Um mágico dentro e fora das quadras | Futsal

- Advertisement -

O PRIMEIRO TÍTULO EUROPEU

Corria a temporada 2009/10 e depois de duas tentativas goradas, a turma benfiquista consegue conquistar a UEFA Futsal Cup em pleno Pavilhão Atlântico, agora designada por Liga dos Campeões. A formação tinha atletas renomados como: Arnaldo Pereira, César Paulo, Joel Queirós  e claro Ricardinho. O “Mágico” foi mesmo decisivo na meia-final ao ter anotado quatro tentos diante do Pescara Calcio de Itália. A conquista inédita para o desporto em terras lusas é obtida sob a orientação do portuense e ex-atleta do clube André Lima.

Já no derradeiro duelo, embora não tenha balançado as redes do Interviú Madrid, foi preponderante na vitória dos nacionais , por três bolas a duas.

A AVENTURA NO PAÍS DO SOL NASCENTE

No começo da temporada seguinte, transfere-se para os japoneses do Nagoya Oceans, pondo fim a uma ligação ao clube da águia que teve uma duração de sete temporadas sempre recheadas de êxitos.

Na turma asiática começa por, de entrada, conquistar a Taça diante do Osaka FC por quatro golos sem resposta, com Ricardo a bisar logo de estreia.

Ao longo do ano  protagonizou comos seus pares um verdadeiro passeio, conquistando o tetra para o Nagoya sem derrotas e com o desidrato a ser obtido com cinco rondas ainda para o fim.

Esta foi a temporada em que o “astro” foi eleito como o melhor praticante a atuar na competição nipónica, mas mais do que isso, sagra-se pela primeira vez num prémio atribuído pelo site Futsal Planet como o melhor do mundo. Distinção que voltaria a repetir entre 12/13  e 16/17. O único título, até ao momento, a nível de seleções dá-se em 2018 na Eslovénia ao derrotar na final do Europeu a “todo poderosa” e híper-favorita Espanha ,onde marcou o primeiro golo do duelo.

A PASSAGEM DISCRETA PELA RÚSSIA E OS REGRESSOS AO BENFICA E AO NAGOYA

Na temporada 11/ 12 é contratado pelo CSKA Moscovo da Rússia, mas a expedição do nortenho em terras soviéticas duraria apenas dois curtos meses, com o clube de leste a aceder ao seu pedido  emprestando-o ao SL Benfica.

De volta aos da segunda circular, conquista novamente a Taça de Portugal frente ao Módicos de Sandim, com o campeonato a ser renhido até à “negra”, quinto desafio diante do Sporting CP com recurso às grandes penalidades. Adquirindo, respetivamente a quarta taça de Portugal e o quinto campeonato nacional, para o seu já extenso currículo.

Findada a cedência, desvincula-se em definitivo dos russos, retornando ao Nagoya Oceans e aí conquista a F League, a competição mais importante daquele território, despedindo-se em grande da turma nipónica.

O INTER MOVISTAR E AINDA MAIS CONQUISTAS

No Inter Movistar, conquistou por cinco vezes o Campeonato Espanhol, duas vezes a Super Taça e ainda  mais quatro Taças do país .

Em 2018 é nomeado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Escreveu dois livros: “A magia acontece onde há dedicação” em 2018 e  “Ricardinho, a magia nos pés” em 2007.

Foi agraciado em 2019 ao ver o seu nome inscrito no pavilhão de desportos da sua terra natal. Atualmente e apesar da sua veterania tem sido uma das principais figuras na caminhada lusa naquele que será o seu  último grande certame da carreira. A patentear  nível muito elevado em termos exibicionais, é um dos que pode fazer com que almejemos à conquista do caneco, numa altura em que estamos prestes a disputar os 1/8 de final do torneio.

Quanto ao seu futuro muito se especula, mas a verdade é que até ao momento o “astro” ainda representa o emblema gaulês do ACCS Paris Asnieres, formação que defende desde julho último.

Muito mais havia para dizer acerca desta figura que representa um exemplo de resiliência dentro e fora dos pavilhões.

Foto de Capa: Inter Movistar

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Jérémie Boga reforça Juventus por empréstimo do Nice

A Juventus confirmou a chegada de Jérémie Boga. Junta-se agora à equipa de Turim por empréstimo do Nice até ao final da temporada, num acordo que inclui opção de compra.

Bruno Langa ruma ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora anunciou a contratação de Bruno Langa, lateral-esquerdo de 28 anos, que reforça o plantel principal até ao final da temporada.

Gustavo Sá deixa Famalicão e vai ser treinado por Sérgio Conceição

O Al Ittihad garantiu a contratação de Gustavo Sá junto do Famalicão. Médio de 21 anos será treinado por Sérgio Conceição.

Já é conhecido o número de Seko Fofana no FC Porto e será em homenagem a Yaya Touré

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos vai utilizar o número 42.

PUB

Mais Artigos Populares

As primeiras palavras de Seko Fofana no FC Porto: «Sou um jogador que dá sempre o máximo, gosto de me cansar»

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos já fala enquanto jogador dos dragões.

FC Porto oficializa chegada de Seko Fofana: eis os detalhes

O FC Porto oficializou a contratação de Seko Fofana. Médio chega por empréstimo do Rennes sem opção de compra.

Ennio Van der Gouw é reforço do Rio Ave

Rio Ave reforça a baliza com a chegada de Ennio Van der Gouw. Cedido pelo Zulte Waregem até ao final da época presente.