Portugal à conquista da Europa! | Futsal feminino

modalidades cabeçalho

O calendário desportivo, mais concretamente do futsal, não para. Depois do término dos campeonatos nacionais, eis que temos outra grande competição à porta. Trata-se da segunda edição do Campeonato Europeu de Futsal Feminino, que decorre em Gondomar entre os dias 1 e 3 de Julho, em formato de final four.

Para além da nossa seleção, vice-campeã na primeira edição ao perder com a congénere da Espanha na final, junta-se a campeã em título, a Ucrânia e a Hungria, originalmente não qualificada para este torneio mas repescada face à ausência da Rússia de fases finais de grandes torneios.

A nossa meia-final e consequente estreia na prova ocorre no dia 1, contra a outsider deste elenco, a formação magiar contra quem a seleção portuguesa tem um histórico perfeito: 3 jogos, 3 triunfos portugueses e 20-0 em golos!

Mas o último confronto já é de 2019 e muito mudou nas seleções desde então, sendo que este é ainda para mais um encontro e uma competição diferente, com toda uma envolvência e uma pressão acrescidas, mas as nossas meninas são favoritas para vencer e estar presentes na grande final, onde as espera o vencedor do Espanha – Ucrânia, a disputar no mesmo local, no mesmo dia mas horas antes.

Em jeito de curiosidade, de referir que este torneio já deveria ter sido realizado anteriormente, mas foi adiado por duas ocasiões, embora por motivos distintos. Originalmente, a primeira data indicada para a realização do torneio era Fevereiro de 2021, mas foi adiado devido à pandemia de Covid 19, tendo sido remarcado para a mesma altura do ano seguinte, 2022. Mas, a já falada e sobejamente conhecida invasão russa à Ucrânia e consequente dúvida em relação à participação da equipa ucraniana levaram a UEFA a tomar medidas drásticas. Em linha com as outras federações desportivas, optaram por banir a Rússia dos seus eventos e adiar de novo a prova para esta data, anunciando também que a competição se iria realizar em Portugal.

Para o seu lugar, entrou a segunda classificada no grupo de apuramento, neste caso a Hungria, impedindo assim que o elenco de 2019 se repita. Mais uma curiosidade, em 2019 a primeira edição realizou-se no mesmo local e teria as mesmas 4 equipas se não houvesse esta situação da guerra na Ucrânia.

Esperemos que desta vez o vencedor final seja diferente e o sentimento dentro da seleção nacional orientada por Luís Conceição é de que, com o apoio fervoroso dos adeptos tudo é possível, o trabalho de treino está feito e agora é esperar que tudo corra pelo melhor para que no dia 3 possamos todos festejar!

Foto de Capa: FPF

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Exclusivo: Estoril Praia negoceia saída de Alejandro Marqués para o Sochi: eis os detalhes

O Estoril Praia recebeu uma proposta para transferir Alejandro Marqués. O Sochi, da Rússia, oferece 1,5 milhões de euros pelo negócio.

Irmãos Deus entram a ganhar no Alpine Paris Major

Os irmãos Deus entraram da melhor forma no Alpine Paris Major. O torneio é referente ao circuito do Premier Padel.

Benfica anunciou que teve um resultado positivo de 34,4 milhões de euros

O Benfica anunciou os resultados do Relatório e Contas sobre a temporada 2024/25. As águias confirmaram que tiveram um resultado positivo de 34,4 milhões de euros.

Saída de Nuno Espírito Santo do Nottingham Forest traz consequências: já não há treinadores portugueses às ordens de Evangelos Marinakis

Evangelos Marinakis já contratou alguns técnicos portugueses para os seus clubes, mas recentemente despediu Nuno Espírito Santo.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo quer ser reconhecido como nação e vai enviar pedido à ONU

O Flamengo quer ser reconhecido como a primeira nação no mundo do futebol e prepara-se para enviar um pedido à ONU.

Hungria 2-3 Portugal | Cancelo embala Portugal para o Mundial

Contra uma selecção com mais argumentos, recursos e qualidade nas suas transições ofensivas, Portugal tinha seguramente perdido.

Barcelona x Valência em estádio com 6000 espetadores: eis como se vão distribuir os bilhetes

O Barcelona vai receber o Valência no Estádio Johan Cruyff na próxima jornada, recinto que tem lugar apenas para seis mil espetadores.