SL Benfica e Sporting CP marcam encontro na final da Liga Portuguesa | Futsal

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

SL Benfica e Sporting CP são os finalistas da Liga Portuguesa e vamos ter novos duelos entre estas duas equipas que já se defrontaram por quatro vezes esta temporada. Os leões têm um melhor registo ao saírem vitoriosos em dois jogos, sendo um deles a final da Taça de Portugal, e as outras duas partidas terminaram empatadas.

O trajeto até à final do Benfica, em comparação com os rivais, foi bem mais tranquilo. As águias não perderam qualquer jogo nas eliminatórias e venceram quase sempre com goleadas. Enquanto, os tetracampeões nacionais tiveram que suar muito para alcançarem a 15.ª final consecutiva.

O Benfica foi o primeiro finalista conhecido. Em dois jogos, a equipa comandada por Cassiano Klein humilhou o Braga e no conjunto das duas mãos venceram os bracarenses, por 11-1.

O primeiro jogo foi no Minho e os encarnados foram superiores desde o início da partida. Aos cinco minutos, Afonso Jesus colocou o Benfica em vantagem, o fixo só teve que encostar. Alguns instantes depois, Silvestre Ferreira, na sequência de um canto, alargou o marcador. O Benfica chegou ao intervalo a vencer por 0-2. No recomeço da segunda parte, o Braga entrou melhor, mas quem marcou foi o Benfica. Jacaré aproveitou um corte incompleto de Tiago Sousa e fez o terceiro da partida. O jogo não estava a correr bem para os guerreiros e piorou ainda mais com a expulsão de Ygor Mota. Nos últimos três minutos, os encarnados selaram a vitória com os golos de Jacaré e de Higor de Souza.

No segundo jogo das meias-finais, além de confirmar a presença na final da Liga Portuguesa, o Benfica garantiu o regresso à UEFA Futsal Champions League. O Braga precisava de uma reviravolta histórica, mas num espaço de três minutos as águias marcaram por três vezes. Higor de Souza, Arthur e Edmilson Kutchy colocaram o conjunto da casa a vencer por 3-0 aos nove minutos. Os bracarenses ficaram desorientados e sofreram mais um, após uma grande jogada individual de Lúcio Rocha. O desequilíbrio manteve-se na segunda parte, mas desta vez o Braga conseguiu chegar ao golo, por intermédio de Tiago Sousa. A resposta dos encarnados foi imediata e Diego Nunes fez o quinto, dois minutos depois do golo sofrido. Ivan Chishkala fechou o marcador com um grande trabalho individual. O Benfica volta a chegar à final do campeonato, uma vez que no ano passado foi eliminado por este mesmo Braga.

O Sporting entrou em falso nas meias-finais do play-off da Liga Portuguesa. No Pavilhão dos Leões do Porto Salvo, tivemos que esperar pela segunda parte para termos o primeiro golo da partida. Sem Nuno Dias no banco, devido a castigo, Anton Sokolov abriu o marcador e Rocha, pouco depois, aumentou a vantagem para dois golos. Tudo parecia encaminhado para uma vitória leonina, mas a equipa da casa não se deu por vencida e conseguiu chegar ao empate. Anderson Fortes reduziu, na sequência de um canto, e Peixinho empatou a partida, levando o jogo para prolongamento. O Sporting ficou abalado e no último minuto do tempo de prorrogação, os Leões de Porto Salvo asseguraram a vitória com um autogolo de Rocha.

No segundo jogo, o Sporting teve que sofrer para levar a eliminatória para a “negra”. O início da partida foi emocionante com três golos nos primeiros dois minutos. Taynan numa jogada ensaiada fez o 1-0. Contudo, os Leões fizeram a reviravolta logo a seguir ao golo sofrido. Primeiro por Ruan Silvestre e depois por Ré. O Sporting precisava obrigatoriamente da vitória e começou a atacar mais e chegou ao empate com uma “bomba” de Tomás Paçó. Numa bola parada, Zicky Té colocou o Sporting novamente em vantagem. Antes do intervalo, os Leões voltaram a empatar a partida, depois de um golaço de Rodrigo Hiroshi. No regresso à quadra, o Sporting entrou melhor e Rocha fez o 4-3. Pauleta ampliou a vantagem leonina com um remate fora da área. Nos instantes finais, a equipa de Cláudio Moreira apostou no 5×4 e reduziu por Mamadú Ture, mas não impediu a vitória dos campeões nacionais.

No derradeiro jogo, o Sporting voltou a jogar no Pavilhão João Rocha, mas começou logo a perder. Num contra-ataque, Ruan Silvestre fez o primeiro do encontro para a equipa visitante. A reação do Sporting não foi imediata e precisou que Rocha estivesse dentro da quadra para causar perigo à baliza de André Sousa e foi através do pivot brasileiro que o Sporting chegou à reviravolta no marcador. Antes do intervalo, a turma de Alvalade fez o 3-1, na sequência de um autogolo caricato de Ré. Na segunda parte, o Sporting soube gerir o jogo, mas ainda apanhou um susto com um golo de Mamadú Ture, a menos de 10 minutos do fim do encontro. O jogo terminou 3-2 e o Sporting tem a oportunidade de tornar-se pentacampeão nacional.

O primeiro duelo entre Benfica e Sporting está marcado para este domingo, no Pavilhão João Rocha. Os encarnados tentam conquistar o troféu que lhe foge desde 2019. O Sporting procura o quinto campeonato consecutivo e aumentar o número de campeonatos conquistados para vinte.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.