Publicidade

FC Porto 8-6 OC Barcelos: Liderança à vista pelos dragões

Pedro Filipe · 3 min

FC Porto 8-6 OC Barcelos: Liderança à vista pelos dragões
Foto: FC Porto Sports

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A CRÓNICA: DRAGÕES VENCEM NA CHUVA DE GOLOS

O FC Porto ultrapassou um adversário direto na luta pelo título. Os dragões derrotaram o Óquei Clube de Barcelos por 8-6, no Dragão Arena.

A primeira parte foi praticamente toda da equipa da casa. Com quatro bolas no ferro, o primeiro golo só surgiu numa fase adiantada. Gonçalo Alves aproveitou para marcar o primeiro de livre direito.

O jogo ficou, a partir daí, eletrizante. Di Benedetto fez o segundo, numa boa jogada coletiva. Já perto do final do primeiro, os visitantes conseguiram equilibrar e reduziram a desvantagem por Reinaldo Ventura. No entanto, o Porto dispôs de uma nova oportunidade de bola parada: Gonçalo Alves bisou e concretizou uma grande penalidade. Mesmo quase com a buzina a tocar para o intervalo, o OC Barcelos reduziu novamente por Joca.

Se o final da primeira parte foi emocionante, a etapa complementar não ficou atrás. Logo no início, dois golos, um para cada lado. Reinaldo Ventura chegou ao bis e Gonçalo Alves apontou o hat-trick.

Luís Querido colocou igualdade no resultado. Rafa voltou a pôr a equipa da casa na frente, mas Tomás Pereira empatou novamente e o jogo chegou aos dez golos. No entanto, aí apareceu o veterano Reinaldo Garcia, que fez dois golos com muito pouco tempo de diferença. Já o goleador dos dragões, Gonçalo Alves, fez o 8-5, chegando ao poker. O melhor que o OC Barcelos conseguiu foi reduzir por Reinaldo Ventura.

O FC Porto fica a um ponto do líder, que ainda é o OC Barcelos, e continua com um jogo a menos (duelo em atraso com a Oliveirense).

A FIGURA

Fonte: FC Porto Sports

Gonçalo Alves – Metade da produção da equipa foi da responsabilidade do internacional português. O goleador do campeonato esteve letal, como de costume, e contribuiu decisivamente para o triunfo dos dragões.

O FORA DE JOGO

Defesas em ambas as equipas – Num jogo eletrizante com 14 golos (!), as defesas não cumpriram bem o seu trabalho. Vários erros de marcação e organização defensiva de ambas as equipas contribuíram para que ocorressem tantos golos.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Com um ataque que rodava pelos quatro jogadores em campo, o FC Porto tentou apostar no controlo da posse de bola para chegar ao golo. Com um jogo assente na troca incessante de passes entre jogadores, conseguiram ferir o adversário através de várias combinações.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES

Xavi Málian (6)

Xavi Barroso (6)

Reinaldo Garcia (8)

Gonçalo Alves (9)

Rafa (7)

SUPLENTES UTILIZADOS

Tiago Rodrigues (-)

 Mena (6)

Giulio Cocco (6)

Poka (6)

Di Benedetto (7)

 

ANÁLISE TÁTICA – OC BARCELOS

A equipa da casa entrou demasiado permissiva a deixar o FC Porto dominar. Só no fim do primeiro tempo acordou e, a partir daí, houve uma troca de bola rápida e dinâmica entre os quatro jogadores. Reinaldo Ventura e Dario Gimenez deram a estabilidade atrás para os ataques, com o internacional português a aventurar-se no ataque e a arriscar na meia distância.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES

Conti (6)

Luís Querido (7)

 Dario Gimenez (6)

Miguel Rocha (6)

Reinaldo Ventura (8)

SUBS UTILIZADOS

Joka (-)

Zé Pedro (6)

Tomás Pereira (7)

Joca (7)

Rafael Lourenço (-)

Foto de Capa: FC Porto Sports

Artigo revisto

Pedro Filipe

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.