Uma surpresa assim não tão surpreendente

- Advertisement -

A transferência de Ricardinho para o ACCS Futsal Club foi uma surpresa para muitos. A verdade é que não estamos habituados a tanto protagonismo do Futsal para os lados da Europa Ocidental ou da Central, mas é uma realidade que, mais tarde ou mais cedo, vai acabar por acontecer. Por isso, a surpresa foi para aqueles que estão desatentos ao crescimento da modalidade em alguns países.

Algumas pessoas devem estar a questionar: porque é que o Futsal na Europa Ocidental e na Europa Central poderá “rebentar”? Ora, pois, já tivemos uma primeira prova no Europeu de 2018. A França marcou presença na sua primeira grande competição de seleções e logo na estreia surpreendeu a seleção que era até àquele momento a campeã Europeia, Espanha. Uma surpresa que foi curta, porque o sonho terminou logo após a derrota contra o Azerbaijão, contudo era um sinal positivo para os gauleses.

Ainda assim, a Federação Francesa de Futebol continuou a sua grande aposta no Futsal e chegamos a 2020 com duas boas notícias para a mesma: a sua seleção na Elite Round da Qualificação para o Mundial na Lituânia e a mudança do melhor do Mundo para o campeonato francês. Mas vamos por partes.

A França está, possivelmente, no “Grupo da Morte” (como se diz na gíria) que conta com a presença da Sérvia, Espanha e Ucrânia. Contudo, marcar presença aqui já é uma clara evidência do crescimento que a seleção francesa tem tido nos últimos tempos. Aliás, já tivemos a oportunidade de ver dois jogos de preparação entre França e Portugal, nos quais houve pontos positivos a destacar do lado francês. Com duas derrotas pela margem mínima (1-2 e 3-4) é certo, mas às vezes é importante olhar para aquilo que é a preparação (e consequente evolução) e não tanto para o resultado.

A vinda de Ricardinho para o Futsal francês só tem prós para a modalidade no país. Quantos jovens não podem vir a integrar clubes para jogarem? Veremos muitos, certamente. O que vão sentir os jogadores que atualmente jogam nas equipas do 1.º escalão? Pois, muita vontade de mostrar também a sua qualidade nas quadras. E não esquecer que o protagonismo que a Liga vai ter com a chegada de Ricardinho! Pelo menos em Portugal, acredito que haja uma abertura a este novo campeonato para que muitos possam acompanhar o percurso do capitão da seleção portuguesa.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi marca mas não evita derrota do Inter Miami na MLS

O Inter Miami perdeu com o Toronto por 2-1 em jogo relativo à MLS. Lionel Messi reduziu a desvantagem aos 82 minutos.

Cruzeiro de Artur Jorge derrota Flamengo de Leonardo Jardim e aproxima-se dos lugares cimeiros do Brasileirão

O Cruzeiro de Artur Jorge venceu o Flamengo de Leonardo Jardim por 2-1, no encontro da 24.ª jornada do Brasileirão.

Como de Cesc Fàbregas fecha antigo defesa do Manchester United

Willy Kambwala vai ser emprestado pelo Villarreal ao Como 1907 com opção de compra de 10 milhões de euros.

AS Roma fecha defesa-central: eis os moldes do negócio

Jayden Oosterwolde vai ser emprestado pelo Fenerbahçe à AS Roma com opção de compra, que pode tornar-se obrigatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Leon Goretzka vai jogar na Premier League após 8 épocas no Bayern Munique: eis o destino

Leon Goretzka está a caminho do Aston Villa. Médio alemão de 31 anos encontra-se sem clube desde a saída do Bayern Munique.

Varzim goleia Paços de Ferreira e segue na liderança: eis os resultados do dia da Liga 3

O Varzim venceu fora de casa o Paços de Ferreira por 4-1 na terceira jornada da Liga 3. Vê os resultados do dia.

Ibrahima Ba analisa estreia oficial com a camisola do Sporting: «Voltei ao campo passado três meses e fico muito feliz»

Em declarações aos meios de comunicação do Sporting, Ibrahima Ba analisou a sua estreia como titular pelos leões.