📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Numa pequena cidade espanhola, vive uma autêntica muralha portuguesa. Talvez para muitos seja um autêntico desconhecido, mas para quem acompanha a modalidade de perto, já pouco passa despercebido. Em Valdepeñas, uma cidade a pouco mais de 215 km de Madrid, encontra-se um clube que está a surpreender as estruturas do Futsal espanhol. No Viña Albali Valdepeñas, a tal surpresa e atual terceiro classificado da Liga Espanhola, existe a muralha, de seu nome Eduardo Sousa Veiga – ou muitas vezes conhecido por Edu Sousa.

Atualmente com 23 anos, este jovem guarda-redes esteve em destaque na Taça de Espanha ao serviço do seu clube. Foi o grande protagonista ao levar (não diria às costas, mas quase) o Vinã Albali Valdepeñas a uma Final inédita contra o FC Barcelona. Edu Sousa foi até muito destacado pela própria Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) ao longo de toda a competição e com razão. Mas quem é este guarda-redes?

Começou a sua caminhada no país de nuestros hermanos, no Zierbena FS com apenas 19 anos. Após dois anos no clube basco, o português mudou-se para Este para o CA Osasuna Magna, onde ficaria por dois anos para depois se mudar para Valdepeñas. Numa das melhores escolas de guarda-redes mundiais, como é a Espanha, Edu Sousa já tem as características típicas de um portero espanhol.

Edu Sousa é um guarda-redes alto e a início isto pode parecer uma «fraqueza», porém não é este o caso. Ao contrário do tradicional guarda-redes português, que é de uma estatura média ou média-baixa, Edu Sousa assemelha-se muito à característica típica de um guarda-redes espanhol. Basta olhar para Juanjo, Paco Sedano e se continuar a lista é enorme. Mas para uma liga como a Espanhola a altura não é um problema, mas sim uma grande vantagem.

Devido à alta estatura, Edu Sousa consegue, muitas vezes, estar muito afastado da linha de golo e, ainda assim, cobrir grande parte dos ângulos possíveis de remate da sua baliza. Em caso de fazer uma mancha, o jovem guarda-redes tem uma rápida recuperação e caso perca a sua posição, novamente, a sua altura permite que, facilmente, consiga cobrir tudo de forma rápida.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional pensa em treinador que já passou pela La Liga para o comando técnico

O Internacional pode avançar para a contratação de Paulo Pezzolano. O treinador encontra-se livre no mercado desde que saiu o Watford.

Golo de Pedro Neto garante lugar do Chelsea nas meias-finais da Taça da Liga Inglesa

No encontro dos quartos-de-final da Taça da Liga Inglesa desta terça-feira, o Chelsea venceu no terreno do Cardiff City por três bolas a uma.

Teria lugar em Alvalade? Ex-central do Sporting conquista o seu espaço na Bélgica

José Marsà passou pelo Sporting durante algumas temporadas. O jogador é um dos destaques do Mechelen, emblema da Liga Belga.

Ivan Baptista em antevisão ao último jogo do Benfica na Champions League: «Poderia perfeitamente ser um jogo de playoff»

Ivan Baptista espera «um bom espetáculo» no encontro do Benfica com o PSG, naquele que será o último jogo da temporada na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United contraria declarações de Bruno Fernandes

O Manchester United lembrou antigas declarações de Bruno Fernandes, que disse numa recente entrevista que o clube não queria que ele ficasse.

Desentendimentos no balneário do Arsenal depois da vitória na Premier League

Os capitães do Arsenal, Martin Odegaard e Declan Rice, mostraram-se frustrados com a exibição da equipa frente ao Wolverhampton.

PSG condenado a pagar 60 milhões de euros a Kylian Mbappé com efeitos imediatos

O tribunal de trabalho de Paris deu razão a Kylian Mbappé no caso sobre salários em atraso. O PSG é obrigado a pagar, mesmo que decida recorrer.