Portugal | Fazer história em solo báltico

- Advertisement -

Entre os dias 8 e 14 de Setembro, na Letónia, discute-se a primeira edição do campeonato da Europa de futsal sub-19, com a presença de Portugal entre as oito equipas participantes.

A nossa seleção tem legítimas aspirações a ser campeã continental, mesmo tendo em conta a valia dos seus adversários. O sorteio da fase final ditou a presença de Portugal no grupo A, tendo como adversários nesta fase de grupos a anfitriã Letónia, a Polónia e o adversário mais cotado, a Rússia.

Esta nova “fornada” de jogadores portugueses tem muita qualidade, e está muito bem entregue nas mãos do técnico José Luís Mendes, técnico de 52 anos que já está há vários anos na estrutura técnica da FPF, com passagens pela seleção feminina, masculina, sub-21 masculinos e sub-19, equipa que irá orientar nestes próximos dias na Arena Riga, na capital deste país báltico.

O pensamento correto e lógico neste caso é pensar jogo a jogo, primeiro estudar bem os nossos três adversários. Não estou a dizer que não podemos sonhar ou pensar realisticamente na conquista do troféu, mas só conseguiremos chegar à fase a eliminar se mantivermos o respeito por todos os adversários, por menos fortes que possam parecer na teoria.

Em termos de convocatória, sem grande surpresa os clubes mais representados na lista de 14 convocados são os rivais lisboetas e o SC Braga, com cinco elementos (Sporting CP) e três (SL Benfica e Braga).

Rui Moreira, fixo do SL Benfica, é um dos eleitos para representar Portugal
Fonte: FPF

Os outros três convocados pertencem aos Leões de Porto Salvo (2) e ao CS São João, com o grande destaque individual a ir para Célio Coque, que trocou o Sporting pelo Benfica neste verão, e é um jogador que já tem muita qualidade e apresenta uma margem de progressão notável e o fixo Tomás Paçó, um jogador espetacular apesar de muito jovem, mas que poderá vir a ser o futuro capitão do clube que representa há vários anos, o Sporting.

Curiosamente, ele tem um irmão gémeo que também foi convocado para este Europeu, o guardião Bernardo Paçó, no mesmo clube e também um excelente jogador. Resumindo: temos equipa para ganhar o campeonato da Europa? Temos. Será fácil? Não.

Nos últimos amigáveis contra a Espanha não conseguimos evitar derrotas nos dois jogos, mas o resultado destes encontros não é muito relevante, importa ganhar os jogos oficiais, por isso a partir de dia oito temos que nos unir em torno desta equipa, e no final tiraremos as devidas conclusões.

Vamos Portugal!

Foto de Capa: FPF

artigo revisto por: Ana Ferreira

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Revolução no fora de jogo: Canadá recebe os primeiros testes da “Lei Wenger”

A proposta de Arsène Wenger para a nova regra do fora de jogo já tem data e vai ter estreia marcada na liga do Canadá.

José Pedro treinador da seleção de Timor-Leste: «Há muito para estruturar e organizar»

José Pedro lidera a seleção de Timor-Leste desde agosto de 2025. O técnico trabalha na estruturação do futebol nacional, numa realidade onde as condições de trabalho divergem bastante dos padrões competitivos atuais.

Estreia de Reinaldo Ventura: eis os convocados da Seleção Nacional de Hóquei em Patins para a Taça das Nações

Reinaldo Ventura fez a sua primeira convocatória como selecionador nacional. O treinador português promoveu quatro alterações em relação à ultima lista.

Segurança em sintonia: Braga e PSP reforçam cooperação e «objetivos comuns»

PSP e Braga deixaram para trás a polémica no dérbi frente ao Vitória SC e reforçaram a cooperação para definir estratégia de segurança para os próximos jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho assume erro na leitura de um lance no Gil Vicente x Benfica: «Peço desculpa pelo meu comentário no final do jogo»

José Mourinho recuou nas críticas à equipa de arbitragem por um lance na grande área, no Gil Vicente x Benfica. O técnico pediu desculpa pelo comentário.

Alarmes ligados na Luz: Fredrik Aursnes sai de campo lesionado e está em dúvida para o Benfica x FC Porto

Fredrik Aursnes saiu lesionado do Gil Vicente x Benfica. Médio norueguês deixou o relvado na segunda parte com queixas físicas.

Andreas Schjelderup admite preferência no Bodo/Glimt x Sporting da Champions League: «Vou apoiá-los»

Andreas Schjelderup analisou o Gil Vicente x Benfica. Extremo falou nos oitavos de final da Champions League entre Bodo/Glimt e Sporting.