Seleção dependente da magia de um jogador

- Advertisement -

cab futsal

O jogo inicial de preparação para o Euro 2016 não podia ter corrido melhor em termos de resultado à seleção nacional, que goleou a formação do Qatar por 7-0: jogo este que se realizou no passado dia 22 em Rio Maior e que se pautou por uma demonstração inequívoca de superioridade portuguesa perante um adversário em crescimento, mas que está ainda bastante longe do nível lusitano. A grande figura do encontro foi claramente Cardinal, que apontou quatro golos e demonstrou assim a sua grande importância como referência na grande área contrária. Neste ciclo de preparação para a prova continental ainda faltam mais dois encontros particulares, precisamente perante o mesmo adversário, nos dias 27 e 28 deste mês. Geralmente não se consegue apurar para as grandes competições, mas é um rival bastante exigente do ponto de vista técnico e tático e certamente um bom teste para o que se avizinha no futuro próximo: a Eslováquia.

É de referir também que o jogo de amanhã, dia 27, se realiza no pavilhão municipal do Entroncamento, enquanto que o jogo de dia 28 se disputa no pavilhão Polidesportivo de Rio Maior, servindo ambos os testes como uma preparação bastante mais séria do que o jogo perante a seleção asiática e já a um nível bastante mais parecido com aquele que os portugueses irão encontrar em terras sérvias, para onde partem na manhã do dia 31, para defrontar na fase prévia a equipa da casa e a Eslovénia. Mas, lá está, isto são apenas testes e encontros de preparação.

Como o selecionador nacional, Jorge Braz, afirmou logo após o compromisso com a seleção do Qatar, a equipa lusa entrou muito bem no jogo e conseguiu assim cavar um fosso no marcador. “Acumulámos alguns erros mas mais uma grande entrada na segunda metade tornou o jogo mais fácil de controlar”. Sobre os encontros que se avizinham, o treinador afirma que serão mais complicados, “pois a Eslováquia tem uma excelente seleção”. Antes do primeiro jogo, o selecionador falou também da importância fulcral de Ricardinho na nossa equipa, pois tem características únicas, algo que o torna insubstituível em caso de indisponibilidade. Apesar de acreditar piamente nas capacidades da talentosa geração, o facto é que atualmente é impossível substituir o atual melhor jogador do mundo caso ele, por qualquer razão imaginária, não possa dar o seu contributo decisivo, um pouco à semelhança do que se verifica no futebol de 11 quando Cristiano Ronaldo não pode jogar.

É um enorme privilégio contar com jogadores destes na nossa equipa Fonte: Ricardinho10
É um enorme privilégio contar com jogadores destes na nossa equipa
Fonte: Ricardinho10

Até pode não fazer diretamente a diferença, mas o simples facto de poder ser marcado por dois jogadores pode efetivamente libertar um colega para que ele possa decidir. Ou seja, o simples facto de termos o mágico em campo pode marcar a diferença, quer seja diretamente, como ele tão bem sabe fazer, ou indiretamente, ao arrastar consigo a marcação e a permitir que outros colegas seus possam decidir o jogo. Mas isto é apenas uma pequena observação; vamos esperar que no próximo dia 4 de Fevereiro (estreia no Euro 2016, contra a Eslovénia) e durante a primeira metade do próximo mês Portugal, e nomeadamente o Ricardinho, possam estar ao seu máximo nível para todos juntos levarem o nosso país até onde merece. Vamos, Portugal!

Foto de capa: Ricardinho10

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola revela vencedor das eleições do Real Madrid

Florentino Pérez venceu as eleições do Real Madrid, de acordo com uma sondagem do AS à boca das urnas. Expectativa de 2/3 dos votos.

Alexander Zverev vence o Roland Garros e conquista o primeiro Grand Slam da carreira

O alemão Alexander Zverev derrotou o italiano Flavio Cobolli na final do Roland Garros em cinco sets, com parciais de 6-1, 4-6, 6-4, 6-7 e 6-1.

Christian Eriksen volta a cair inanimado no relvado 5 anos depois: «Está consciente e está, sob as circunstâncias, bem»

Christian Eriksen caiu inanimado no relvado durante o Dinamarca x Ucrânia. Situação cardíaca do médio levanta preocupações.

Nova direção do Feyenoord despede o treinador Robin Van Persie

Segundo a imprensa neerlandesa, o Feyenoord terminou o contrato de Robin Van Persie, depois de duas temporadas no comando técnico.

PUB

Mais Artigos Populares

150 milhões de euros não chegam: Bayern Munique rejeita vender Michael Olise ao Real Madrid

O presidente do Bayern Munique afirmou que não pretende vender Michael Olise ao Real Madrid por 150 milhões de euros.

Última oportunidade para o ‘Hexa’: Neymar anuncia despedida dos Mundiais em 2026

Este domingo, Neymar confirmou que o Mundial 2026 será «a última dança», em resposta a uma publicação da FIFA.

Gonçalo Guedes está atento: Real Sociedad toma decisão em relação ao mercado

A Real Sociedad vai ao mercado em busca de um ponta de lança. Gonçalo Guedes tem sido usado na posição no emblema txuri-urdin.