Sentimento de injustiça (e de orgulho) nos Futsal Awards 2019

- Advertisement -

Na equipa e no treinador, como já referi, os nossos representantes ficaram injustamente em segundo lugar, com destaque também para a nomeação de Joel Rocha (SL Benfica), que conseguiu um meritório quarto lugar no seio da elite do Futsal mundial, graças à conquista do título nacional e da Taça da Liga.

Guitta (Sporting CP/Brasil) ficou em terceiro lugar no prémio de melhor guarda-redes do Mundo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Na categoria de melhor guarda-redes voltamos a notar a ausência de representantes portugueses e o prémio ficou com Higuita, felino entre os postes e detentor de um portentoso jogo de pés. O cazaque ficou à frente de Juanjo, antigo guarda-redes encarnado e do atual guardião do Sporting CP, Guitta. Finalmente, o melhor árbitro foi o espanhol Juan José Cordero, numa lista de nomeados sem qualquer representação portuguesa.

OS PRÉMIOS FEMININOS: DUAS PORTUGUESAS ENTRE AS MELHORES

O ano de 2019 foi um ano muito bom para o Futsal feminino português e só não foi perfeito, porque Portugal não foi campeã europeia. Mas, ainda assim, temos de salientar o grande trabalho protagonizado pelas atletas portuguesas e também acabou por ser reconhecido internacionalmente com dois prémios. Nestes prémios, as escolhas são, de certa forma, bem aceites e resta estarmos orgulhosos do trabalho que tem sido efetuado a nível feminino na modalidade, em Portugal.

Entre os postes, Ana Catarina (SL Benfica) ficou em segundo lugar só atrás da espanhola Silvia Aguete (Poio Pescamar FS). Era mais do que esperado que estivesse aqui uma jogadora espanhola, visto que foram as vencedoras do Campeonato Europeu de 2019. Silvia Aguete foi, sem dúvida, das figuras da Espanha no Europeu e não sofreu nenhum golo na fase final da prova. Porém, há que destacar o grande trabalho feito pela guardiã portuguesa, primeiro com a seleção das Quinas, onde foi vice-campeã europeia, e depois no seu clube, onde venceu todos os troféus nacionais.

Falta só analisarmos o prémio de melhor jogadora do Mundo, a brasileira Amandinha (Leoas da Serra) voltou a vencer pelo sexto ano consecutivo e bateu a espanhola Anita Luján (Atlético Madrid Navalcarnero). Em terceiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, ficou a jovem portuguesa Fifó (SL Benfica). É claramente a figura principal do futuro do Futsal feminino português e tem tudo para conseguir ganhar um lugar de destaque e, quem sabe, sonhar com o troféu de melhor do Mundo. Na época transata, foram 27 jogos e 21 golos e os números não enganam… foi muito importante numa equipa tão equilibrada como é a do SL Benfica, que venceu tudo a nível interno.

De salientar que nos top dez dos dois prémios, no prémio da melhor guarda-redes, houve apenas três atletas europeias e na melhor jogadora apenas quatro eram europeias. A crítica final vai para a UEFA que já devia ter criado uma competição de clubes feminina, tal como já fez a CONMEBOL com a Libertadores, para que houvesse mais atletas europeias (e queríamos nós mais portuguesas) entre as melhores. A criação do Europeu mostrou a qualidade que há por essa Europa fora, mas falta algo mais.

Resta-nos transmitir uma mensagem de orgulho a todos os atletas portugueses nomeados e premiados. Estamos num bom caminho, mas ainda há muito para batalhar para que consigamos ser os melhores!

Artigo de opinião de Eduardo Nunes e João Pedro Barbosa

Foto de Capa: UEFA 

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Martin Hysky satisfeito por empatar com o FC Porto: «Um ponto para nós é como uma vitória»

Martin Hysky analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

Francesco Farioli critica arbitragem e faz promessa: «Se tivermos um novo penálti no próximo jogo, o Samu vai batê-lo outra vez»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

Diogo Costa admite: «Está-nos a faltar o próximo passo para fazermos a diferença como equipa grande»

Diogo Costa analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

Pablo Rosario deixa palavras para Samu: «Falhamos oportunidades juntos e marcamos golos juntos»

Pablo Rosario analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek deixa mensagem forte para Samu e critica: «O árbitro foi um pouco arrogante e isso não está certo»

Jan Bednarek analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

FC Porto sofre na Chéquia e só nos descontos conseguiu o alívio de um empate amargo na Europa League

O FC Porto empatou com o Viktoria Plzen na Europa League. 1-1 foi o resultado final de um jogo muito complicado para os dragões.

Dia triste para os treinadores portugueses com derrotas de Sérgio Conceição e Pedro Emanuel: eis os resultados do dia na Arábia Saudita

Os treinadores portugueses não conseguiram festejar vitórias. Al Ittihad de Sérgio Conceição e Al Fayha de Pedro Emanuel derrotados.