Noruega 1-7 Portugal: «Sem espinhas», Portugal apura-se para o Euro!

- Advertisement -

A CRÓNICA: TARDE TRANQUILA PERMITE CARIMBAR O BILHETE PARA A HOLANDA

Esta tarde, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal, encontravam-se a seleção de Portugal, a equipa mais forte e cotada do grupo, e a Noruega, equipa mais frágil e que apenas tinha somado derrotas até então. Um triunfo era o suficiente para carimbar a passagem à fase final do Euro 2022 e os homens de Jorge Braz estavam cientes da obrigatoriedade de ganhar e da importância deste jogo nas contas finais do grupo.

O jogo iniciou exatamente como se esperava, domínio total dos nossos jogadores e a Noruega bem recuada, a tentar aguentar a forte pressão dos portugueses, tentando aproveitar uma bola parada para criar perigo à baliza defendida por Edu Sousa. Os minutos iam passando e notava-se alguma ansiedade nos nossos rapazes, com uma má definição em zonas de finalização. No entanto, o golo surgiu mesmo, por intermédio de André Galvão, num desvio oportuno a coroar um bom desenho ofensivo de Portugal. Poucos segundos volvidos, eis que surge o tento norueguês, na sequência de uma bola parada e um pouco “às três tabelas”. Este golo inesperado e surpreendente poderia ter condicionado a resposta portuguesa, mas um lance individual espetacular de Afonso Jesus voltou a desequilibrar o marcador. Belo pormenor técnico do jovem jogador e uma finalização de qualidade.

Pouco depois, surgiu mais um golo, de Bruno Coelho, a tranquilizar a equipa e a dobrar a vantagem no marcador. Com o avançar do encontro e com o passar dos minutos a qualidade portuguesa e a diferença entre os conjuntos começou a ser mais evidente, como se provou com o avolumar da vantagem, mais uma jogada coletiva muito interessante da nossa equipa, bem finalizada por Tiago Brito. A cerca de minuto e meio do intervalo, mais uma jogada coletiva bem executada e Tiago Brito voltou a faturar, em mais um lance onde teve arte e engenho para bater o guardião Norueguês, claramente o homem em maior destaque do nosso oponente.

Até ao tempo de descanso não houve mais qualquer alteração no placard, 5-1 para Portugal que, salvo alguma hecatombe, já estaria com o passaporte carimbado para os Países Baixos, no início de 2022.

Zicky Té contribuiu com dois golos no jogo de hoje
Fonte: Seleções de Portugal

O mais complicado já estava feito, alcançar a vantagem perante um bloco tão baixo da Noruega e agora, na segunda parte, a tendência era a vantagem portuguesa no encontro ser alargada, não menosprezando a capacidade do nosso rival, sobretudo em lances de bola parado, que são claramente os momentos do encontro em que eles nos podem causar mais problemas. Ao intervalo, nota para a entrada do guarda-redes Bebé, de regresso à seleção, ele que já deu provas mais que suficientes da sua qualidade e valor.

A Noruega pretendeu ser mais proativa no encontro e fez uma série de remates à baliza portuguesa nos primeiros minutos, sempre bem parados por Bebé. Mas a toada geral manteve-se, muito mais domínio territorial de Portugal e deu frutos, com uma bomba de André Coelho, indefensável para o guarda-redes nórdico.

Pouco depois, mais uma triangulação perfeita e um desvio oportuno de Afonso Jesus para colocar o marcador em 1-7 (Por causa da Covid-19 a Noruega não pôde jogar em casa, portanto a dupla jornada será realizada no Seixal, pese embora este jogo ser, teoricamente, em casa para o país nórdico).

Os minutos finais passaram-se sem nada de relevante a apontar, o jogo já estava completamente decidido. Triunfo justo, inquestionável e categórico, ficando desde já selado o apuramento para o Euro 2022, com uma jornada por disputar, novamente contra este mesmo adversário na próxima quarta-feira.

A FIGURA

Afonso Jesus – Uma das maiores promessas do futsal português que demonstra que o futsal em Portugal tem o futuro bem assegurado, ele e Zicky Té´, fizeram “esquecer” as ausências de Ricardinho e Cardinal. Sem estas duas peças-chave, conseguimos fazer uma exibição segura e ganhar com tranquilidade.

O FORA DE JOGO

Golo sofrido de Portugal – Para a exibição ser perfeita, só mesmo se tivéssemos conseguido manter a nossa baliza a zeros. Foi um golo algo estranho, com uma ajuda (involuntária, obviamente) de Edu Sousa e foi a única mancha nesta nossa exibição.

ANÁLISE TÁTICA – NORUEGA

Orientada por um treinador italiano, e sabendo que a diferença entre as seleções era tão grande, a equipa nórdica apostou na coesão defensiva e nos lances de bola parada para tentar surpreender Portugal. Conseguiu um golo e pouco mais criou, com exceção de uma ou outra reposição lateral.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES

Rakvaag (GK) (C) (8)

Høvik (6)

Welo (6)

Moen (6)

Wermaker (6)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Ajer (GK) (6)

Røttingsnes (6)

Pernes (6)

Halvorsen (6)

Skinlo (6)

Redzepi (6)

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

A missão dos nossos jogadores era marcar o golo o mais rapidamente possível para confirmar um já anunciado apuramento para o Campeonato Europeu e construir um resultado confortável e volumoso. Tal foi conseguido, com a natural ansiedade para marcar o primeiro golo. A equipa soube reagir bem ao golo sofrido e fez uma exibição satisfatória, não foi brilhante mas q.b. para ganhar tranquilamente.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES

Edu (GK) (6)

Fábio Cecílio (7)

Bruno Coelho (7)

Erick (7)

João Matos (C) (7)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Bebe (GK) (7)

André Coelho (7)

 Afonso Jesus (8)

Zicky (8)

Pauleta (7)

Tiago Brito (8)

André Galvão (7)

Miguel Ângelo (6)

Mário Freitas (7)

Foto de Capa: Seleções de Portugal

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas garante Devis Vásquez por empréstimo da AS Roma

Devis Vásquez ruma ao Besiktas por empréstimo com opção de compra, após uma etapa em Itália sem espaço nas escolhas de AC Milan e AS Roma.

FC Porto x Sporting: Onde ver o Clássico da jornada 21 da Primeira Liga?

O FC Porto recebe esta segunda-feira o Sporting na jornada 21 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

James Rodríguez ruma à MLS para representar o Minnesota United

James Rodríguez é o mais recente reforço do Minnesota United. O médio internacional colombiano estava sem clube e assinou um contrato de seis meses, com opção de renovação por mais seis.

Marco Van Ginkel termina carreira e despede-se dos relvados aos 33 anos

Marco Van Ginkel colocou um ponto final na carreira. O médio neerlandês passou por grandes clubes europeus e teve uma passagem recente pelo futebol português ao serviço do Boavista.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona afasta-se da Superliga Europeia e o Real Madrid fica sozinho no projeto

O Barcelona anunciou este sábado que deixou o projeto da Superliga Europeia. Real Madrid fica assim como único membro.

Já há data e hora para a antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Sporting

Francesco Farioli realiza a antevisão ao FC Porto x Sporting neste domingo, dia 8 de fevereiro, pelas 12h45 no Olival.

Podcast Fora do Ringue #31 – Royal Rumble 2026 e o Road para a Wrestlemania

NNesta edição do "Fora do Ringue" fazemos a análise da Royal Rumble 2026 e começamos a alinhar o caminho para a Wrestlemania deste ano. Com a moderação do André Conde e os comentários do Fontes, do podcast "Hoje Falo Eu".