Uma surpresa assim não tão surpreendente

- Advertisement -

A transferência de Ricardinho para o ACCS Futsal Club foi uma surpresa para muitos. A verdade é que não estamos habituados a tanto protagonismo do Futsal para os lados da Europa Ocidental ou da Central, mas é uma realidade que, mais tarde ou mais cedo, vai acabar por acontecer. Por isso, a surpresa foi para aqueles que estão desatentos ao crescimento da modalidade em alguns países.

Algumas pessoas devem estar a questionar: porque é que o Futsal na Europa Ocidental e na Europa Central poderá “rebentar”? Ora, pois, já tivemos uma primeira prova no Europeu de 2018. A França marcou presença na sua primeira grande competição de seleções e logo na estreia surpreendeu a seleção que era até àquele momento a campeã Europeia, Espanha. Uma surpresa que foi curta, porque o sonho terminou logo após a derrota contra o Azerbaijão, contudo era um sinal positivo para os gauleses.

Ainda assim, a Federação Francesa de Futebol continuou a sua grande aposta no Futsal e chegamos a 2020 com duas boas notícias para a mesma: a sua seleção na Elite Round da Qualificação para o Mundial na Lituânia e a mudança do melhor do Mundo para o campeonato francês. Mas vamos por partes.

A França está, possivelmente, no “Grupo da Morte” (como se diz na gíria) que conta com a presença da Sérvia, Espanha e Ucrânia. Contudo, marcar presença aqui já é uma clara evidência do crescimento que a seleção francesa tem tido nos últimos tempos. Aliás, já tivemos a oportunidade de ver dois jogos de preparação entre França e Portugal, nos quais houve pontos positivos a destacar do lado francês. Com duas derrotas pela margem mínima (1-2 e 3-4) é certo, mas às vezes é importante olhar para aquilo que é a preparação (e consequente evolução) e não tanto para o resultado.

A vinda de Ricardinho para o Futsal francês só tem prós para a modalidade no país. Quantos jovens não podem vir a integrar clubes para jogarem? Veremos muitos, certamente. O que vão sentir os jogadores que atualmente jogam nas equipas do 1.º escalão? Pois, muita vontade de mostrar também a sua qualidade nas quadras. E não esquecer que o protagonismo que a Liga vai ter com a chegada de Ricardinho! Pelo menos em Portugal, acredito que haja uma abertura a este novo campeonato para que muitos possam acompanhar o percurso do capitão da seleção portuguesa.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho inicia trabalhos no Real Madrid: «Vamos!!»

José Mourinho inicia trabalhos em Valdebebas, centro de treinos do Real Madrid. Pré-época dos merengues começa a 13 de julho.

Torreense fecha reforço vindo do Lille: eis a duração de contrato

O Torreense fechou a contratação de Lisandru Olmeta ao Lille. Guarda-redes de 20 anos assinará um contrato de três temporadas.

Vai jogar na Premier League e pode oferecer 11 milhões de euros por Cláudio Braga

O Ipswich Town está interessado em Cláudio Braga, do Hearts. Recém-promovido à Premier League prepara oferta de 11 milhões de euros.

Luis de la Fuente e o próximo jogo da Espanha: «Bélgica é uma equipa muito forte com jogadores que estão habituados a ganhar»

Luis de la Fuente garante foco no Espanha x Bélgica. Selecionador da La Roja deixa elogios ao adversário dos quartos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador de Marrocos: «Queríamos ir mais longe e ganhar o Mundial, mas estamos desapontados e há que aceitar»

Mohamed Ouahbi, selecionador de Marrocos, reagiu à derrota contra França e lamentou a eliminação nos quartos de final do Mundial 2026.

Kylian Mbappé após passagem da França: «Só há uma maneira de relaxar… vencendo»

Kylian Mbappé reagiu ao França x Marrocos. Avançado marcou golo e fez assistência no triunfo de 2-0, que carimbou passagem.

Didier Deschamps: «Esta vitória perante uma grande seleção marroquina foi a confirmação do que temos feito até agora»

Didier Deschamps fez a análise ao França x Marrocos. Seleção francesa venceu por 2-0 e qualificou-se para as meias-finais do Mundial 2026.