Uma surpresa assim não tão surpreendente

- Advertisement -

A transferência de Ricardinho para o ACCS Futsal Club foi uma surpresa para muitos. A verdade é que não estamos habituados a tanto protagonismo do Futsal para os lados da Europa Ocidental ou da Central, mas é uma realidade que, mais tarde ou mais cedo, vai acabar por acontecer. Por isso, a surpresa foi para aqueles que estão desatentos ao crescimento da modalidade em alguns países.

Algumas pessoas devem estar a questionar: porque é que o Futsal na Europa Ocidental e na Europa Central poderá “rebentar”? Ora, pois, já tivemos uma primeira prova no Europeu de 2018. A França marcou presença na sua primeira grande competição de seleções e logo na estreia surpreendeu a seleção que era até àquele momento a campeã Europeia, Espanha. Uma surpresa que foi curta, porque o sonho terminou logo após a derrota contra o Azerbaijão, contudo era um sinal positivo para os gauleses.

Ainda assim, a Federação Francesa de Futebol continuou a sua grande aposta no Futsal e chegamos a 2020 com duas boas notícias para a mesma: a sua seleção na Elite Round da Qualificação para o Mundial na Lituânia e a mudança do melhor do Mundo para o campeonato francês. Mas vamos por partes.

A França está, possivelmente, no “Grupo da Morte” (como se diz na gíria) que conta com a presença da Sérvia, Espanha e Ucrânia. Contudo, marcar presença aqui já é uma clara evidência do crescimento que a seleção francesa tem tido nos últimos tempos. Aliás, já tivemos a oportunidade de ver dois jogos de preparação entre França e Portugal, nos quais houve pontos positivos a destacar do lado francês. Com duas derrotas pela margem mínima (1-2 e 3-4) é certo, mas às vezes é importante olhar para aquilo que é a preparação (e consequente evolução) e não tanto para o resultado.

A vinda de Ricardinho para o Futsal francês só tem prós para a modalidade no país. Quantos jovens não podem vir a integrar clubes para jogarem? Veremos muitos, certamente. O que vão sentir os jogadores que atualmente jogam nas equipas do 1.º escalão? Pois, muita vontade de mostrar também a sua qualidade nas quadras. E não esquecer que o protagonismo que a Liga vai ter com a chegada de Ricardinho! Pelo menos em Portugal, acredito que haja uma abertura a este novo campeonato para que muitos possam acompanhar o percurso do capitão da seleção portuguesa.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

Ruben Amorim testou novo sistema e AC Milan empata em jogo particular

Ruben Amorim abandonou o seu sistema habitual e não foi além de um empate frente ao Padova, num jogo-treino. O AC Milan experimentou um 4-2-3-1.

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis mostra-se exigente com a Grécia e elogia adversário: «É o melhor defesa atualmente»

Fotis Ioannidis foi protagonista no empate entre a Grécia e os Países Baixos. Avançado fez o rescaldo do encontro.

Pedro Porro não fecha a porta ao Barcelona: eis o que faria o lateral tentar rumar à Catalunha

Pedro Porro encontra-se ao serviço do Tottenham, mas poderá mudar-se num futuro próximo para o Barcelona.

Fábio Vieira assume «situação chata» com Cristiano Ronaldo, mas avisa: «O mais importante é que Portugal volte a ganhar os próximos jogos»

Fábio Vieira comentou a mais recente polémica na seleção de Portugal. Médio do Hamburgo analisou situação que envolve Cristiano Ronaldo.