1ª Divisão de Hóquei em Patins-Análise da Jornada

Cabeçalho modalidades

No passado fim de semana, realizou-se a 5°jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Se esta ronda de jogos não deu azo a que existissem quaisquer alterações no quarteto da frente, no resto do campeonato já começam a haver algumas novidades. Muito em virtude do final de uma fase, onde algumas equipas foram prejudicadas pelo dito sorteio condicionado.

SC Tomar-FC Porto

O jogo de abertura da jornada, colocou frente a frente o tomar e o porto, que os comandados de Cabestany apenas conseguiram vencer por 3-1. O encontro teve uns primeiros minutos bastante equilibrados onde, tanto o Tomar como o Porto, poderiam ter marcado, mas Nuno Peça e Nelson Filipe não permitiram o inaugurar do marcador. Com o passar do tempo, e com maior possibilidade de refrescar os jogadores, mantendo a qualidade dos mesmos, o Porto foi ganhando maior ascensão na partida e, pouco antes do intervalo, conseguiu chegar à vantagem com um golo de Telmo Pinto.

A jogar em casa e com o pavilhão bem composto, o conjunto nabantino foi à procura do golo e aos 10 minutos, da segunda parte, empatou o jogo. Logo a seguir, dispôs da décima falta do Porto, mas Ivo Silva não conseguiu concretizar. Apenas nos últimos minutos da partida, o porto garantiu os três pontos. Primeiro, com um golo de Reinaldo Garcia quando o tomar estava em inferioridade numérica e, em segundo, com o 3-1 de Jorge Silva a 10 segundos do fim.

Riba d’Ave-Sporting CP

Superioridade. Este foi um elemento em evidência a favor do Sporting, para todos os que encheram o pavilhão das Tílias. No final dos primeiros vinte e cinco minutos, o conjunto leonino já vencia por 3-0, com golos de Pedro Gil, Caio e Poka. A segunda parte começou com o Sporting a fazer o 4-0, por intermédio de Ferrant Font.
A ser goleado por 4-0, o Riba d’Ave reagiu e ainda conseguiu reduzir até 4-2, em virtude de um bis de Vítor Hugo Moreira. No entanto, a equipa de Vila Nova de Famalicão ainda podia ter assustado mais o Sporting, mas acabou por desperdiçar quatro livres direitos e uma grande penalidade.

OC Barcelos-AD Valongo

Um dos principais encontros da jornada onde estavam, frente a frente, duas das várias equipas que tiveram um início de campeonato bastante complicado, devido ao sorteio condicionado. No pavilhão Municipal de Barcelos, completamente cheio, a equipa da casa rapidamente chegou ao 2-0, com golos dos jovens Alvarinho e Vieirinha. Miguel Viterbo, treinador do Valongo, não estava nada contente com o início de jogo da sua equipa e pediu o time out a que tinha direito, o que veio trazer alterações ao encontro. Não é de estranhar, então, que o Valongo tenha reduzido o marcador com um golo de Hugo Pereira. No entanto, o Barcelos respondeu e Luís Querido fez o 3-1 e o resultado registado ao intervalo.

Na segunda parte, o Valongo entrou crente no empate e voltou a reduzir o resultado com um golo de João Guimarães. Logo a seguir, na sequência de um azul visto por Zé Costa, Hugo Pereira bisa e empata a partida.
Com o jogo empatado, ambas a equipas foram à procura do golo que lhes garantisse os 3 pontos, mas, tanto Ricardo Silva como Leonardo Pais, estiveram em grande. Todavia, o golo haveria mesmo de surgir e para a equipa da casa. Alvarinho aproveitou um livre direto, corresponde à 15° falta do Valongo para fazer o 4-3 final.

Valença HC-AD Sanjoanense

Jogo entre equipas do campeonato da manutenção, que acabou por sorrir aos da casa por 5-4.
Foi a equipa do Valença a começar melhor e, com um endiabrado Zé Braga, rapidamente chegou ao 3-0, mas o Sanjoanense não sei deixou ficar e, em poucos minutos, Diogo Casanova e Pedro Cerqueira reduziram a desvantagem para 3-2. Desta vez, foi o Valença a reagir e Luis Viana levou a sua equipa a vencer por 4-2 para o intervalo. O jovem Diogo Casanova também estava em grande e, em dez minutos, empatou a partida. Sempre muito equilibrado, o jogo acabou por cair para o lado do Valença, onde Luis Viana voltou a vestir a pele de herói ao marcar o quinto e, último golo, que garantiu a vitória da equipa da casa.

Foi perante uma boa assistência que o SC Tomar vendeu cara a derrota ao FC Porto Fonte: Sporting Clube de Tomar
Foi perante uma boa assistência que o SC Tomar vendeu cara a derrota ao FC Porto
Fonte: Sporting Clube de Tomar

Candelária SC-CD Paço de Arcos

Mais um jogo entre equipas que lutam para não descer, com o Candelária a conseguir levar a água ao seu moinho, visto que alcançou mais três pontos, devido a ter vencido o encontro por 2-0.

