Portugal à conquista da Europa! | Futsal feminino

modalidades cabeçalho

O calendário desportivo, mais concretamente do futsal, não para. Depois do término dos campeonatos nacionais, eis que temos outra grande competição à porta. Trata-se da segunda edição do Campeonato Europeu de Futsal Feminino, que decorre em Gondomar entre os dias 1 e 3 de Julho, em formato de final four.

Para além da nossa seleção, vice-campeã na primeira edição ao perder com a congénere da Espanha na final, junta-se a campeã em título, a Ucrânia e a Hungria, originalmente não qualificada para este torneio mas repescada face à ausência da Rússia de fases finais de grandes torneios.

A nossa meia-final e consequente estreia na prova ocorre no dia 1, contra a outsider deste elenco, a formação magiar contra quem a seleção portuguesa tem um histórico perfeito: 3 jogos, 3 triunfos portugueses e 20-0 em golos!

Mas o último confronto já é de 2019 e muito mudou nas seleções desde então, sendo que este é ainda para mais um encontro e uma competição diferente, com toda uma envolvência e uma pressão acrescidas, mas as nossas meninas são favoritas para vencer e estar presentes na grande final, onde as espera o vencedor do Espanha – Ucrânia, a disputar no mesmo local, no mesmo dia mas horas antes.

Em jeito de curiosidade, de referir que este torneio já deveria ter sido realizado anteriormente, mas foi adiado por duas ocasiões, embora por motivos distintos. Originalmente, a primeira data indicada para a realização do torneio era Fevereiro de 2021, mas foi adiado devido à pandemia de Covid 19, tendo sido remarcado para a mesma altura do ano seguinte, 2022. Mas, a já falada e sobejamente conhecida invasão russa à Ucrânia e consequente dúvida em relação à participação da equipa ucraniana levaram a UEFA a tomar medidas drásticas. Em linha com as outras federações desportivas, optaram por banir a Rússia dos seus eventos e adiar de novo a prova para esta data, anunciando também que a competição se iria realizar em Portugal.

Para o seu lugar, entrou a segunda classificada no grupo de apuramento, neste caso a Hungria, impedindo assim que o elenco de 2019 se repita. Mais uma curiosidade, em 2019 a primeira edição realizou-se no mesmo local e teria as mesmas 4 equipas se não houvesse esta situação da guerra na Ucrânia.

Esperemos que desta vez o vencedor final seja diferente e o sentimento dentro da seleção nacional orientada por Luís Conceição é de que, com o apoio fervoroso dos adeptos tudo é possível, o trabalho de treino está feito e agora é esperar que tudo corra pelo melhor para que no dia 3 possamos todos festejar!

Foto de Capa: FPF

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva deixa a garantia: «Cheguei a falar com o agente do Gyokeres»

Marco Silva admitiu que o Fulham esteve atento a Viktor Gyokeres, quando o avançado sueco representava o Coventry City.

AS Roma paga 10 milhões de euros e garante contratação de novo defesa

A AS Roma quer garantir um reforço do plantel e fechou um novo defesa. Daniele Ghilardi vai chegar proveniente do Hellas Verona.

Marco Silva nega central no Benfica: «Está fora de questão»

Marco Silva rejeitou qualquer possibilidade de Jorge Cuenca representar o Benfica. O central representa o Fulham.

Sporting comprou Luis Suárez ao Almería e clube espanhol está perto de atingir marca redonda

O Sporting investiu 22 milhões de euros na contratação de Luis Suárez ao Almería e o clube espanhol está perto dos 50 milhões de euros em vendas.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG tem acordo com guarda-redes e quer fechar contratação nos próximos dias

O PSG está ciente da possibilidade de perder Gianluigi Donnarumma neste mercado. Lucas Chevalier é o eleito para o lugar.

Há mais um clube em negociações para contratar Thomas Muller

Thomas Muller procura um novo clube depois de deixar o Bayern Munique em final de contrato. Vancouver Whitecaps quer o médio.

Jack Grealish pode trocar Manchester City por outra equipa da Premier League

Jack Grealish pode deixar o Manchester City neste mercado de transferências. O Everton está interessado no jogador.