📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Para quando a profissionalização dos guerreiros?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO Sporting de Braga/AAUM tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade no futsal português, assumindo-se cada vez mais como o terceiro clube no nosso país. Este ano de 2017, conseguiu aceder à final dos play-offs na primeira divisão e por conseguinte estrear-se na UEFA futsal Cup, algo incrível quando nos referimos a uma equipa semiprofissional.

Olhando para o crescimento brutal que o clube bracarense tem tido nos últimos anos, não só no futebol de salão, obviamente, mas é uma variante na qual os guerreiros do Minho têm evoluído a olhos vistos e sobre qual o meu artigo irá incidir. Mesmo com as limitações e os condicionalismos resultantes de não ser possível dedicar o seu tempo todo a treinar, só mesmo quando se transferem para os grandes de Lisboa ou para o estrangeiro, os jogadores minhotos conseguem esbater essas diferenças e equilibrar os jogos, com alguns brilharetes pelo meio. Para além disso, o clube nortenho tem permitido a muitos jogadores de qualidade a chamado para diferentes escalões das seleções nacionais Realmente é com muita pena que vejo o Braga com este estatuto, pois se assim já dão tantas alegrias ao povo bracarense em particular e ao português no geral, imagino se a equipa de Paulo Tavares fosse completamente profissional. Creio que nessa situação passaríamos a ter três equipas a disputar os títulos nacionais com armas obviamente diferentes mas já num patamar mais aproximado.

Este é o grupo onde calhou o emblema minhoto, com grandes formações pela frente Fonte: SC Braga
Este é o grupo onde calhou o emblema minhoto, com grandes formações pela frente
Fonte: SC Braga

Quem diz o SC Braga também inclui obviamente outras equipas como a Desportiva do Fundão, a CCRD Burinhosa, o MODICUS, os Leões de Porto Salvo ou o Belenenses, entre outros. Claro que estava a destacar o Braga pela sua estreia na Liga dos Campeões de futsal, onde irá defrontar na ronda de Elite o Inter Movistar, o Kairat Almaty e o atual campeão romeno Deva. Um grupo muito complicado tendo em conta o palmarés do Inter, atual campeão europeu em título e do Kairat, que também conquistou esta competição há pouco tempo, em 2015. Os romenos não têm um nome tão sonante como os outros dois, mas é uma equipa totalmente profissional, logo tem outras condições que os arsenalistas não têm.

Isso dentro da quadra até pode não se notar, e nesse caso o mérito vai todo para a equipa técnica e jogadores da equipa portuguesa, mas o certo é que sem a tal profissionalização da equipa, irá sempre ser extremamente complicado sonhar com algo mais do que a presença na ronda de Elite da UFC ou ganhar campeonatos nacionais, ou pelo menos disputar regularmente as finais do play-off do principal escalão.

Foto de Capa: SC Braga

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Já vão 28 anos: A última vez que a Escócia e a Áustria foram ao Mundial

A Escócia e a Áustria qualificaram-se diretamente para o Mundial 2026. Ambas as seleções não iam ao torneio desde 1998.

Com Portugal incluído: eis os 12 cabeças de série no pote 1 do sorteio do Mundial 2026

Portugal vai ser cabeça de série no Mundial 2026. Já são conhecidas as 12 seleções do pote 1 para o sorteio.

André Villas-Boas esteve com Pedro Proença antes de falar ao Conselho de Arbitragem

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, reuniu-se também com Pedro Proença antes do encontro com o Conselho de Arbitragem.

Rival do Besiktas afasta-se da corrida por Rafa Silva

O Galatasaray está fora da corrida por Rafa Silva. O clube de Istambul foi apontado como possível destino do avançado português, mas a imprensa turca garante que a equipa não pretende o jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Oyarzabal mantém registo imparável por Espanha e envolveu-se sempre em golos nos últimos 9 jogos

Mikel Oyarzabal é um dos jogadores em melhor forma por Espanha. O avançado de 28 anos somou oito golos e sete assistências nos últimos nove encontros oficiais.

Atenção: Nuno Santos está de volta depois de 389 dias da grave lesão

Nuno Santos está preparado para voltar aos treinos do Sporting. Foram 389 dias de fora e 59 jogos falhados para o ala.

Andy Robertson guiou a Escócia ao Mundial 2026 e emocionou-se nos festejos: «Não consegui tirar o meu amigo Diogo Jota da cabeça»

Andy Robertson, capitão da Escócia, deixou um testemunho emocionado após a qualificação escocesa para o Mundial 2026. Defesa lembrou Diogo Jota.