A epopeia europeia de um leão em patins

modalidades cabeçalho

“É dia de jogo”, cantam os adeptos do Sporting, com um entusiasmo que nem a ausência de rulotes e cafés esfria. “Toda a gente sabe que eu vou”, continuam. E quem se atrevia a faltar? O Barcelona tinha ficado para trás, numa eliminatória épica. Em pleno Palau, o 22 vezes campeão da Europa em patins havia sido incapaz de contrariar uma turma verde-e-branca que ali estava não para passear Ramblas acima e Ramblas abaixo, mas para defender a vantagem da primeira-mão.

Depois de Barcelona, eis o Porto. Sem Ramblas, mas com muito para ver. De novo, o Sporting não veio passear. Ao meio-dia há jogo. O FC Porto é o último obstáculo antes da final. Depois do maior campeão, o campeão em título. O caminho não podia ser mais difícil. Mas, como escreveria numa qualquer rede social uma adolescente que acredita estar a viver o momento mais depressivo da sua vida, os caminhos difíceis são os que levam a finais felizes.

Ao cabo de 50 minutos, o Sporting chega ao fim do penúltimo troço de caminho e… vem mesmo aí uma final. Ainda não se sabe se será feliz. Pouco importa agora, o 6-5 sobre o rival azul-e-branco é para ser saboreado enquanto se olha atentamente o confronto entre UD Oliveirense e OC Barcelos. Os adeptos na bancada do Pavilhão Rosa Mota avisam: “E p´rá semana cá estou outra vez”.

O cântico precisa de um ajuste: a final é já amanhã. Sabe-se agora que frente à UD Oliveirense, que após um 3-3 eliminou nos penaltis a equipa de Barcelos. O dia de amanhã, sabemo-lo, vai ser histórico. Uma vitória unionista dá o título europeu inédito ao clube de Oliveira de Azeméis. Uma vitória leonina – a quarta na prova – dá ao Sporting o estatuto de clube português mais vezes campeão da Europa.

É domingo. É, ouve-se de novo, dia de jogo. E que jogo. Edo Bosch, treinador da UD Oliveirense, joga hoje a terceira final consecutiva da Liga dos Campeões. Perdeu as duas anteriores. Controlo emocional, dizia ontem. É preciso controlo emocional. Na verdade, citava Alejandro Dominguez, técnico do Sporting. Sê-lo-á até final da temporada. Edo, diz-se, vai ocupar o lugar. É dia de jogaço a todos os níveis.

São 15h00. A bola começa a correr na pista, ao som de bruaás altíssonos intercalados de silêncios ainda mais ensurdecedores vindos das bancadas. As claques dão o mote de um lado e do outro. Marca o Sporting. Marca a UD Oliveirense. Marca o Sporting. Não marca mais ninguém. O rei da selva é rei da Europa. Os irmãos Platero abraçam-se. Matias consola o irmão mais novo, Franco felicita o irmão mais velho.

A cera da pista mistura-se com as lágrimas que caem de todos os rostos. As de felicidade são abafadas intermitentemente por saltos e cânticos, as de desilusão não cessam. Ainda não é desta que a UD Oliveirense levanta o caneco. Até levantar a cabeça está difícil. Torna-se mais fácil agora: “quem bate palmas é União”, cantam para dentro da pista os adeptos oliveirenses. O pavilhão é deles.

Mas o Sporting é campeão e os adeptos leoninos não deixam tal facto no olvido. É isso que cantam agora. “Campeões, campeões, nós somos campeões”. Ninguém o pode contestar: é um facto. Consumado e justificado. Agora materializado: está levantada a taça! Amanhã é dia de trabalho. Hoje é dia de jogo. Hoje é dia de festa. Amanhã logo se vê.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.