étienne e Nice não foram além do empate a zero na primeira mão do playoff de despromoção da Ligue 1. Tiago Gouveia foi titular dos visitantes.

Greuther Furth completa reviravolta no playoff e garante manutenção na Bundesliga 2

Na segunda mão do playoff de manutenção na Bundesliga 2, o Greuther Furth venceu por 2-0 na receção ao RW Essen.

EUA apresenta a lista de 26 convocados para o Mundial 2026: Anfitriões contam com 6 jogadores da Premier League

Mauricio Pochettino revelou a convocatória dos EUA para o Mundial 2026. A ausência de Tanner Tessmann foi a grande surpresa da lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Kévin Boma chamado à seleção do Togo após mais uma época ao serviço do Estoril Praia

Kévin Boma, defesa-central do Estoril Praia, integra a convocatória do Togo para o próximo estágio que contará com dois particulares.

AC Milan em clima tenso: Discussão entre Massimiliano Allegri e Zlatan Ibrahimovic quase termina em confrontos físicos

Num episódio que voltou a expor a tensão interna no AC Milan, Massimiliano Allegri e Zlatan Ibrahimovic quase terminaram em confronto.

Alexia Putellas diz adeus ao Barcelona após 14 temporadas na equipa principal

Alexia Putellas confirmou a saída do Barcelona ao fim de 14 temporadas nas catalãs. Pelo clube conquistou 38 troféus e duas Bolas de Ouro.