A epopeia europeia de um leão em patins

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

“É dia de jogo”, cantam os adeptos do Sporting, com um entusiasmo que nem a ausência de rulotes e cafés esfria. “Toda a gente sabe que eu vou”, continuam. E quem se atrevia a faltar? O Barcelona tinha ficado para trás, numa eliminatória épica. Em pleno Palau, o 22 vezes campeão da Europa em patins havia sido incapaz de contrariar uma turma verde-e-branca que ali estava não para passear Ramblas acima e Ramblas abaixo, mas para defender a vantagem da primeira-mão.

Depois de Barcelona, eis o Porto. Sem Ramblas, mas com muito para ver. De novo, o Sporting não veio passear. Ao meio-dia há jogo. O FC Porto é o último obstáculo antes da final. Depois do maior campeão, o campeão em título. O caminho não podia ser mais difícil. Mas, como escreveria numa qualquer rede social uma adolescente que acredita estar a viver o momento mais depressivo da sua vida, os caminhos difíceis são os que levam a finais felizes.

Ao cabo de 50 minutos, o Sporting chega ao fim do penúltimo troço de caminho e… vem mesmo aí uma final. Ainda não se sabe se será feliz. Pouco importa agora, o 6-5 sobre o rival azul-e-branco é para ser saboreado enquanto se olha atentamente o confronto entre UD Oliveirense e OC Barcelos. Os adeptos na bancada do Pavilhão Rosa Mota avisam: “E p´rá semana cá estou outra vez”.

O cântico precisa de um ajuste: a final é já amanhã. Sabe-se agora que frente à UD Oliveirense, que após um 3-3 eliminou nos penaltis a equipa de Barcelos. O dia de amanhã, sabemo-lo, vai ser histórico. Uma vitória unionista dá o título europeu inédito ao clube de Oliveira de Azeméis. Uma vitória leonina – a quarta na prova – dá ao Sporting o estatuto de clube português mais vezes campeão da Europa.

É domingo. É, ouve-se de novo, dia de jogo. E que jogo. Edo Bosch, treinador da UD Oliveirense, joga hoje a terceira final consecutiva da Liga dos Campeões. Perdeu as duas anteriores. Controlo emocional, dizia ontem. É preciso controlo emocional. Na verdade, citava Alejandro Dominguez, técnico do Sporting. Sê-lo-á até final da temporada. Edo, diz-se, vai ocupar o lugar. É dia de jogaço a todos os níveis.

São 15h00. A bola começa a correr na pista, ao som de bruaás altíssonos intercalados de silêncios ainda mais ensurdecedores vindos das bancadas. As claques dão o mote de um lado e do outro. Marca o Sporting. Marca a UD Oliveirense. Marca o Sporting. Não marca mais ninguém. O rei da selva é rei da Europa. Os irmãos Platero abraçam-se. Matias consola o irmão mais novo, Franco felicita o irmão mais velho.

A cera da pista mistura-se com as lágrimas que caem de todos os rostos. As de felicidade são abafadas intermitentemente por saltos e cânticos, as de desilusão não cessam. Ainda não é desta que a UD Oliveirense levanta o caneco. Até levantar a cabeça está difícil. Torna-se mais fácil agora: “quem bate palmas é União”, cantam para dentro da pista os adeptos oliveirenses. O pavilhão é deles.

Mas o Sporting é campeão e os adeptos leoninos não deixam tal facto no olvido. É isso que cantam agora. “Campeões, campeões, nós somos campeões”. Ninguém o pode contestar: é um facto. Consumado e justificado. Agora materializado: está levantada a taça! Amanhã é dia de trabalho. Hoje é dia de jogo. Hoje é dia de festa. Amanhã logo se vê.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ula de José Peseiro goleia Jeddah e reforça a sua candidatura à promoção ao primeiro escalão do futebol saudita

AlUla de José Peseiro goleou o Jeddah por 4-0. A equipa liderada pelo português reforça o 3.º lugar que garante o acesso ao play off de subida.

Oskar Pietuszewski alcança marca histórica no Benfica x FC Porto deste domingo

Oskar Pietuszewski tornou-se o 2.º jogador mais jovem de sempre a marcar num clássico entre Benfica x FC Porto.

Leonardo Jardim vence título na estreia pelo Flamengo

O Flamengo venceu o Fluminense em penáltis e conquistou o Campeonato Carioca. Foi a estreia de Leonardo Jardim no comando da equipa.

Boston Celtics vencem em Cleveland Cavaliers com Neemias Queta em destaque

Neemias Queta foi destaque na vitória dos Boston Celtics sobre os Cleveland Cavaliers. O português apesar de não ter estado tão eficaz ao nível dos pontos, somou 11 ressaltos.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 9 jogos que faltam a FC Porto, Sporting e Benfica até ao final da Primeira Liga

Após a jornada 25 da Primeira Liga, ficaram por jogar-se nove encontros até ao final. O FC Porto segue líder, com 66 pontos, mais quatro do que o Sporting e mais sete do que o Benfica.

Santa Clara surpreende com triunfo caseiro frente ao Vitória SC e escapa dos lugares de despromoção

No último jogo deste domingo, o Santa Clara derrotou o Vitória SC por duas bolas a zero num encontro da 25.ª jornada da Primeira Liga.

Kika Nazareth analisou o Benfica x FC Porto e reafirmou desejo: «A minha vontade é regressar um dia caso me queiram e me abram...

Kika Nazareth esteve no Estádio da Luz a assistir ao Benfica x FC Porto. A avançada falou do Clássico e assumiu que quer voltar ao clube da Luz.