Sentimento de injustiça (e de orgulho) nos Futsal Awards 2019

Na equipa e no treinador, como já referi, os nossos representantes ficaram injustamente em segundo lugar, com destaque também para a nomeação de Joel Rocha (SL Benfica), que conseguiu um meritório quarto lugar no seio da elite do Futsal mundial, graças à conquista do título nacional e da Taça da Liga.

Guitta (Sporting CP/Brasil) ficou em terceiro lugar no prémio de melhor guarda-redes do Mundo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Na categoria de melhor guarda-redes voltamos a notar a ausência de representantes portugueses e o prémio ficou com Higuita, felino entre os postes e detentor de um portentoso jogo de pés. O cazaque ficou à frente de Juanjo, antigo guarda-redes encarnado e do atual guardião do Sporting CP, Guitta. Finalmente, o melhor árbitro foi o espanhol Juan José Cordero, numa lista de nomeados sem qualquer representação portuguesa.

OS PRÉMIOS FEMININOS: DUAS PORTUGUESAS ENTRE AS MELHORES

O ano de 2019 foi um ano muito bom para o Futsal feminino português e só não foi perfeito, porque Portugal não foi campeã europeia. Mas, ainda assim, temos de salientar o grande trabalho protagonizado pelas atletas portuguesas e também acabou por ser reconhecido internacionalmente com dois prémios. Nestes prémios, as escolhas são, de certa forma, bem aceites e resta estarmos orgulhosos do trabalho que tem sido efetuado a nível feminino na modalidade, em Portugal.

Entre os postes, Ana Catarina (SL Benfica) ficou em segundo lugar só atrás da espanhola Silvia Aguete (Poio Pescamar FS). Era mais do que esperado que estivesse aqui uma jogadora espanhola, visto que foram as vencedoras do Campeonato Europeu de 2019. Silvia Aguete foi, sem dúvida, das figuras da Espanha no Europeu e não sofreu nenhum golo na fase final da prova. Porém, há que destacar o grande trabalho feito pela guardiã portuguesa, primeiro com a seleção das Quinas, onde foi vice-campeã europeia, e depois no seu clube, onde venceu todos os troféus nacionais.

Falta só analisarmos o prémio de melhor jogadora do Mundo, a brasileira Amandinha (Leoas da Serra) voltou a vencer pelo sexto ano consecutivo e bateu a espanhola Anita Luján (Atlético Madrid Navalcarnero). Em terceiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, ficou a jovem portuguesa Fifó (SL Benfica). É claramente a figura principal do futuro do Futsal feminino português e tem tudo para conseguir ganhar um lugar de destaque e, quem sabe, sonhar com o troféu de melhor do Mundo. Na época transata, foram 27 jogos e 21 golos e os números não enganam… foi muito importante numa equipa tão equilibrada como é a do SL Benfica, que venceu tudo a nível interno.

De salientar que nos top dez dos dois prémios, no prémio da melhor guarda-redes, houve apenas três atletas europeias e na melhor jogadora apenas quatro eram europeias. A crítica final vai para a UEFA que já devia ter criado uma competição de clubes feminina, tal como já fez a CONMEBOL com a Libertadores, para que houvesse mais atletas europeias (e queríamos nós mais portuguesas) entre as melhores. A criação do Europeu mostrou a qualidade que há por essa Europa fora, mas falta algo mais.

Resta-nos transmitir uma mensagem de orgulho a todos os atletas portugueses nomeados e premiados. Estamos num bom caminho, mas ainda há muito para batalhar para que consigamos ser os melhores!

Artigo de opinião de Eduardo Nunes e João Pedro Barbosa

Foto de Capa: UEFA 

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benni McCarthy chora pela morte de Jorge Costa: «Quem me dera ter-lhe ligado na semana passada ou antes»

Benny McCarthy já reagiu à morte de Jorge Costa. Selecionador da Quénia e ex-jogador do FC Poro chorou em conferência de imprensa.

Derlei despede-se de Jorge Costa: «É um momento bastante triste»

Derlei despediu-se de Jorge Costa. Antigo avançado marcou presença nas cerimónias fúnebres da lenda do FC Porto.

As primeira palavras de Georgios Vagiannidis no Sporting: «Vim para os Campeões de Portugal, o que me faz ter expectativas altas»

Georgios Vagiannidis já deu a primeira entrevista como jogador do Sporting. Lateral direito deixa Panathinaikos e ruma a Alvalade.

Já são conhecidos os árbitros de todos os jogos da 1ª jornada da Primeira Liga

O Conselho de Arbitragem deu a conhecer a lista de árbitros de todos os jogos da jornada inaugural da Primeira Liga. Nomeações reveladas.

PUB

Mais Artigos Populares

Simão Sabrosa antecipa Nice e destaca: «Fomos muito fortes na Supertaça. Conseguimos o primeiro objetivo e queremos o segundo»

Simão Sabrosa falou a minutos do Nice x Benfica. Águias em campo para tentar acesso à fase de liga da Champions League.

Eis os onzes oficiais do Nice x Benfica da 3ª pré-eliminatória da Champions League

O Benfica desloca-se ao terreno do Nice para se estrear na caminhada rumo à Champions League. Já há onzes das duas equipas.

Liverpool quer novo extremo e terá de pagar 100 milhões de euros para concretizar desejo de mercado

O Liverpool quer fechar a contratação de Bradley Barcola. Reds procuram um substituto para Luis Díaz, que rumou a Munique.