Quem desce da primeira, volta logo ao topo? | Futsal

modalidades cabeçalho

Todos os anos as equipas nas últimas posições na primeira (I) Divisão acabam por cair na segunda (II) Divisão. Uma situação que obviamente abala qualquer equipa. Esta temporada as duas últimas descem do principal escalão, mas no ano passado foram quatro essas formações pela redução do número de equipas da I Divisão de 14 para 12.

Viseu 2001, Modicus, Torreense e Nun´Alvares foram os clubes despromovidos em 2021/2022 e só há um que ficou fora da fase de apuramento de campeão e já sabe que não regressa o topo na próxima época. Curiosamente, o clube é o Viseu 2001 que ficou na melhor posição das quatro na temporada passada e que acabou por cair na última jornada.

E o que acontece às equipas quando caem na II Divisão? É fácil garantir o regresso na época seguinte?

O Bola na Rede foi analisar os dados desde 2000/2001 e estes mostram que não é “pêra doce”.

Retirando 2019/2020 da equação uma vez que as competições foram interrompidas devido à Pandemia, onze temporadas em vinte e uma não houve clubes despromovidos na época anterior a regressarem à Primeira.

Já nas noves vezes, só por duas subiram duas equipas despromovidas na temporada anterior, em 2007/2008 e 2011/2012, épocas em que, no total, foram promovidas quatro. Esta época apenas há duas promoções, por isso, há mais uma equipa que vai ficar pelo segundo ano consecutivo no segundo escalão, para além do Viseu 2001.

Fonte: AD Modicus

Entre as equipas que tentam voltar à Primeira, há uma que se destaca. O Modicus foi a única a repetir o feito no século XXI, em 2006/2007 e 2008/2009, de subir na época subsequente à despromoção na I Divisão.

De resto, Nun´Alvares e Torreense que se estrearam em 2021/2022 na I Divisão, têm de fazer pela vida. Para além do Modicus, têm os Belenenses e o Dínamo Sanjoanense que já se estreou na I Divisão como outros dois fortes concorrentes.

Em título de curiosidade, das equipas a disputar a fase de apuramento de campeão da II Divisão, só a equipa dos Belenenses imitou o feito do Modicus de garantir a promoção na época imediatamente a seguir à descida.

Veremos se há algum regresso na próxima temporada.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Chegou a ser alvo do Sporting e vai renovar com o Anderlecht até 2029

Nilson Angulo acordou a renovação com o Anderlecht até 2029. O avançado equatoriano chegou a ser associado ao Sporting.

Ruben Amorim explica relação com Hugo Viana: «Jantamos juntos muitas vezes e não falamos de futebol»

A poucos dias do dérbi de Manchester, Ruben Amorim abordou a relação com Hugo Viana e explicou o que fez durante a paragem das seleções.

Ruben Amorim confirma baixa de peso e titular para o Manchester City x Manchester United

Ruben Amorim realizou a antevisão do Manchester City x Manchester United, relativo à 4ª. jornada da Premier League.

Ruben Amorim deixa elogios a Pep Guardiola na antevisão do Manchester City x Manchester United: «O melhor treinador da Premier League»

Ruben Amorim realizou a antevisão do Manchester City x Manchester United, relativo à 4ª. jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.