O ecossistema do nosso futsal

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesAntes de me dedicar ao tema que me traz aqui hoje, quero aproveitar para pedir desculpa pela minha ausência nestes últimos dias, mas tal deveu-se a uma intervenção cirúrgica na minha mão direita, nada de muito especial mas que exigiu repouso absoluto nos últimos dias.

Voltando ao assunto principal, soube-se esta semana que o Sporting CP renovou o seu vínculo com o jogador italo-brasileiro, Diego Cavinato, uma peça fundamental nestes últimos tempos, em que teve a oportunidade de envergar a camisola dos leões.

Ora bem, é um pouco sobre estas contratações sonantes de grandes jogadores, que já são sobejamente conhecidos por representarem grandes seleções no panorama mundial. Os casos de Alex Merlim e Fortino (internacionais pela Itália, neste lote, o próprio Cavinato deve ser incluído, pois apesar de não ter sido chamado para o último Mundial, conta já com 16 internacionalizações por este país) ou Leo (internacional pelo Cazaquistão), nos verde e brancos, assim como os de Alessandro Patias (colega dos dois internacionais na seleção transalpina, esteve por exemplo no Campeonato da Europa, em Fevereiro de 2016) ou Fernando Wilhelm (capitão da equipa campeã mundial em título, a Argentina), no SL Benfica, são casos flagrantes e explicativos daquilo que eu pretendo demonstrar.

Um dos grandes exemplos de uma compra sonante, o italo-brasileiro Rodolfo Fortino Fonte:misticaleonina1906.blogspot.pt
Um dos grandes exemplos de uma compra sonante, o italo-brasileiro Rodolfo Fortino
Fonte:misticaleonina1906.blogspot.pt

Pese embora estas contratações de peso sirvam para aumentar ainda mais o fosso entre os grandes do futsal nacional e os menos abonados financeiramente, o certo é que é uma grande honra podermos ver no nosso campeonato tão bons executantes, que estão certamente entre os melhores jogadores da atualidade. Porque hoje em dia os clubes começaram a olhar com grande ambição para as competições europeias e só com esta “mescla” entre grandes jogadores, vindos de grandes clubes europeus, e uma aposta moderada em atletas nacionais é que se pode almejar estar nas grandes decisões a nível continental.

Nem sempre é uma escolha fácil, pois clubes como a Desportiva do Fundão ou o SC Braga/AAUM, entre outros, vêem o caminho para o topo ficar ainda mais complicado, mas mesmo assim servem para dar a conhecer grandes talentos, que eventualmente acabam por chegar aos grandes de Lisboa (exemplos mais recentes, a mudança de Fábio Cecílio de Braga para a Luz ou a de Anilton do Fundão para o Sporting).

Embora não os tenham propriamente formado, despertaram o interesse dos tubarões nacionais ao serviço desses emblemas. Tudo isto para dizer que o nosso campeonato vai andando com esta diferença abismal de orçamentos entre dois clubes e o resto, mas que vai funcionando de forma parecida com um ecossistema, onde cada um tem uma função específica e que só funciona com o (precioso) contributo de todos os 14 clubes do principal escalão.

Foto de capa: jornaldocentro

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City interessado em médio alemão

O Manchester City está a acompanhar de perto a situação de Felix Nmecha, médio do Borussia Dortmund. O jogador ganha entre cinco e seis milhões de euros por época e poderá ter o salário aumentado.

John Obi Mikel questiona treinador no Chelsea: «Por que é que coloca o Cole Palmer a jogar fora de posição?»

O ex-jogador nigeriano John Obi Mikel, figura respeitada em Inglaterra, não hesitou em comentar a decisão do treinador do Chelsea, Liam Rosenior, de não colocar Cole Palmer como número 10.

Ibrahima Ba cresce no Famalicão: «Não se pode ter medo deste ou daquele avançado»

Ibrahima Ba promovido esta época ao plantel principal depois de uma fase nos sub‑23, conquistou um lugar na defesa com trabalho e determina­ção, algo considera essencial para evoluir num clube competitivo como o Famalicão.

Samuel Umtiti recorda épocas no Barcelona e momentos com Messi: «Ele convidava-me porque eu era péssimo a jogar»

Samuel Umtiti, ex-jogador, esteve no Camp Nou para comentar a vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madrid na Taça do Rei, e aproveitou para recordar a sua passagem pelo clube e a convivência com Lionel Messi.

PUB

Mais Artigos Populares

Celtic vence jogo em atraso contra Aberdeen e não deixa o Hearts fugir na liderança da Liga Escocesa

O Celtic venceu o Aberdeen e continua a cinco pontos do Hearts na liderança da Liga Escocesa. Não houve portugueses em ação.

Newcastle vence jogo de loucos com 10 elementos e quebra série invicta do Manchester United

O Manchester United sofreu a primeira derrota de 2026 na Premier League frente ao Newcastle por 2-1, com um golo nos descontos.

4 golos, mas sem vantagem: Lazio e Atalanta empatam na primeira mão das meias-finais da Taça de Itália

A Lazio e a Atalanta têm tudo em aberto para a segunda mão das meias-finais da Taça de Itália. Empate em Roma, na primeira.