- Advertisement -

Numa pequena cidade espanhola, vive uma autêntica muralha portuguesa. Talvez para muitos seja um autêntico desconhecido, mas para quem acompanha a modalidade de perto, já pouco passa despercebido. Em Valdepeñas, uma cidade a pouco mais de 215 km de Madrid, encontra-se um clube que está a surpreender as estruturas do Futsal espanhol. No Viña Albali Valdepeñas, a tal surpresa e atual terceiro classificado da Liga Espanhola, existe a muralha, de seu nome Eduardo Sousa Veiga – ou muitas vezes conhecido por Edu Sousa.

Atualmente com 23 anos, este jovem guarda-redes esteve em destaque na Taça de Espanha ao serviço do seu clube. Foi o grande protagonista ao levar (não diria às costas, mas quase) o Vinã Albali Valdepeñas a uma Final inédita contra o FC Barcelona. Edu Sousa foi até muito destacado pela própria Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) ao longo de toda a competição e com razão. Mas quem é este guarda-redes?

Começou a sua caminhada no país de nuestros hermanos, no Zierbena FS com apenas 19 anos. Após dois anos no clube basco, o português mudou-se para Este para o CA Osasuna Magna, onde ficaria por dois anos para depois se mudar para Valdepeñas. Numa das melhores escolas de guarda-redes mundiais, como é a Espanha, Edu Sousa já tem as características típicas de um portero espanhol.

Edu Sousa é um guarda-redes alto e a início isto pode parecer uma «fraqueza», porém não é este o caso. Ao contrário do tradicional guarda-redes português, que é de uma estatura média ou média-baixa, Edu Sousa assemelha-se muito à característica típica de um guarda-redes espanhol. Basta olhar para Juanjo, Paco Sedano e se continuar a lista é enorme. Mas para uma liga como a Espanhola a altura não é um problema, mas sim uma grande vantagem.

Devido à alta estatura, Edu Sousa consegue, muitas vezes, estar muito afastado da linha de golo e, ainda assim, cobrir grande parte dos ângulos possíveis de remate da sua baliza. Em caso de fazer uma mancha, o jovem guarda-redes tem uma rápida recuperação e caso perca a sua posição, novamente, a sua altura permite que, facilmente, consiga cobrir tudo de forma rápida.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica avança para a renovação de contrato de 4 jogadores

O Benfica vai acelerar na renovação de contrato de quatro jogadores: Samuel Soares, Anatoliy Trubin, Gianluca Presitanni e Andreas Schjelderup.

Abel Ferreira ‘protege-se’ de Ruben Amorim: Palmeiras coloca 180 milhões de euros de cláusula em jogador

O Palmeiras decidiu colocar uma cláusula de rescisão de 180 milhões de euros no novo contrato de José Manuel López.

Alanyaspor de João Pereira sobe ao 7.º lugar: eis os resultados da Liga turca

Alanyaspor de João Pereira venceu por 1-0 Rizespor. Kacper Kozlowski brilha na vitória do Gaziantep sobre o Goztepe.

Al Hilal sofre a primeira derrota para o campeonato

Al Hilal perdeu 2-0 em casa contra o Neom SC. Rúben Neves foi titular mas não conseguiu evitar a derrota.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia e Arouca empatam para a Primeira Liga

O Estoril Praia e o Arouca enfrentaram-se durante a noite desta segunda-feira, com um empate a zero entre os dois clubes.

Matheus Nunes responde ao Bola na Rede: «Se o mister me colocar a defender como lateral e a construir como médio, eu vou gostar»

Matheus Nunes anteviu o embate entre FC Porto e Manchester City na 1.ª jornada da Champions League e respondeu à pergunta do Bola na Rede.

FC Porto: André Silva esteve na órbita de outro clube português

André Silva chegou ao FC Porto no último mercado de transferências de verão, mas o Braga também esteve interessado.