A epopeia europeia de um leão em patins

modalidades cabeçalho

“É dia de jogo”, cantam os adeptos do Sporting, com um entusiasmo que nem a ausência de rulotes e cafés esfria. “Toda a gente sabe que eu vou”, continuam. E quem se atrevia a faltar? O Barcelona tinha ficado para trás, numa eliminatória épica. Em pleno Palau, o 22 vezes campeão da Europa em patins havia sido incapaz de contrariar uma turma verde-e-branca que ali estava não para passear Ramblas acima e Ramblas abaixo, mas para defender a vantagem da primeira-mão.

Depois de Barcelona, eis o Porto. Sem Ramblas, mas com muito para ver. De novo, o Sporting não veio passear. Ao meio-dia há jogo. O FC Porto é o último obstáculo antes da final. Depois do maior campeão, o campeão em título. O caminho não podia ser mais difícil. Mas, como escreveria numa qualquer rede social uma adolescente que acredita estar a viver o momento mais depressivo da sua vida, os caminhos difíceis são os que levam a finais felizes.

Ao cabo de 50 minutos, o Sporting chega ao fim do penúltimo troço de caminho e… vem mesmo aí uma final. Ainda não se sabe se será feliz. Pouco importa agora, o 6-5 sobre o rival azul-e-branco é para ser saboreado enquanto se olha atentamente o confronto entre UD Oliveirense e OC Barcelos. Os adeptos na bancada do Pavilhão Rosa Mota avisam: “E p´rá semana cá estou outra vez”.

O cântico precisa de um ajuste: a final é já amanhã. Sabe-se agora que frente à UD Oliveirense, que após um 3-3 eliminou nos penaltis a equipa de Barcelos. O dia de amanhã, sabemo-lo, vai ser histórico. Uma vitória unionista dá o título europeu inédito ao clube de Oliveira de Azeméis. Uma vitória leonina – a quarta na prova – dá ao Sporting o estatuto de clube português mais vezes campeão da Europa.

É domingo. É, ouve-se de novo, dia de jogo. E que jogo. Edo Bosch, treinador da UD Oliveirense, joga hoje a terceira final consecutiva da Liga dos Campeões. Perdeu as duas anteriores. Controlo emocional, dizia ontem. É preciso controlo emocional. Na verdade, citava Alejandro Dominguez, técnico do Sporting. Sê-lo-á até final da temporada. Edo, diz-se, vai ocupar o lugar. É dia de jogaço a todos os níveis.

São 15h00. A bola começa a correr na pista, ao som de bruaás altíssonos intercalados de silêncios ainda mais ensurdecedores vindos das bancadas. As claques dão o mote de um lado e do outro. Marca o Sporting. Marca a UD Oliveirense. Marca o Sporting. Não marca mais ninguém. O rei da selva é rei da Europa. Os irmãos Platero abraçam-se. Matias consola o irmão mais novo, Franco felicita o irmão mais velho.

A cera da pista mistura-se com as lágrimas que caem de todos os rostos. As de felicidade são abafadas intermitentemente por saltos e cânticos, as de desilusão não cessam. Ainda não é desta que a UD Oliveirense levanta o caneco. Até levantar a cabeça está difícil. Torna-se mais fácil agora: “quem bate palmas é União”, cantam para dentro da pista os adeptos oliveirenses. O pavilhão é deles.

Mas o Sporting é campeão e os adeptos leoninos não deixam tal facto no olvido. É isso que cantam agora. “Campeões, campeões, nós somos campeões”. Ninguém o pode contestar: é um facto. Consumado e justificado. Agora materializado: está levantada a taça! Amanhã é dia de trabalho. Hoje é dia de jogo. Hoje é dia de festa. Amanhã logo se vê.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

Iván Fresneda quer subir o nível: «O meu próximo objetivo é a seleção de Espanha»

Iván Fresneda acabou por ser um elemento importante para o Sporting na última temporada. O lateral quer chegar à seleção.

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.