Sporting de Braga/AAUM 1-3 Sporting CP: Xot não chegou para o campeão

sporting cp cabeçalho 1

Rolava a bola no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho. Do lado da equipa da casa, jogava-se para levar a final da liga para a ‘negra’. Do outro lado, os forasteiros jogavam para a conquista do 14º título e revalidação do estatuto de campeão. Certo é que o Sporting já sabia que não seria fácil: ainda não tinha ganho nenhum jogo neste pavilhão. Esperava-se um jogo emotivo: as bancadas ao início do jogo estavam bastante cheias e com perspectivas de esgotar.

O Braga entrou com coração de gverreiro e chegou a rondar com bastante perigo a área de André Sousa, no entanto foram as redes da baliza contrária a mexer. Merlin, através de uma jogada pela ala esquerda, trocou as voltas ao adversário e rematou cruzado para golo, fez os adeptos vibrar com o primeiro tento da partida.

A equipa da casa corria assim atrás do prejuízo, mas sem conseguir organizar o seu ataque. Os leões entraram mais focados que no último jogo que fizeram neste pavilhão e davam pouco espaços. Por sua vez, o Braga começou a pressionar mais o portador da bola para que o Sporting cometesse mais erros.

Diogo teve oportunidade para dilatar a vantagem. Depois de uma boa conjugação com João Matos, o ala brasileiro seguiu sem oposição para a baliza de Xot, que lhe negou o golo com uma fantástica mancha. O Braga teve oportunidade de ao empate depois de uma falta cometida por João Matos, mas a bola acabou por passar muito perto da baliza leonina.

Xot estava em noite sim: depois de fazer frente a Diogo, foi a vez de Cavinato sofrer às mãos do guarda-redes português, que foi gigante a defender o remate do melhor marcador da liga SportZone. O jogo foi assim para intervalo com o resultado de 0-1, que deixava tudo em aberto para os últimos 20 minutos da partida.

Merlim abriu o marcador no quarto jogo da final da Liga SportZone Fonte: Sporting CP
Merlim abriu o marcador no quarto jogo da final da Liga SportZone
Fonte: Sporting CP

O jogo começou quente, tanto dentro como fora da quadra. Enquanto uns se esforçavam para dar o melhor espectáculo possível, outros, os adeptos do Sporting, teimavam em estragar a pintura, acendendo material pirotécnico e criando confusão com os elementos da GNR. Enquanto os ambientes serenavam, Diogo através de um remate bastante forte, tenta aumentar a diferença de golos, valendo novamente o guardião bracarense.

O Sporting pressionava cada vez mais, não saindo do meio-campo do Braga, em que André Sousa fornecia mais uma opção de passe ao subir até ao limite, fazendo com que os leões jogassem num 5 para 4. Os bracarenses quase não respiravam e prova disso era o número de faltas com 12 minutos de jogo: três para a equipa da casa e nenhuma para os forasteiros.

Os ânimos do jogo acalmaram um pouco. Não estava perigoso e não haviam jogadas de risco, talvez pela importância que estes últimos minutos de jogo traziam. O mesmo não se pode dizer das bancadas, em que novamente houve desacatos, que acabaram por prejudicar André Sousa, que ficou algo atordoado com o rebentamento de um petardo dentro do pavilhão.

Xot volta a negar o golo a Cavinato com uma excelente defesa, depois deste ter feito uma jogada individual muito boa. Os minhotos entravam em desespero enquanto o jogo entrava nos cinco minutos finais, onde houve tempo para Nuno Dias ser expulso, devido protestos bastante exaltados, depois de uma falta não assinalada a Pedro Cary, que seria a sexta falta.

Diogo acaba por bater a muralha minhota. A três minutos e meio do fim da partida, o ala brasileiro aparece sem marcação depois de uma reposição de bola pela linha lateral. Estava feita assim a vantagem que daria o campeonato aos leões.

Contudo, o resultado não ficou por aqui. André Sousa, depois de segurar uma bola, aproveitou o momento em que os bracarenses jogavam em 5 para 4 para rematar diretamente à baliza adversária, fazendo assim o seu primeiro golo na liga SportZone. Estava assim feito o 0-3 numa altura em que praticamente tudo estava decidido. Fazia-se a festa nas bancadas.

O Sporting de Braga ainda teve tempo para reduzir para o 1-3, por André Machado, depois de ter aproveitado uma defesa incompleta do guarda-redes leonino.

O sinal sonoro soava e o Sporting Clube de Portugal sagrou-se bicampeão nacional em casa do Sporting de Braga, num conjunto de 3-1 em jogos, vencendo assim o primeiro jogo da época em Braga. O Sporting de Braga deu luta e deixou em campo provas que tem qualidade suficiente para se debater com a melhor equipa portuguesa actualmente.

O Sporting deu mostras do seu poderio: 14 títulos nacionais, 4 deles ganhos nos últimos cinco anos. Acaba assim a época. A festa é verde e branca!

Foto de Capa: SC Braga

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho continua a acreditar na contratação de Kerem Akturkoglu

O Fenerbahçe está a tentar contratar Kerem Akturkoglu ao Benfica. Turcos têm otimismo no avanço do negócio.

João Mário elogia Cristiano Ronaldo e Sérgio Conceição: «Serei eternamente grato»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

João Mário explica decisão de rumar à Juventus: «Foi uma oferta quase impossível de recusar»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

Paulo Gomes: Dominik Prpic é um jogador sóbrio

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.