Portugal à conquista da Europa! | Futsal feminino

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

O calendário desportivo, mais concretamente do futsal, não para. Depois do término dos campeonatos nacionais, eis que temos outra grande competição à porta. Trata-se da segunda edição do Campeonato Europeu de Futsal Feminino, que decorre em Gondomar entre os dias 1 e 3 de Julho, em formato de final four.

Para além da nossa seleção, vice-campeã na primeira edição ao perder com a congénere da Espanha na final, junta-se a campeã em título, a Ucrânia e a Hungria, originalmente não qualificada para este torneio mas repescada face à ausência da Rússia de fases finais de grandes torneios.

A nossa meia-final e consequente estreia na prova ocorre no dia 1, contra a outsider deste elenco, a formação magiar contra quem a seleção portuguesa tem um histórico perfeito: 3 jogos, 3 triunfos portugueses e 20-0 em golos!

Mas o último confronto já é de 2019 e muito mudou nas seleções desde então, sendo que este é ainda para mais um encontro e uma competição diferente, com toda uma envolvência e uma pressão acrescidas, mas as nossas meninas são favoritas para vencer e estar presentes na grande final, onde as espera o vencedor do Espanha – Ucrânia, a disputar no mesmo local, no mesmo dia mas horas antes.

Em jeito de curiosidade, de referir que este torneio já deveria ter sido realizado anteriormente, mas foi adiado por duas ocasiões, embora por motivos distintos. Originalmente, a primeira data indicada para a realização do torneio era Fevereiro de 2021, mas foi adiado devido à pandemia de Covid 19, tendo sido remarcado para a mesma altura do ano seguinte, 2022. Mas, a já falada e sobejamente conhecida invasão russa à Ucrânia e consequente dúvida em relação à participação da equipa ucraniana levaram a UEFA a tomar medidas drásticas. Em linha com as outras federações desportivas, optaram por banir a Rússia dos seus eventos e adiar de novo a prova para esta data, anunciando também que a competição se iria realizar em Portugal.

Para o seu lugar, entrou a segunda classificada no grupo de apuramento, neste caso a Hungria, impedindo assim que o elenco de 2019 se repita. Mais uma curiosidade, em 2019 a primeira edição realizou-se no mesmo local e teria as mesmas 4 equipas se não houvesse esta situação da guerra na Ucrânia.

Esperemos que desta vez o vencedor final seja diferente e o sentimento dentro da seleção nacional orientada por Luís Conceição é de que, com o apoio fervoroso dos adeptos tudo é possível, o trabalho de treino está feito e agora é esperar que tudo corra pelo melhor para que no dia 3 possamos todos festejar!

Foto de Capa: FPF

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Ruben Amorim não quer voltar agora a Portugal

Ruben Amorim não tem neste momento planos de voltar a Portugal. Técnico português está livre no mercado desde o Manchester United.

Ranking UEFA: Portugal sai em definitivo da corrida por um lugar extra na próxima Champions League

Portugal está fora da corrida por um lugar extra na Champions League 2026/27. Espanha aproxima-se após resultados de quarta-feira.

Juventus aponta guarda-redes do Liverpool para reforçar a baliza

A Juventus está a ponderar avançar pela contratação de Alisson Becker, com o guarda-redes do Liverpool a surgir como o principal alvo para reforçar a baliza.

Gigante argentino avança por Alejandro Garnacho

River Plate avança por Alejandro Garnacho, com o treinador Eduardo Coudet a falar diretamente com o avançado do Chelsea, segundo a imprensa argentina.

PUB

Mais Artigos Populares

Belmiro Pinto dos Santos prepara entrada na corrida à presidência do Vitória SC

O ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral admite avançar para a presidência e lembra que António Miguel Cardoso prometeu demitir-se caso o clube não termine em quinto lugar.

Steven Gerrard aponta sucessor de Mohamed Salah e recorda ex-FC Porto

Steven Gerrard admitiu que gostaria de ver Luis Díaz de volta ao Liverpool e apontou um possível substituto para Salah, que sai no fim da época.

Manuel Neuer sobre renovar contrato com o Bayern Munique: «Tudo é possível»

Manuel Neuer abordou o seu futuro após a vitória do Bayern Munique em Madrid. O alemão reforçou que gosta de trabalhar com a equipa.