Um dos rostos do crescimento da formação do futsal português – Entrevista a José Luís Mendes

BnR: Aproveitando o facto de o senhor ser o selecionador nacional das seleções jovens masculinas em Portugal e vendo os países com maior expressão no futsal, como é o caso da Espanha e Rússia, também apostarem na criação de seleções jovens, como olha para o acompanhamento da UEFA nesta tendência?

JLM: A UEFA tomou a decisão criar o Euro sub-19 que vai ser na próxima época desportiva, será um passo bastante significativo e de elevada importância para o desenvolvimento da modalidade e servirá também de referência para podermos organizar internamente o nosso trabalho.  No ano passado já houve, no final da época, o torneio de desenvolvimento sub-17 em Vila Real, este ano ,já agora em Novembro, vamos ter a fase de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude, outra competição oficial, no escalão de sub-18, na Sérvia, e será esta mesmo seleção que irá na próxima época disputar o primeiro Campeonato da Europa de seleções jovens.

BnR: E acha que deviam haver mais competições para outros escalões? Por exemplo Europeu de sub-21?

JLM: O que desejávamos era que houvesse uma competição oficial jovem, neste caso a UEFA optou pelo sub-19, quem sabe agora se a FIFA não seguirá os mesmos passos e avance para a criação de uma competição jovem a nível mundial.

O desenvolvimento que o futsal sofreu nos últimos anos deve-se, sobretudo, à direção comandada por Fernando Gomes na FPF, segundo José Luís Fonte: José Luís Mendes
O desenvolvimento que o futsal sofreu nos últimos anos deve-se, sobretudo, à direção comandada por Fernando Gomes na FPF, segundo José Luís
Fonte: José Luís Mendes

BnR: Falou de que por exemplo os sub-21 começaram em 2012 …

JLM: Sim, os sub-21 foi assim… houve um convite por parte da Federação Russa para o torneio de São Petersburgo, foi tudo muito rápido, o convite surgiu, salvo erro, no final de novembro e o torneio foi em finais de dezembro. Quase não tivemos tempo para nos preparar. Dessa seleção faziam parte entre outros, o Tiago Brito, Nilson, Miguel Ângelo e Ricardo Pinto que já chegaram a internacionais A. Neste momento são 7 os jogadores que passaram pelas seleções jovens que já são internacionais A, além dos quatro referidos ´também o André Coelho, Varela e Fábio Cecílio tiveram um percurso pelas seleções jovens. Esperemos que outros se seguiam. Acho que estamos no caminho certo.

BnR: Aproveitando a sua perspetiva privilegiada, quais é que consideram ser os jogadores mais promissores em Portugal neste momento?

JLM:  Nós temos jogadores com muito potencial e vários jogadores referenciados. É um trabalho árduo que temos vindo a fazer com a implementação de vários programas de deteção de talentos, que já falei anteriormente, como por exemplo os torneios interassociações em que contamos com a ajuda preciosa dos selecionadores Distritais. Estes torneios são de extrema importância e neles participam os melhores jogadores de todas as regiões do país. São uma ajuda preciosa. Neste momento temos uma base de dados bastante alargada de jogadores referenciados, aqueles que nós achamos serem os jovens com maior potencial para chegarem ao topo. Mas não vos consigo garantir que o jogador A ou B vai lá chegar porque isso em muito vai depender de cada um deles, da ambição, dos sacrifícios, do trabalho e do saber ultrapassar as dificuldades que vão surgindo. Nós, treinadores, cá estaremos para os apoiar. A seleção é mais um espaço que serve para os ajudar, onde lhes é proporcionada a oportunidade de competirem contra os melhores jovens de outros países para aprenderem, continuarem a evolução e terem experiencias enriquecedoras, sobretudo para estarem melhor preparados para que quando um dia chegarem a representar a seleção A , já terem vivenciado experiências internacionais, ao invés do que por exemplo aconteceu com o Ricardinho que a primeira vez que foi internacional foi na seleção A. A FPF tem feito um trabalho de excelência em prol do desenvolvimento do Futsal.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Derlei fala do novo FC Porto e do regresso de José Mourinho ao Benfica: «Torço por ele e que as coisas continuem a melhorar...

Derlei esteve na gala dos Portugal Football Globes. O antigo avançado do FC Porto falou dos azuis e brancos e de José Mourinho.

Cristiano Ronaldo deixa mensagem nas redes sociais após novo prémio: «22 anos de Seleção e continuo com a mesma paixão»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português escreveu mensagem nas redes sociais.

Daniel Bragança já está no relvado e aproxima-se o regresso: «Mais uma etapa cumprida»

Daniel Bragança está no relvado e mais perto do regresso. O Sporting divulgou um vídeo no qual é evidente que o jogador já corre no relvado.

Selecionador da Polónia radiante com dupla entre Bednarek e Kiwior no FC Porto: «Tudo lhes corre bem»

Jan Urban abordou a dupla de centrais do FC Porto e da Polónia. O selecionador polaco mostrou-se feliz com a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo fala do fim da carreira e da seleção: «O nosso objetivo é ir ao Mundial e ganhar»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português abordou Seleção Nacional.

Tem visto a saída travada por Ruben Amorim, mas quer deixar o Manchester United em janeiro com vista à presença no Mundial 2026

Joshua Zirkzee quer deixar o Manchester United em janeiro. Avançado estabeleceu o Mundial 2026 como grande meta para este ano.

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.