Após uma primeira parte sem golos, o Candelária conseguiu abrir o marcador aos oitos minutos da segunda parte, em virtude de um golo de Alan Fernandes. Passado cerca de um minuto e Pedro Afonso fez o 2-0 final, num jogo onde nem o Candelária ou o Paço de Arcos tivesse conseguido aproveitar lances de bola parada.

HC Turquel-UD Oliveirense

Num jogo que se adivinhava equilibrado, a Oliveirense acabou por sair com uma confortável vitória da Aldeia do Hóquei, por 7-3. O Turquel entrou melhor e conseguiu chegar á vantagem com um golo de Tiago Pimenta. Porém, Pablo Cancela empatou o jogo a sete minutos do fim da primeira parte, fazendo com que chegado o intervalo, o encontro fosse igualado.

No segundo tempo, foi André Pimenta a voltar a colocar o Turquel na frente ma minutos depois, Pedro Moreira fez o 2-2. Pouco depois, a Oliveirense passou para a frente do marcador, com um golo de Bargalló. Contudo, passado pouco tempo, o Turquel voltou a empatar o jogo, em virtude de um golo de Vasco Luís. A partir daqui só deu  Oliveirense. Jordi Bargalló, por duas vezes, Nuno Araújo e Pablo Cancela, estes últimos dois de livre direto, colocaram o marcador final em 7-3.

Juventude de Viana-SL Benfica

De loucos. É desta forma que se pode descrever o jogo que se disputou em Viana do Castelo, no passado fim de semana. O Benfica entrou melhor na partida e, rapidamente, chegou a uma vantagem de 2-0, devido a um golo de Miguel Rocha e outro de Nicolia. Até ao intervalo, o Viana sempre em crescimento, com o passar dos minutos conseguiu reduzir para 2-1, com um golo de Nuno Santos.

Os segundos vinte e cinco minutos deixavam água na boa e, quem assistiu, não se pode queixar de falta de emoção. A meio da segunda parte, o Viana chegou ao empate por Diogo Fernandes, mas, de seguida, o João Rodrigues repôs a vantagem encarnada, através de uma grande penalidade. O jogo estava de parada e reposta e, pouco depois, a Juventude voltou a empatar com um golo de Tó Silva, que aproveitou um livre direto a sancionar a 10ª falta do Benfica.

Com o empate, a 3-3, o jogo tornou-se imprevisível, com qualquer uma das equipas perto de marcar, mas seria a equipa da casa a aproveitar um contra-ataque e por Francisco Silva ficou, pela primeira vez, na frente do marcador. Numa situação parecida com a que tinha enfrentado na receção ao Barcelos, respondeu com uma pressão impressionante, que colocou imensas dificuldades ao Viana. Em conjunto com esta enorme pressão, surgiu o génio de Nicolia que com um enorme gesto individual fez o 4-4.

Até ao final, ambas as equipas tiveram oportunidades para vencer, mas a estrelinha de campeão voltou a sorrir ao Benfica, com um golo de grande penalidade polémica, mas bem assinalada, assinado por João Rodrigues que fez o 5-4 final.

Foto de capa: Barcelos Popular

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga: Ismael Gharbi conta com interessados em ligas de topo

Ismael Gharbi poderá deixar o Braga neste mercado de transferências. O jogador soma interessados na Europa, mais precisamente o Génova e o Friburgo.

Já é conhecido o árbitro da partida entre Sporting e FC Porto

Sporting e FC Porto vão enfrentar-se no sábado em jogo da quarta jornada da Primeira Liga. João Gonçalves vai ser o árbitro do encontro que se realizará em Alvalade.

Cristóvão Carvalho deixa ataque a João Noronha Lopes: «Gosta de repetir que é corajoso. Mas quando chega a hora da verdade, tropeça sempre no...

Cristóvão Carvalho deixou críticas a João Noronha Lopes. Os dois elementos são candidatos à liderança do Benfica. O ato eleitoral está marcado para o dia 25 de outubro.

Sporting prepara FC Porto e Rui Borges chama 3 jovens ao treino

O Sporting treinou durante esta quarta-feira em Alcochete, tendo em vista o encontro frente ao FC Porto, válido pela quarta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Marcos Leonardo recebe abordagem para regressar ao Brasileirão

Marcos Leonardo pertence aos quadros do Al Hilal, mas pode regressar ao Brasileirão em breve. O São Paulo está interessado.

Benfica pode dar ajuda fundamental ao Sevilha

O Benfica está interessado em Carlos Álvarez e o Sevilha terá direito a uma possível transferência do espanhol que pertence aos quadros do Levante.

Vitória SC teme saída de médio e mantém-se de olho no mercado

Vitória SC pode ver Tiago Silva ou Tomás Handel saírem nos últimos dias do mercado de transferências. Os vimaranenses estão atentos ao mercado em busca de um possível sucessor.