Hóquei: O que falta no rugido do leão?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

A vitória do Sporting em hóquei em patins no jogo do passado domingo (04/06) em Oliveira de Azeméis contra a Oliveirense permitiu solidificar o quarto lugar no campeonato nacional da modalidade, garantindo o acesso à Liga Europeia já na próxima época. Mas esse feito não pode esconder as falhas da equipa ao longo da época 2016-2017.

Os leões fracassaram nas ambições que certamente muitos sportinguistas tinham na conquista, ou do título nacional ou da Taça de Portugal. Apesar do desaire, tudo parecia garantir uma época sólida, consistente e vitoriosa muito devido à conquista, na pré-época, da Elite Cup que deixou os adeptos leoninos com água na boca e sedentos de conquistas nesta secção.

Mas o ressurgimento desta secção no clube de Alvalade, no mandato de Bruno de Carvalho, em 2014 – após uma tentativa fracassada no início dos anos 2000 de recuperar a modalidade – permitiu levantar a fasquia face aos títulos, não só pelos nomes sonantes do hóquei em patins contratados, como também pelo facto do Sporting ter sido outrora um importante clube nesta modalidade. E este regresso traduziu-se logo na época seguinte, no plano externo, na conquista internacional da Taça CERS (primeiro troféu europeu de Bruno de Carvalho como presidente) contra o Reus de Espanha e, no plano interno, na conquista da Supertaça Nacional ao campeão nacional Benfica. Mas as grandes conquistas do hóquei sportinguista encontram-se sobretudo nas décadas de 1970 e 1980, com inúmeros títulos conquistados pelos Leões, onde se destacou a vitória na Taça dos Campeões Europeus em 1977 pela então designada “Equipa Maravilha” onde brilhavam nomes como Ramalhete, Sobrinho, Chana ou o eterno António Livramento.

A "Equipa Maravilha" que reinou na Europa em 1977 Fonte: Forum SCP
A “Equipa Maravilha” que reinou na Europa em 1977
Fonte: Forum SCP

Mas não se pense que, apesar da ausência de títulos na época 2016-2017, esta equipa de hóquei não tem individualidades bastante interessantes do ponto de vista técnico-tático. Apresenta, do meu ponto de vista, jogadores capazes de jogar um hóquei maduro, frio, e outros que manifestam grande irreverência nos ringues. Do lado da experiência, talvez o hoquista espanhol Pedro Gil seja o expoente máximo desta equipa. Jogador de 36 anos, um verdadeiro veterano, com passagens pelo FC Porto, Reus, Valdagno ou até mesmo o Forte Del Marmi, equipa italiana que afastou os leões das competições europeias esta temporada. Gil revelou ser um verdadeiro maestro. Guillem Pérez, o treinador do Sporting até março de 2017, definiu-o, após a conquista da Elite Cup, como “uma referência, um talento do ringue, um jogador carregado de experiência que brilha pelo seu espírito de humildade e sacrifício” (Jornal Sporting, dia 22 de setembro de 2016, p. 16).

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.