📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Para quando a profissionalização dos guerreiros?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO Sporting de Braga/AAUM tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade no futsal português, assumindo-se cada vez mais como o terceiro clube no nosso país. Este ano de 2017, conseguiu aceder à final dos play-offs na primeira divisão e por conseguinte estrear-se na UEFA futsal Cup, algo incrível quando nos referimos a uma equipa semiprofissional.

Olhando para o crescimento brutal que o clube bracarense tem tido nos últimos anos, não só no futebol de salão, obviamente, mas é uma variante na qual os guerreiros do Minho têm evoluído a olhos vistos e sobre qual o meu artigo irá incidir. Mesmo com as limitações e os condicionalismos resultantes de não ser possível dedicar o seu tempo todo a treinar, só mesmo quando se transferem para os grandes de Lisboa ou para o estrangeiro, os jogadores minhotos conseguem esbater essas diferenças e equilibrar os jogos, com alguns brilharetes pelo meio. Para além disso, o clube nortenho tem permitido a muitos jogadores de qualidade a chamado para diferentes escalões das seleções nacionais Realmente é com muita pena que vejo o Braga com este estatuto, pois se assim já dão tantas alegrias ao povo bracarense em particular e ao português no geral, imagino se a equipa de Paulo Tavares fosse completamente profissional. Creio que nessa situação passaríamos a ter três equipas a disputar os títulos nacionais com armas obviamente diferentes mas já num patamar mais aproximado.

Este é o grupo onde calhou o emblema minhoto, com grandes formações pela frente Fonte: SC Braga
Este é o grupo onde calhou o emblema minhoto, com grandes formações pela frente
Fonte: SC Braga

Quem diz o SC Braga também inclui obviamente outras equipas como a Desportiva do Fundão, a CCRD Burinhosa, o MODICUS, os Leões de Porto Salvo ou o Belenenses, entre outros. Claro que estava a destacar o Braga pela sua estreia na Liga dos Campeões de futsal, onde irá defrontar na ronda de Elite o Inter Movistar, o Kairat Almaty e o atual campeão romeno Deva. Um grupo muito complicado tendo em conta o palmarés do Inter, atual campeão europeu em título e do Kairat, que também conquistou esta competição há pouco tempo, em 2015. Os romenos não têm um nome tão sonante como os outros dois, mas é uma equipa totalmente profissional, logo tem outras condições que os arsenalistas não têm.

Isso dentro da quadra até pode não se notar, e nesse caso o mérito vai todo para a equipa técnica e jogadores da equipa portuguesa, mas o certo é que sem a tal profissionalização da equipa, irá sempre ser extremamente complicado sonhar com algo mais do que a presença na ronda de Elite da UFC ou ganhar campeonatos nacionais, ou pelo menos disputar regularmente as finais do play-off do principal escalão.

Foto de Capa: SC Braga

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.