Obrigado, Fundão!

cab futsal

Realizou-se no fim-de-semana passado (dias 3 e 4 de maio) a final-four da Taça de Portugal de futsal, em Oliveira de Azeméis. No sábado realizaram-se dois jogos referentes às meias-finais, e no domingo a grande e esperada final. Queria referir que esta final-four foi relativa aos dois sexos: masculino e feminino. Como o futsal não é apenas um desporto masculino, hoje irei também abordar a vertente feminina. Relativamente às meias-finais, a equipa do Benfica defrontou o Arsenal Parada e o Fundão encontrou o Modicus.

Como era previsível, o jogo entre o Benfica e o Arsenal Parada foi um jogo quase de sentido único, embora o Benfica tenha ido para o intervalo a vencer apenas por 1-0, mostrando a boa primeira parte que o adversário fez. Na segunda, a qualidade encarnada sobressaiu (como era de esperar) e, logo aos 19 segundos da segunda metade, o Benfica aumentou a vantagem para 2-0. A partir daí, a equipa da Terceira Divisão não aguentou física e animicamente a avalanche ofensiva encarnada e sofreu mais três golos, estabelecendo-se o resultado final em 5-0. O Arsenal Parada merecia ter marcado um golo de honra, e ficam na retina os 17 minutos que aguentou sem sofrer golos diante do todo-poderoso Benfica. De referir que o clube da Maia dispôs de algumas oportunidades de golo, incluindo uma bola à barra e que tinha apenas sete jogadores disponíveis devido a problemas físicos.

No outro jogo da meia-final, o Fundão venceu o Modicus por 2-1, num grande jogo de futsal. A equipa do Modicus entrou melhor na partida e, aos 13 minutos, inaugurou o marcador. O Fundão reagiu e a um minuto do final da primeira parte empatou, relançando o encontro.

Para a segunda parte, antevia-se um jogo muito complicado para ambos, visto que as duas equipas queriam alcançar a final. O segundo tempo foi muitíssimo equilibrado e bem disputado; o Modicus diminuiu a intensidade (a expulsão de Tiago Soares não ajudou porque tiveram de mudar de estratégia) e o Fundão melhorou, apresentando um jogo mais organizado e atrativo. Ambas as equipas dispuseram de oportunidades de golo, embora o Fundão tenha estado melhor.

A um segundo de o jogo terminar e a um segundo de ir para prolongamento, a equipa da Beira Baixa fez o golo que resulta na qualificação para a final de domingo. O golo é justo, embora o Modicus não merecesse um golo no último instante. O prolongamento assentava bem a ambas as equipas, mas um encontro de futsal é sempre disputado até ao último segundo, e este jogo foi apenas mais um exemplo disso mesmo.

A grande final disputou-se domingo, com a equipa liderada por João Freitas Pinto a perder no prolongamento por 7-6 diante do surpreendente Fundão. Para mim, esta foi uma justíssima vitória.

Para quem assistiu ao encontro, detém certamente a mesma opinião que eu: devido ao facto de o Fundão ter sido superior quase na totalidade do encontro, ter sido tremendamente competente, apresentando uma qualidade elevadíssima. É certo que uma final é sempre algo motivador, mas a conquista da primeira Taça de Portugal para o clube e a forma como a conquistaram é sem dúvida algo excecional para esta equipa amadora constituída por “profissionais”, dada a elevada categoria apresentada.

Benfica tentou mas não conseguiu evitar a surpresa Fonte: Federação Portuguesa de Futebol
Benfica tentou mas não conseguiu evitar a surpresa
Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

A equipa lisboeta entrou bem na partida e foi a primeira a inaugurar o marcador, por intermédio de Ricardo Fernandes. A partir deste golo, e até ao final da partida, o Fundão esteve sempre por cima no jogo e no resultado. Esteve a vencer por 5-3; todavia, a qualidade encarnada impôs-se e conseguiu levar o encontro para prolongamento, empatando o jogo. Certamente ninguém esperaria este desfecho, e ver o Benfica a correr atrás do resultado foi algo muito estranho.

No prolongamento, o Fundão voltou a surpreender e a superiorizar-se. Marcou dois golos, dilatando o resultado em 7-5. Esta vantagem de dois golos foi preponderante para o resultado final, resultado esse que ainda se veio a alterar, graças ao golo apontado por Serginho, para 7-6. O Benfica apostou no 5 para 4, como era de esperar, e teve algumas oportunidades para marcar, porém estas não chegaram para empatar ou até mesmo para vencer o encontro.

Com esta vitória, o Fundão conquistou a sua primeira Taça de Portugal e alcançou um feito histórico e muito importante para a modalidade. Fiquei contente com esta vitória, pois considero-a importante, já que demonstra a toda a gente que mesmo com pouco dinheiro mas com esforço, dedicação e empenho se conseguem alcançar grandes feitos.

Devido a este resultado, no próximo ano o Fundão irá jogar com o campeão nacional na Supertaça, num jogo se adivinha muito intenso. Veremos se não haverá outra surpresa.

Parabéns, Fundão!

Festejos da equipa de futsal feminino do Benfica após conquistar a Taça de Portugal. Fonte: www.fpf.pt
Festejos da equipa de futsal feminino do Benfica após conquistar a Taça de Portugal.
Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

Na vertente feminina, o Benfica conquistou a tão desejada Taça de Portugal, ao vencer a equipa da Quinta dos Lombos por 5-0. Foi a primeira Taça de Portugal de futsal feminino disputada, sendo obviamente uma grande conquista tanto para o clube como para a modalidade.

Foi um jogo de sentido único, onde as mulheres encarnadas mostraram toda a sua qualidade e superioridade face ao adversário.

O Benfica foi para o intervalo a vencer por 1-0; todavia, fez uma segunda parte de luxo onde apontou quatro golos e estabeleceu o resultado final em 5-0.

Duarte Sousa Vinagre
Duarte Sousa Vinagre
O Duarte tem 19 anos e estuda Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa. É um apaixonado pelo Sporting e, principalmente, no que toca ao Futsal, Andebol e Futebol.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.