Ilhas Salomão 0-7 Portugal: Vitória esperada, mas sem grande brilho

- Advertisement -

A CRÓNICA: EXIBIÇÃO MEDIANA CHEGOU PARA GOLEAR

O segundo encontro no Campeonato do Mundo de Futsal 2021 colocava no caminho de Portugal a seleção das Ilhas Salomão, congénere da Oceânia e claramente a equipa menos forte deste Grupo C.

À priori para esta partida, Portugal sabia que era importante ganhar, obviamente, a esta seleção, mas sabia que tinha de tentar marcar o máximo de golos possível, para um eventual desempate no fim do grupo. Essencialmente, era preciso ganhar confiança num trajeto que todos desejamos muito longo neste Mundial.

O jogo em si não teve grande história, apenas a espaços as Ilhas Salomão conseguiam incomodar a baliza defendida por Vítor Hugo na primeira parte e, que na segunda parte, seria André Sousa a guardar as redes portuguesas sem muito perigo a registar.

Portugal também não fez um jogo brilhante… Longe disso, mas a diferença entre seleções era tão grande que o resultado se ia avolumando com naturalidade. O grande destaque deste jogo foi mesmo o golo de belo efeito de André Coelho, talvez o melhor jogador português do mundial até agora. Num movimento bem típico da seleção, com uma reposição lateral de bola estudada, o passe milimétrico caiu de forma perfeita para o pé do jogador do FC Barcelona. Um disparo de fora da área sem hipóteses para o guarda-redes adversário.

Ao intervalo estava 3-0 e na segunda metade marcamos mais quatro da autoria de Pany Varela, Erick, André Coelho e uma infelicidade de um jogador das Ilhas Salomão. Portugal não sofreu qualquer tento, fazendo assim o primeiro jogo digno deste registo. Como já disse anteriormente, foi um jogo sem grande história, onde o resultado apenas peca por escasso.

A seleção portuguesa fica, virtualmente, apurada para a próxima fase do Mundial, com seis pontos, e tem encontro marcado com Marrocos para definir em qual posição concluiu a Fase de Grupos.

 

A FIGURA
Fonte: André Sanano/FPF

Regresso aos golos de Ricardinho – Não foi uma obra de arte nem tão pouco um golo de belo efeito, mas foi um golo memorável por ser o primeiro depois de uma lesão que quase o impediu de marcar presença na competição.

O FORA DE JOGO
Fonte: André Sanano/FPF

Jogo pouco competitivo – A vitória portuguesa nunca esteve em causa e o resultado poderia ter sido bem mais pesado para a equipa das Ilhas Salomão, não por causa de uma grande exibição de Portugal, mas pelas evidentes fragilidades do nosso adversário.

 

ANÁLISE TÁTICA – ILHAS SALOMÃO

O técnico brasileiro, Vinícius de Carvalho, tentou naturalmente retardar ao máximo o golo português. Mesmo que tivesse uma tática mais ambiciosa, a qualidade dos seus jogadores não dava para muito mais neste encontro frente a Portugal.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Anthony Talo (5)

Marlon Sia (4)

Samuel Osifelo (4)

Elis Mana (4)

Arnold Maeluma (4)

SUBS UTILIZADOS

Charlie Otainao (4)

Paul Laki (4)

Alwin Hou (4)

Elliot Ragomo (4)

George Stevenson (4)

Coleman Makau (4)

Alwin Ray (4)

Jeffry Bule (4)

Micah Lea’alafa (4)

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Num jogo sem história, Jorge Braz tentou apostar maioritariamente no estilo 4×0 para a sua equipa ganhar confiança nesta vertente tática que não correu bem contra a Tailândia. Raramente usou um pivot fixo no ataque.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Vítor Hugo (6)

Fábio Cecílio (6)

João Matos (6)

Bruno Coelho (6)

Ricardinho (7)

SUBS UTILIZADOS

André Sousa (6)

André Coelho (7)

Afonso Jesus (6)

Erick Mendonça (6)

Pany Varela (7)

Tiago Brito (6)

Miguel Ângelo (6)

Pauleta (6)

Zicky (6)

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Revelada a data da apresentação de José Mourinho como treinador do Real Madrid

José Mourinho vai ser apresentado como treinador do Real Madrid no dia 13 de julho. No entanto, a oficialização deve ser feita nas próximas horas.

Almería de Cristiano Ronaldo assegura lugar na final do playoff de subida com vitória nos minutos finais frente ao Castellón

Já em tempo de compensação, o Almería venceu o Castellón por 3-2 e confirmou a passagem à final do playoff de promoção à La Liga.

Sérgio Conceição abre o livro sobre André Villas-Boas e Vítor Bruno: «Quem não se sente não é filho de boa gente»

Sérgio Conceição relembrou a saída do FC Porto em 2024, deixando críticas às ações de André Villas-Boas e Vítor Bruno.

Aziz Yildirim cumpre promessa e Fenerbahçe chega a acordo para a contratação de Vedat Muriqi

O Fenerbahçe fechou a contratação de Vedat Muriqi, reforço prometido pelo presidente eleito, Aziz Yildirim, durante a campanha.

PUB

Mais Artigos Populares

OFICIAL: Benfica confirma saída de José Mourinho para o Real Madrid por 15 milhões de euros

O Benfica enviou comunicado à CMVM a oficializar a intenção do Real Madrid em contratar José Mourinho por 15 milhões de euros. O técnico português está de saída do clube encarnado.

Bruno Lage em fase avançada de negociações com clube recém-promovido à Liga Saudita

Segundo o jornalista Marc Mechenoua, Bruno Lage está perto de chegar a um acordo com o Al Diriyah, que subiu esta temporada à Liga Saudita

FC Porto iguala as finais do Campeonato Nacional frente ao Benfica com vitória no prolongamento

O FC Porto bateu o Benfica na Luz por 102-98, igualando as contas das finais do Campeonato Nacional de Basquetebol no Jogo 2.