It’s coming R… Trissino | Final-Four Liga Europeia 2021/22

No derradeiro dia, Trissino e Valongo entraram em campo para disputarem a primeira final da Liga Europeia da sua História. E se olharmos à história, esta foi a terceira final entre portugueses e italianos, com Portugal a sorrir em ambas – em 1986 o FC Porto derrotou o ASDH Novara e em 1991 o OC Barcelos venceu o SHR Monza. Curiosamente, essas duas finais ditaram o primeiro título europeu para as duas equipas portugueses. E se todas as estatísticas jogavam, antes do jogo, a favor do Valongo, o facto de jogar praticamente em casa enfatizou ainda mais esse vaticínio. Os seus adeptos fizeram mais de 230 quilómetros e encheram toda a bancada que lhes era reservada, proporcionando um grande ambiente do início ao fim do jogo.

O jogo em si foi bastante disputado e rodeado sempre de muita espetacularidade e emoção para os presentes. À semelhança do dia anterior, o Valongo voltou a entrar bem na partida e, com 47 segundos jogados, Facundo Bridge abriu o marcador. A reação italiana foi imediata e, Davide Gavioli repôs o empate. Depois de dois Livres Diretos desperdiçados, Andrea Malagoli completou a reviravolta, três minutos depois. Logo a seguir foi a vez de Diogo Abreu desperdiçar um penálti, mas, aos 21’, Diogo Barato fez o 2-2. No último minuto do primeiro tempo, Facundo Navarro teve a chance de colocar a sua equipa novamente a vencer e, através de um Livre Direto, não desperdiçou.

Na segunda parte o nível exibicional manteve-se elevado e, logo no início, Malagoli voltou a empatar a partida. Três minutos depois, a equipa do distrito do Porto voltou a responder, com Facundo Bridge a fazer o 3-4. Depois, Facundo Navarro teve duas oportunidades para voltar a fazer o golo, mas Zampoli defendeu os dois Livre Diretos. A cinco minutos do fim, Giulio Cocco voltou a marcar nesta Final-Four e levou a partida para prolongamento. Na etapa complementar, os dois conjuntos anularam-se e, pela primeira vez na longa história da Liga Europeia, a Final iria ser resolvida nos penáltis. No desempate, Zampoli voltou a aparecer, defendeu dois remates e o Trissino venceu por 3-1.

Pela primeira vez na História, o GSH Trissino sagrou-se Campeão Europeu de Hóquei em Patins, naquele que é o segundo título de sempre para a Itália. Em 2006, o Follonica Hockey 1952 conquistou o troféu, numa competição realizada em Torres Novas. Curiosamente, uma das principais figuras dessa equipa foi Alex Bertolucci, atual técnico do Trissino. À 56.ª edição, a equipa do norte de Itália tornou-se no 12.º conjunto a vencer a competição, juntando-se a FC Barcelona (22), Reus Deportiu (8), Igualada HC (6), HC Liceo (6), Sporting CP (3), CP Voltregà (3), FC Porto (2), SL Benfica (2), OC Barcelos, CE Noia e Follonica.

Olhando para os principais nomes da edição 2021/22 da Liga Europeia, Jordi Méndez sagrou-se o melhor marcador da competição. Apesar de não ter estado presente na etapa decisiva, o jogador de 24 anos do AW Lodi apontou 10 golos em seis jogos. Todavia, a Final-Four e o título inédito do Trissino ficam incontornavelmente marcados por um nome: Stefano Zampoli. Pode não ter saltado à vista na meia-final, embora não tenha sofrido golos, mas na Final mostrou toda a sua qualidade, salvando a sua equipa quando esteve a perder e evidenciando-se nos penáltis. Tem apenas 22 anos e foi o guarda-redes menos batido nesta edição da competição. Um nome a ter em conta para o futuro e para a baliza da seleção italiana.

Foto de Capa: WS Europe

Artigo redigido por Tiago Alexandre

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto volta à carga por Borja Sainz

O FC Porto está interessado em contratar Borja Sainz. O jogador pertence aos quadros do Norwich City, equipa do Championship

Rafael Leão com porta de gigante europeu fechada

Rafael Leão estava a ser apontado ao Bayern Munique. O internacional português não vai reforçar o emblema alemão.

Surpresa: Sporting muda de ideias em relação a Viktor Gyokeres

O Sporting já está disposto a aceitar propostas com bónus por Viktor Gyokeres, mas quer receber ofertas de 80 milhões de euros.

Nuno Santos elogia Luís Pinto: «Uma pessoa com muita ambição e com uma presença diferenciada»

Nuno Santos falou aos jornalistas à margem da apresentação dos novos equipamentos do Vitória SC. Médio elogiou Luís Pinto.

PUB

Mais Artigos Populares

«Eu não perspetivo a carreira de treinador em ser o técnico do investidor e não do clube. Faz-me muita confusão» – Entrevista Bola na...

Marco Delgado é um treinador português com uma vasta experiência no Médio Oriente, sendo que já passou por outras zonas do globo.

Sporting vence Sporting B em jogo-treino por 5-2

O Sporting defrontou a sua equipa B esta manhã num jogo-treino. Vitória da equipa de Rui Borges por 5-2.

Benfica despede-se de Renato Sanches

Renato Sanches já não é jogador do Benfica. O empréstimo do PSG às águias já terminou e o médio está de regresso aos franceses.