📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Reformulação no Futsal anunciada

- Advertisement -

Esta semana, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu as reformulações a implementar no Futsal em Portugal, com o aumento do número de participantes no principal escalão na próxima época 2020/21 a ser a grande nota de destaque. Na próxima temporada, há um aumento para 16 clubes, valor que será progressivamente reduzido até 2022/23, ano em que o número irá estabilizar nas 12 formações.

Olhando para o atual formato da Primeira Divisão, que conta com 14 intervenientes, o plano no curto prazo passa por alargar o principal escalão, de forma a minimizar os efeitos económicos que advêm da COVID-19. Mas a médio/longo prazo existe o objetivo claro de reduzir os participantes, numa medida clássica de aumento da competitividade do campeonato.

Assim sendo, na próxima temporada, juntar-se-ão aos 14 elementos que estavam a discutir esta época, que teve que ser interrompida e, posteriormente, cancelada, duas equipas de entre as 12 apuradas para a segunda fase da Segunda Divisão. A data para esta disputa ainda será comunicada, pois está dependente da evolução da situação epidemiológica no nosso país.

Mas a reformulação das competições não se fica só pela escalão mais elevado. A FPF pretende, à semelhança do que está pensado no Futebol de 11, criar uma terceira divisão, algo que vai, necessariamente, provocar diversas alterações no modelo competitivo. Este escalão irá contar com 88 clubes em 2020/21, reduzindo em 2021/22, ano de criação da terceira divisão. A estabilização e alteração definitiva ocorrerá em 2022/23.

Esta decisão parece-me importante, pois a mudança para 16 é inevitável e necessária, e uma redução a longo prazo parece-me ser uma boa solução para aumentar a competitividade no campeonato. Numa altura em que o Futsal está a crescer exponencialmente, acredito que seja uma medida sensata e acertada.

Isto sucedeu-se numa semana em que também ficámos a conhecer a união entre as principais modalidades de pavilhão, com vista a uma decisão conjunta sobre o reatar das competições. Assim, as modalidades (Andebol, Basquetebol, Voleibol e Hóquei em Patins, para além do Futsal) pretendem saber qual a solução que as altas instâncias que tutelam o desporto têm para si. Deste modo, a inclusão da FPF com o Futsal é uma adição de peso e que pode acelerar a resposta, sendo de salutar a união entre as federações neste caso.

Foto de Capa: Sporting CP – Modalidades

Artigo revisto por Mariana Plácido 

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

David Beckham comenta trabalho de Ruben Amorim no Manchester United: «Há sinais de que está a mudar as coisas»

David Beckham mostra confiança em Ruben Amorim. Lenda do Manchester United opina sobre o trabalho do português.

Más notícias para o Barcelona: Há baixa de peso a horas de enfrentar o Atlético Madrid

O Barcelona vai enfrentar esta noite o Atlético Madrid na La Liga. Frenkie de Jong é baixa de última hora por estar com febre.

Fredrik Aursnes gosta muito de José Mourinho: «Tem excelentes ideias sobre futebol»

Fredrik Aursnes gosta muito de José Mourinho. Médio norueguês elogiou o técnico, que comanda agora o Benfica.

Mikel Arteta na antevisão do encontro frente ao Brentford: «Conseguimos formar uma equipa muito mais fiável e com muito mais opções»

Antes do encontro com o Brentford na Premier League, Mikel Arteta destacou a profundidade do plantel e reforçou a importância do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Custa 80 milhões de euros e só aceita rumar ao Manchester United de Ruben Amorim com competições europeias

O Manchester United está de olho em Adam Wharton. Médio do Crystal Palace espera por competições europeias para tomar decisão.

Benfica tem regresso confirmado para o dérbi contra o Sporting

O Benfica já conta com Richard Ríos para o dérbi contra o Sporting. Médio colombiano cumpriu suspensão diante do CD Nacional.

Rafa Silva toma decisão sobre o futuro e só quer o Benfica

Rafa Silva quer deixar o Besiktas e já tomou uma opção quanto ao futuro. Extremo português pretende regressar ao Benfica.