📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sentimento de injustiça (e de orgulho) nos Futsal Awards 2019

- Advertisement -

Apesar de a ação dentro da quadra estar suspensa por tempo indeterminado, devido à situação pandémica sobejamente conhecida, os adeptos da modalidade viram o reconhecimento dos melhores intervenientes do ano com a atribuição dos Futsal Awards de 2019.

Estavam um total de dez categorias a “concurso” escolhidas por um painel de especialistas do Futsal Planet e muitos portugueses estavam entre os nomeados. Apesar de o selecionador nacional, Jorge Braz, vencer o prémio de melhor treinador de seleções, pela segunda vez consecutiva, depois de já ter conquistado este prémio no ano de 2018, os resultados não foram tão bons quanto o esperado e merecido.

OS PRÉMIOS MASCULINOS: BRASIL E ESPANHA COM A MAIORIA DOS PRÉMIOS

Do lado masculino, há dois prémios, injustamente entregues a intervenientes espanhóis. A melhor equipa do ano seria o Sporting CP, campeão europeu deste ano, ao qual juntou a Taça de Portugal, sendo também vice-campeão nacional, numa eliminatória apenas ganha pelo SL Benfica na “negra” (3-2 para os encarnados). Apesar deste insucesso a nível doméstico, o troféu mais importante e significativo do “velho continente” foi ganho pelo emblema leonino. Logo, não é muito lógico ou sequer compreensível como é que o FC Barcelona é considerado a equipa do ano.

O Sporting CP foi a segunda melhor equipa do Mundo e o mesmo aconteceu com Nuno Dias, mas no prémio de treinador do ano
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Seguindo esta mesma linha de pensamento, o treinador de clubes do ano transato deveria ser Nuno Dias (Sporting CP), timoneiro campeão continental e que tem feito um trabalho notável e de excelência, desde que assumiu o comando técnico dos leões em 2012, ao invés do treinador blaugrana, Andreu Plaza.

Num ano atípico a nível de seleções, com o cancelamento da Copa América em virtude da situação social e política vivida no país organizador da competição, o Chile, o prémio de melhor selecionador acabou por ser entregue a Jorge Braz e o de melhor seleção foi para o Brasil. O ano de 2019, no qual Portugal foi competente no início da caminhada para o Campeonato do Mundo, vencendo o grupo da Ronda Principal, concluída com sucesso já em 2020, ao estarmos entre os 24 finalistas que irão disputar o título mundial no fim deste ano, caso o COVID-19 o permita.

Quanto aos outros galardões que envolvem protagonistas masculinos, o melhor jogador é sempre muito difícil de “contestar”, desta feita sem sequer termos nenhum nomeado entre os dez finalistas, em virtude do ano menos bom de Ricardinho e do “seu” Inter Movistar FS. O vencedor foi Ferrão (FC Barcelona) e os únicos representantes de clubes nacionais foram o brasileiro naturalizado italiano Alex Merlim (terceiro), o brasileiro naturalizado cazaque Taynan (sexto), contratado esta época pelos campeões europeus.

Em termos de melhor jovem, tivemos nomeado o português Hugo Neves, jogador emprestado pelo Sporting CP à CRC Quinta dos Lombos. Foi o jogador dos sub-19 que mais nos surpreendeu por ser um atleta que pessoalmente desconhecíamos, mas no Euro sub-19 e nesta última temporada ao serviço dos “Lombos” demonstrou que, assim como outras posições, o futuro na posição pivot está assegurado. O jovem português “apenas” ficou em sétimo, numa categoria ganha pelo brasileiro Leozinho.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.