Portugal 4-0 Letónia: Entrada com o pé direito rumo à Lituânia

- Advertisement -

Foi em Viseu, e logo com pé direito, que começou a caminhada para que as cores portuguesas estivessem representadas na Lituânia, sede do próximo Mundial 2020, e a Letónia foi o primeiro adversário do Grupo 8 na qualificação para o Campeonato do Mundo de Futsal. À partida, ambas as equipas sabiam que a República Checa já tinha vencido o primeiro jogo e, por isso, havia a vontade de acompanhar os checos na liderança do grupo.

Obviamente, os portugueses, atuais campeões europeus, tinham mais do que obrigação de ter uma entrada demolidora e assumir a condição de favoritos. Foi isso que se verificou logo no início do jogo e Ricardinho entrou com muita vontade de conseguir resolver logo o jogo. A Letónia, que deu os destinos do jogo aos portugueses, entrava muito na expetativa e muito recuada no terreno.

Ao minuto seis, abriu-se mesmo o marcador em Viseu e foi para Portugal. Pany Varela tentou entrar através do lado esquerdo, mas acabou por ser bloqueado o seu cruzamento, mas Pedro Cary estava atento. O ala português apanhou a bola e viu Cardinal sozinho do lado direito e só teve de dar a bola para o pivô. O número sete português rematou com força e sem hipóteses para Bondars.

Cardinal foi o primeiro a marcar um golo português nesta fase de qualificação para o Mundial
Fonte: FPF

Houve pouco tempo para respirar no lado letã, pois, dois minutos depois, houve novo golo para as cores portuguesas, que bem entrava no jogo. A jogada começou com uma recuperação a meio campo de Pedro Cary, que tabelou com Pany Varela para sair da confusão. Depois, Pany só teve de encontrar Pedro Cary para que este só tivesse de encostar a bola para o segundo golo na partida (2-0). De destacar a boa exibição inicial de Pedro Cary, que fez um golo e uma assistência.

Portugal estava muito bem no encontro, com boas trocas de bola e grande capacidade coletiva. Ainda assim, faltava uma melhor finalização e talvez uma ajuda dos postes, visto que algumas bolas foram ao poste e acabaram por não entrar. Os letões tinham muita dificuldade para criar oportunidades e até mesmo de construir jogo, o que é perfeitamente normal.

A faltar dois minutos para o fim do primeiro tempo, a Letónia apostou num cinco para quatro para ganhar mais posse de bola e controlo no jogo. Porém, não correu bem. Ainda a faltar 53 segundos para o término, Strazdiņš em zona frontal à baliza portuguesa, rematou com força e houve tempo para uma boa defesa de André Sousa. As duas equipas foram para o intervalo com uma vantagem de dois golos para Portugal.

Ao minuto sete, houve um revés para a seleção portuguesa. Tiago Brito levou o segundo amarelo e, consequentemente, cartão vermelho. O ala português perdeu a bola a meio campo, agarrou o jogador letão que ia isolado para a baliza e, por isso, o árbitro da partida esteve bem na sua decisão. Tiago Brito fica também impossibilitado de jogar a próxima jornada contra a Alemanha.

A Letónia estava assim dois minutos em vantagem numérica e tentava reduzir a desvantagem lusa, contudo, Portugal estava a defender muito bem e também André Sousa mantinha a qualidade defensiva. Assim, os letões não conseguiram marcar qualquer golo e, depois dos dois minutos, os lusos voltaram a ter quatro jogadores em campo.

Ao minuto 12, vimos Maradona em campo, ou pelo menos, a recriação de uma jogada semelhante a um golo do argentino. Também começa pela letra M, mas foi Márcio o autor desta bela jogada. O jogador do SC Braga, numa jogada individual, veio da esquerda para o meio e rematou cruzado para novo golo português. Desta vez, o poste foi amigo de Portugal e a bola acabou por entrar na baliza letã. Estava assim feito o 3-0. Bondars ainda se esticou todo, mas nem que tivesse asas lá conseguiria chegar.

A Letónia precisava de reduzir a vantagem e voltou a apostar no cinco para quatro, mas claramente se os letões tinham dificuldades sem guarda-redes avançado, imagine-se desta forma… Pior ainda. Foi pior porque a equipa letã acabou mesmo por sofrer novo golo português para sentenciar a partida.

A faltar 01.22 para o final do jogo, houve um primeiro corte de Ricardinho e a bola acabou por sobrar para Bruno Coelho. O ala português só teve de olhar para a baliza, que estava sem ninguém, e marcar o quarto da partida para Portugal. Foi um golo que deu ainda mais tranquilidade à equipa portuguesa e deu também o resultado final na partida. Com esta vitória, Portugal ganha três pontos e é líder do Grupo 8 juntamente com a República Checa, que também venceu o seu jogo.

CINCOS INICAIS:

Portugal – André Sousa (GR), Fábio Cecílio, João Matos, Ricardinho e Bruno Coelho

Letónia – Bondars (GR), Seņs, Babris, Halimons e Matjušenko

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PSG rouba jovem talento Dro Fernández ao Barcelona por cerca de seis milhões de euros

Dro Fernández foi confirmado, esta segunda-feira, como reforço do PSG. O jovem de 18 anos deixa o Barcelona por pouco mais de seis milhões de euros.

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.

Manchester City pode perder um dos defesas-centrais a custo zero no final da temporada

John Stones está preparado para abandonar o Manchester City no final da temporada. O inglês não chegou a acordo para renovação e termina o atual contrato em junho.

O regresso de Álvaro Carreras ao Estádio da Luz

Na Luz, Samuel Dahl continua sem fazer esquecer totalmente Álvaro Carreras, que desbrava mundo em Madrid e assume-se como um dos melhores laterais da actualidade.