Portugal | Fazer história em solo báltico

- Advertisement -

Entre os dias 8 e 14 de Setembro, na Letónia, discute-se a primeira edição do campeonato da Europa de futsal sub-19, com a presença de Portugal entre as oito equipas participantes.

A nossa seleção tem legítimas aspirações a ser campeã continental, mesmo tendo em conta a valia dos seus adversários. O sorteio da fase final ditou a presença de Portugal no grupo A, tendo como adversários nesta fase de grupos a anfitriã Letónia, a Polónia e o adversário mais cotado, a Rússia.

Esta nova “fornada” de jogadores portugueses tem muita qualidade, e está muito bem entregue nas mãos do técnico José Luís Mendes, técnico de 52 anos que já está há vários anos na estrutura técnica da FPF, com passagens pela seleção feminina, masculina, sub-21 masculinos e sub-19, equipa que irá orientar nestes próximos dias na Arena Riga, na capital deste país báltico.

O pensamento correto e lógico neste caso é pensar jogo a jogo, primeiro estudar bem os nossos três adversários. Não estou a dizer que não podemos sonhar ou pensar realisticamente na conquista do troféu, mas só conseguiremos chegar à fase a eliminar se mantivermos o respeito por todos os adversários, por menos fortes que possam parecer na teoria.

Em termos de convocatória, sem grande surpresa os clubes mais representados na lista de 14 convocados são os rivais lisboetas e o SC Braga, com cinco elementos (Sporting CP) e três (SL Benfica e Braga).

Rui Moreira, fixo do SL Benfica, é um dos eleitos para representar Portugal
Fonte: FPF

Os outros três convocados pertencem aos Leões de Porto Salvo (2) e ao CS São João, com o grande destaque individual a ir para Célio Coque, que trocou o Sporting pelo Benfica neste verão, e é um jogador que já tem muita qualidade e apresenta uma margem de progressão notável e o fixo Tomás Paçó, um jogador espetacular apesar de muito jovem, mas que poderá vir a ser o futuro capitão do clube que representa há vários anos, o Sporting.

Curiosamente, ele tem um irmão gémeo que também foi convocado para este Europeu, o guardião Bernardo Paçó, no mesmo clube e também um excelente jogador. Resumindo: temos equipa para ganhar o campeonato da Europa? Temos. Será fácil? Não.

Nos últimos amigáveis contra a Espanha não conseguimos evitar derrotas nos dois jogos, mas o resultado destes encontros não é muito relevante, importa ganhar os jogos oficiais, por isso a partir de dia oito temos que nos unir em torno desta equipa, e no final tiraremos as devidas conclusões.

Vamos Portugal!

Foto de Capa: FPF

artigo revisto por: Ana Ferreira

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique sobre Nuno Mendes: «Não existem jogadores perfeitos, mas…»

Luis Enrique deixou grandes elogios em relação ao Nuno Mendes, mas assumiu que não existem jogadores perfeitos.

Samu Aghehowa pondera sobre operação à rotura do ligamento cruzado anterior

Samu Aghehowa lesionou-se gravemente durante a partida entre o FC Porto e o Sporting. O espanhol ainda não decidiu onde será operado.

Olheiro BnR | Kerim Alajbegovic

Alajbegovic decidiu representar a seleção da Bósnia, uma escolha que poderá colocá-lo como uma das principais referências ofensivas do país.

Benfica viaja para os Açores e Rui Costa deixa mensagem positiva

O Benfica viajou esta quinta-feira para os Açores e Rui Costa assumiu estar confiante no que falta da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Más notícias: segunda metade de 2025/26 promete ser para esquecer para Darwin Núñez

Darwin Núñez não foi inscrito na Primeira Liga Saudita e vai apenas participar nos encontros da Champions Asiática pelo Al Hilal.

Afinal (ainda) temos campeonato

E quando tudo fazia prever que o campeonato estaria a ser pintado de azul e branco, bastaram duas jornadas para que esse quadro se alterasse.

Conselho de Disciplina instaura processo ao FC Porto devido à atitude dos apanha-bolas no Clássico

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo ao FC Porto, devido à atitude dos apanha-bolas no Clássico.