Olheiro BnR: Ivan Chishkala

É um jogador que já partilhou balneário, tanto no Gazprom-Ugra como na seleção russa, com um dos melhores pivôs do Mundo, Éder Lima, e por isso deve ter retirado muitos ensinamentos ao longo dos anos. Em Lisboa, Chishkala irá encontrar um velho conhecido da sua seleção e do Gazprom-Ugra: nada mais nada menos do que Robinho, que acredito que tenha tido alguma importância nesta contratação. Esta dupla (e ligação russa) pode ser o caminho que o SL Benfica tanto procura para chegar à estação de “Mais Títulos Possíveis Numa Época”.

À primeira vista, como grandes dificuldades, podemos apontar que Chishkala na grande maioria das vezes poderá ser ultrapassado facilmente numa jogada de um para um e aqui falamos, obviamente, mais nas competições europeias do que propriamente no campeonato português. Defensivamente, pode ser um jogador com algumas lacunas numa zona mais avançada do terreno, pois em cinco para quatro o jogador mostra uma grande consistência.

No Futsal, os jogadores estão em constante rotação em campo, principalmente a defender, e é aqui que Ivan Chishkala demonstra alguma dificuldade, quando no momento da transição defensiva perde a perceção onde está a bola e o seu adversário, focando-se muito no último e ficando de costas para a bola. São aspetos que facilmente são trabalhados e melhorados com minutos e adaptação ao novo Futsal que irá encontrar em Portugal.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Gazprom-Ugra futsal (Yugorsk) (@gazprom_ugra_official) a

Depois de nove épocas no Gazprom-Ugra e de toda a carreira em palcos russos, Ivan Chishkala dá um passo gigante naquilo que é a sua projeção para o Futsal europeu. Um dado curioso é que de toda a equipa que fez o apuramento para o Mundial da Lituânia, apenas dois jogadores não faziam parte de clubes russos: Éder Lima (SC Corinthians) e Robinho (SL Benfica). Agora, Chishkala junta-se aos dois brasileiros naturalizados russos numa aventura por Portugal e pelo SL Benfica, numa decisão que chocou mesmo alguns amantes da modalidade devido à mudança de dois países completamente díspares.

O russo não é assim tão desconhecido do público português, pois já defrontou, a título de exemplo, o SL Benfica na UEFA Futsal Cup de 2015/16 (que o Gazprom-Ugra viria a ganhar) e a seleção portuguesa no EURO 2018, competição de boa memória para a seleção das Quinas. Resta agora saber se a qualidade do pivô russo se repercute nos pavilhões portugueses, sabendo, à priori, que será uma mudança radical a todos os níveis na vida de Ivan Chishkala.

Foto de Capa: Gazprom-Ugra

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Georgios Vagiannidis

Vagiannidis é um lateral muito vertical e ofensivo que dá preferência aos movimentos exteriores, apostando muitas vezes em cruzamentos

Benfica: Nápoles pode avançar por Florentino Luís nas próximas semanas

O Nápoles continua interessado em Florentino Luís. Benfica quer receber cerca de 30 milhões de euros, mas é possível valores inferiores.

5 possíveis jogadores revelação da Primeira Liga 25/26

O médio dinamarquês, de 19 anos, chegou à Primeira Liga e ao FC Porto com a reputação de “box-to-box” capaz de cobrir todo o corredor central.

Luuk de Jong revela ter rejeitado abordagens de clubes antes de rumar ao FC Porto

Luuk de Jong é o mais recente reforço do FC Porto. Avançado neerlandês revela ter recusado abordagens da MLS.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecida a lesão de Neemias Queta: Poste continua com a Seleção Nacional

Neemias Queta continua integrado com a Seleção Nacional. Federação Portuguesa de Basquetebol esclarece lesão do poste luso.

Luis Suárez deixa curta mensagem após estrear-se a titular pelo Sporting

Luis Suárez estreou-se a titular pelo Sporting diante do Casa Pia na Primeira Liga. Eis a mensagem do avançado.

Manchester City empresta defesa brasileiro ao Girona até final da época

Vitor Reis foi emprestado pelo Manchester City ao Girona até ao final da temporada. A cedência não contempla opção de compra.