- Advertisement -

Numa pequena cidade espanhola, vive uma autêntica muralha portuguesa. Talvez para muitos seja um autêntico desconhecido, mas para quem acompanha a modalidade de perto, já pouco passa despercebido. Em Valdepeñas, uma cidade a pouco mais de 215 km de Madrid, encontra-se um clube que está a surpreender as estruturas do Futsal espanhol. No Viña Albali Valdepeñas, a tal surpresa e atual terceiro classificado da Liga Espanhola, existe a muralha, de seu nome Eduardo Sousa Veiga – ou muitas vezes conhecido por Edu Sousa.

Atualmente com 23 anos, este jovem guarda-redes esteve em destaque na Taça de Espanha ao serviço do seu clube. Foi o grande protagonista ao levar (não diria às costas, mas quase) o Vinã Albali Valdepeñas a uma Final inédita contra o FC Barcelona. Edu Sousa foi até muito destacado pela própria Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) ao longo de toda a competição e com razão. Mas quem é este guarda-redes?

Começou a sua caminhada no país de nuestros hermanos, no Zierbena FS com apenas 19 anos. Após dois anos no clube basco, o português mudou-se para Este para o CA Osasuna Magna, onde ficaria por dois anos para depois se mudar para Valdepeñas. Numa das melhores escolas de guarda-redes mundiais, como é a Espanha, Edu Sousa já tem as características típicas de um portero espanhol.

Edu Sousa é um guarda-redes alto e a início isto pode parecer uma «fraqueza», porém não é este o caso. Ao contrário do tradicional guarda-redes português, que é de uma estatura média ou média-baixa, Edu Sousa assemelha-se muito à característica típica de um guarda-redes espanhol. Basta olhar para Juanjo, Paco Sedano e se continuar a lista é enorme. Mas para uma liga como a Espanhola a altura não é um problema, mas sim uma grande vantagem.

Devido à alta estatura, Edu Sousa consegue, muitas vezes, estar muito afastado da linha de golo e, ainda assim, cobrir grande parte dos ângulos possíveis de remate da sua baliza. Em caso de fazer uma mancha, o jovem guarda-redes tem uma rápida recuperação e caso perca a sua posição, novamente, a sua altura permite que, facilmente, consiga cobrir tudo de forma rápida.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Trabzonspor disposto a pagar os 5 milhões de euros desejados pelo Estrela da Amadora por médio… mas preço subiu

O Trabzonspor volta à carga por Eddy Doué, médio do Estrela da Amadora. Depois de tentar no verão, haverá espaço a nova tentativa em janeiro.

Georgios Vagiannidis corre contra o tempo e dá razões para o Sporting sorrir

Georgios Vagiannidis voltou ao Sporting lesionado, mas as primeiras sensações são positivas. Lesão grave temida está descartada.

3 cartazes de apoio a Cristiano Ronaldo e contra Jorge Jesus afixados em Lisboa

Depois de toda a polémica, uma ação insólita de protesto. Foram afixados três cartazes de apoio a Cristiano Ronaldo e contra Jorge Jesus.

Gianluca Prestianni atrai interesse de 5 clubes da Premier League depois do arranque de época pelo Benfica

Há cinco clubes da Premier League a acompanhar a temporada de Gianluca Prestianni. Extremo tem estado em destaque no Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Gonçalves revela novos pormenores da saída do Sporting: «Queria participar e jogar, mas foi decidido assim desde o início e tinha de respeitar»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista. Jogador abordou saída do Sporting e deixou mensagem de carinho aos adeptos.

Pedro Gonçalves ambiciona regresso à seleção e elogia Jorge Jesus: «Vai tentar trazer uma nova imagem para Portugal e tentar conquistar troféus»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista. Jogador perspetivou regresso à seleção e elogiou Jorge Jesus.

Pedro Gonçalves elogia projeto da Fiorentina e compara Serie A à Primeira Liga: «Historicamente, os treinadores são muito mais táticos»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista. Jogador da Fiorentina falou dos primeiros tempos em Itália e da Serie A.