Sentimento de injustiça (e de orgulho) nos Futsal Awards 2019

- Advertisement -

Apesar de a ação dentro da quadra estar suspensa por tempo indeterminado, devido à situação pandémica sobejamente conhecida, os adeptos da modalidade viram o reconhecimento dos melhores intervenientes do ano com a atribuição dos Futsal Awards de 2019.

Estavam um total de dez categorias a “concurso” escolhidas por um painel de especialistas do Futsal Planet e muitos portugueses estavam entre os nomeados. Apesar de o selecionador nacional, Jorge Braz, vencer o prémio de melhor treinador de seleções, pela segunda vez consecutiva, depois de já ter conquistado este prémio no ano de 2018, os resultados não foram tão bons quanto o esperado e merecido.

OS PRÉMIOS MASCULINOS: BRASIL E ESPANHA COM A MAIORIA DOS PRÉMIOS

Do lado masculino, há dois prémios, injustamente entregues a intervenientes espanhóis. A melhor equipa do ano seria o Sporting CP, campeão europeu deste ano, ao qual juntou a Taça de Portugal, sendo também vice-campeão nacional, numa eliminatória apenas ganha pelo SL Benfica na “negra” (3-2 para os encarnados). Apesar deste insucesso a nível doméstico, o troféu mais importante e significativo do “velho continente” foi ganho pelo emblema leonino. Logo, não é muito lógico ou sequer compreensível como é que o FC Barcelona é considerado a equipa do ano.

O Sporting CP foi a segunda melhor equipa do Mundo e o mesmo aconteceu com Nuno Dias, mas no prémio de treinador do ano
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Seguindo esta mesma linha de pensamento, o treinador de clubes do ano transato deveria ser Nuno Dias (Sporting CP), timoneiro campeão continental e que tem feito um trabalho notável e de excelência, desde que assumiu o comando técnico dos leões em 2012, ao invés do treinador blaugrana, Andreu Plaza.

Num ano atípico a nível de seleções, com o cancelamento da Copa América em virtude da situação social e política vivida no país organizador da competição, o Chile, o prémio de melhor selecionador acabou por ser entregue a Jorge Braz e o de melhor seleção foi para o Brasil. O ano de 2019, no qual Portugal foi competente no início da caminhada para o Campeonato do Mundo, vencendo o grupo da Ronda Principal, concluída com sucesso já em 2020, ao estarmos entre os 24 finalistas que irão disputar o título mundial no fim deste ano, caso o COVID-19 o permita.

Quanto aos outros galardões que envolvem protagonistas masculinos, o melhor jogador é sempre muito difícil de “contestar”, desta feita sem sequer termos nenhum nomeado entre os dez finalistas, em virtude do ano menos bom de Ricardinho e do “seu” Inter Movistar FS. O vencedor foi Ferrão (FC Barcelona) e os únicos representantes de clubes nacionais foram o brasileiro naturalizado italiano Alex Merlim (terceiro), o brasileiro naturalizado cazaque Taynan (sexto), contratado esta época pelos campeões europeus.

Em termos de melhor jovem, tivemos nomeado o português Hugo Neves, jogador emprestado pelo Sporting CP à CRC Quinta dos Lombos. Foi o jogador dos sub-19 que mais nos surpreendeu por ser um atleta que pessoalmente desconhecíamos, mas no Euro sub-19 e nesta última temporada ao serviço dos “Lombos” demonstrou que, assim como outras posições, o futuro na posição pivot está assegurado. O jovem português “apenas” ficou em sétimo, numa categoria ganha pelo brasileiro Leozinho.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

«A vitória do Benfica fica na conta da profundidade do plantel encarnado e da preparação estratégica de Marco Silva para o jogo» – a...

O Benfica venceu o AC Milan por 2-0 na fase de liga da Europa League. Eis a análise à vitória dos encarnados na competição.

Kylian Mbappé aborda polémica e atira: «É um bom ano para ganhar a Bola de Ouro»

Kylian Mbappé respondeu às críticas sobre o caso da camisola de apoio a Ceuta e afirmou que a Bola de Ouro devia «voltar ao Real Madrid».

Sporting define plano para a baliza e toma decisão quanto a Kaique Pereira

O Sporting tem bem definido o plano para a baliza. Por agora, Rui Silva é o titular indiscutível das redes leoninas.

Adjunto de Abel Ferreira após a vitória do Palmeiras na Taça Libertadores: «Maldição dos penáltis acabou»

O Palmeiras eliminou o LDU Quito em penáltis e garantiu a passagem à sexta meia-final da Taça Libertadores em sete anos.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo relata momento frente ao Racing Santander: «Foi o melhor golo da minha carreira»

João Cancelo brilhou na goleada do Barcelona e apontou aquele que considera ser o melhor golo da carreira.

Suécia anuncia lista de convocados para os primeiros jogos na Liga das Nações

A seleção da Suécia anunciou os convocados para os quatro jogos da Liga das Nações. A lista conta com três jogadores que jogam ou já jogaram em Portugal.

Tiago Gabriel assina novo contrato e compromete-se com o Lecce até 2030

Tiago Gabriel tem sido um dos destaques do Lecce esta temporada. Clube italiano anunciou a renovação de contrato do defesa-central até 2030.