Onde estão eles agora?

Dos três guarda-redes, somente Zé Carlos, 46 anos, não está no ativo. Bebé, 35 anos, defende as redes dos Leões de Porto Salvo, enquanto Carlos Paulo, 31 anos, veste a camisola do Olho Marinho, de Óbidos. Dos fixos, só Rúben Simões, 28 anos, e Zé Maria, 41 anos, ainda jogam no Atlético CP e nos Novos Talentos do Cacém, respetivamente. Os outros dois fixos, Davi e Pedro Costa (ambos 39 anos), já penduraram as botas. Contudo, Pedro Costa ainda se mantém ligado ao futsal, sendo treinador do Nagoya Ocean, do Japão. 

Quanto aos alas, continuam no ativo quatro jogadores: Arnaldo, atleta do Rio Ave FC (39 anos); Pany Varela, jogador do Sporting CP (29 anos); Marinho, atleta do SC Braga (33 anos) e Ricardinho, atual melhor do mundo da modalidade, atuando no Inter Movistar (33 anos). Gonçalo Alves (41 anos) não joga, mas ainda participa na festa do futsal como Team Manager do SL Benfica. Dos pivôs, apenas Joel Queirós ainda se mantém no ativo, representando as cores do Modicus de Sandim. César Paulo e Pedrinho já não mostram a sua qualidade nas quadras. André Lima (47 anos), o grande obreiro desta conquista, ocupa o cargo de treinador no Guangzhou Lixun, equipa do campeonato chinês.

Gonçalo Alves, Team Manager do SL Benfica, fez parte do plantel que venceu a inédita UEFA Futsal Cup em 2010

Fonte: SL Benfica

Os encarnados perseguiam este troféu desde a final perdida de 2004 e, após seis anos volvidos, conseguiram ser a primeira equipa portuguesa a vencer a competição. O facto de cinco jogadores – José Maria, Zé Carlos, Pedro Costa, Arnaldo Pereira e Ricardinho – terem participado em ambas as finais comprova a vontade de vencer este título. André Lima, treinador na final de 2010 e jogador na final de 2004, guiou o plantel do SL Benfica até à gloria.

Ligados ou não à modalidade, os nomes de todos estes 15 jogadores jamais serão esquecidos pois imortalizaram o seu nome no troféu mais importante do futsal. E não só! O passado é feito de grandes histórias e de grandes momentos para serem contados. Para sempre irei dizer que estive presente num dos momentos mais importantes da história da modalidade para Portugal e, sobretudo, para o SL Benfica.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: UEFA

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Xabi Alonso explica ausência de Rodrygo e lamenta derrota do Real Madrid com o PSG: «Óbvio que dói»

Xabi Alonso lamentou a derrota do Real Madrid frente ao PSG nas meias-finais do Mundial de Clubes. O técnico falou também da ausência de Rodrygo.

Luis Enrique enaltece vitória do PSG com Real Madrid e destaca estrela da equipa: «Merece ganhar tudo»

Luis Enrique fez a análise à goleada imposta pelo PSG ao Real Madrid nas meias-finais do Mundial de Clubes. O técnico espanhol elogiou Ousmane Dembélé.

Fabrizio Romano garante que Viktor Gyokeres não se apresenta ao Sporting na sexta-feira

Viktor Gyokeres não se vai apresentar aos trabalhos no Sporting nesta sexta-feira. O avançado sueco está à espera da conclusão do negócio com o Arsenal.

Eis o ranking UEFA atualizado depois desta quarta-feira

O Ranking UEFA sofreu algumas alterações durante esta quarta-feira, devido aos jogos das pré-eliminatórias da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

França vence País de Gales no Euro 2025 Feminino

A França venceu o País de Gales por quatro bolas a uma, num encontro válido pela fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Os 2 jogadores que deixaram o Real Madrid depois da eliminação no Mundial de Clubes 2025

Lucas Vázquez e Luka Modric deixaram de ser jogadores do Real Madrid, depois da eliminação dos merengues no Mundial de Clubes 2025.

O golo de Gonçalo Ramos ao Real Madrid com direito a homenagem a Diogo Jota

Gonçalo Ramos marcou o último golo da goleada aplicada pelo PSG ao Real Madrid, nas meias finais do Mundial de Clubes 2025.