Reformulação no Futsal anunciada

- Advertisement -

Esta semana, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu as reformulações a implementar no Futsal em Portugal, com o aumento do número de participantes no principal escalão na próxima época 2020/21 a ser a grande nota de destaque. Na próxima temporada, há um aumento para 16 clubes, valor que será progressivamente reduzido até 2022/23, ano em que o número irá estabilizar nas 12 formações.

Olhando para o atual formato da Primeira Divisão, que conta com 14 intervenientes, o plano no curto prazo passa por alargar o principal escalão, de forma a minimizar os efeitos económicos que advêm da COVID-19. Mas a médio/longo prazo existe o objetivo claro de reduzir os participantes, numa medida clássica de aumento da competitividade do campeonato.

Assim sendo, na próxima temporada, juntar-se-ão aos 14 elementos que estavam a discutir esta época, que teve que ser interrompida e, posteriormente, cancelada, duas equipas de entre as 12 apuradas para a segunda fase da Segunda Divisão. A data para esta disputa ainda será comunicada, pois está dependente da evolução da situação epidemiológica no nosso país.

Mas a reformulação das competições não se fica só pela escalão mais elevado. A FPF pretende, à semelhança do que está pensado no Futebol de 11, criar uma terceira divisão, algo que vai, necessariamente, provocar diversas alterações no modelo competitivo. Este escalão irá contar com 88 clubes em 2020/21, reduzindo em 2021/22, ano de criação da terceira divisão. A estabilização e alteração definitiva ocorrerá em 2022/23.

Esta decisão parece-me importante, pois a mudança para 16 é inevitável e necessária, e uma redução a longo prazo parece-me ser uma boa solução para aumentar a competitividade no campeonato. Numa altura em que o Futsal está a crescer exponencialmente, acredito que seja uma medida sensata e acertada.

Isto sucedeu-se numa semana em que também ficámos a conhecer a união entre as principais modalidades de pavilhão, com vista a uma decisão conjunta sobre o reatar das competições. Assim, as modalidades (Andebol, Basquetebol, Voleibol e Hóquei em Patins, para além do Futsal) pretendem saber qual a solução que as altas instâncias que tutelam o desporto têm para si. Deste modo, a inclusão da FPF com o Futsal é uma adição de peso e que pode acelerar a resposta, sendo de salutar a união entre as federações neste caso.

Foto de Capa: Sporting CP – Modalidades

Artigo revisto por Mariana Plácido 

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença e a derrota na final do Europeu de Futsal: «Não apaga uma grande campanha»

O presidente da FPF, Pedro Proença, reagiu à derrota frente à Espanha na final do Europeu de Futsal demonstrando o seu orgulho pela campanha de Portugal.

Arouca recupera e vence Vitória SC para a Primeira Liga

O Arouca recebeu e venceu o Vitória SC por três bolas a duas durante a noite deste sábado, num encontro a contar pela 21.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto condena atos racistas praticados durante o jogo de basquetebol com o Sporting

O FC Porto emitiu um comunicado oficial no qual condenou os episódios de racismo ocorridos no clássico de basquetebol frente ao Sporting CP

Lyon de Paulo Fonseca continua vitorioso e Lens volta a apertar o PSG: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Este sábado, Afonso Moreira assistiu na vitória do Lyon sobre o Nantes por 1-0 e o Lens venceu o Rennes por 3-1, em jogos da 21.ª jornada da Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad leva a melhor sobre o Elche: Gonçalo Guedes assistiu e André Silva marcou

A Real Sociedad recebeu e venceu o Elche por três bolas a uma, num encontro a contar para a 23.ª jornada da La Liga.

Fiorentina sofre golo ao cair do pano e empata a duas bolas na receção ao Torino

A Fiorentina empatou a duas bolas na receção ao Torino, este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Serie A.

Matheus Nunes escolhe melhor momento na carreira: eleição foi conquista no Sporting

Matheus Nunes representa o Manchester City, mas indicou que a Primeira Liga vencida pelo Sporting foi o momento mais alto da sua carreira.