📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

It’s coming R… Trissino | Final-Four Liga Europeia 2021/22

- Advertisement -

No derradeiro dia, Trissino e Valongo entraram em campo para disputarem a primeira final da Liga Europeia da sua História. E se olharmos à história, esta foi a terceira final entre portugueses e italianos, com Portugal a sorrir em ambas – em 1986 o FC Porto derrotou o ASDH Novara e em 1991 o OC Barcelos venceu o SHR Monza. Curiosamente, essas duas finais ditaram o primeiro título europeu para as duas equipas portugueses. E se todas as estatísticas jogavam, antes do jogo, a favor do Valongo, o facto de jogar praticamente em casa enfatizou ainda mais esse vaticínio. Os seus adeptos fizeram mais de 230 quilómetros e encheram toda a bancada que lhes era reservada, proporcionando um grande ambiente do início ao fim do jogo.

O jogo em si foi bastante disputado e rodeado sempre de muita espetacularidade e emoção para os presentes. À semelhança do dia anterior, o Valongo voltou a entrar bem na partida e, com 47 segundos jogados, Facundo Bridge abriu o marcador. A reação italiana foi imediata e, Davide Gavioli repôs o empate. Depois de dois Livres Diretos desperdiçados, Andrea Malagoli completou a reviravolta, três minutos depois. Logo a seguir foi a vez de Diogo Abreu desperdiçar um penálti, mas, aos 21’, Diogo Barato fez o 2-2. No último minuto do primeiro tempo, Facundo Navarro teve a chance de colocar a sua equipa novamente a vencer e, através de um Livre Direto, não desperdiçou.

Na segunda parte o nível exibicional manteve-se elevado e, logo no início, Malagoli voltou a empatar a partida. Três minutos depois, a equipa do distrito do Porto voltou a responder, com Facundo Bridge a fazer o 3-4. Depois, Facundo Navarro teve duas oportunidades para voltar a fazer o golo, mas Zampoli defendeu os dois Livre Diretos. A cinco minutos do fim, Giulio Cocco voltou a marcar nesta Final-Four e levou a partida para prolongamento. Na etapa complementar, os dois conjuntos anularam-se e, pela primeira vez na longa história da Liga Europeia, a Final iria ser resolvida nos penáltis. No desempate, Zampoli voltou a aparecer, defendeu dois remates e o Trissino venceu por 3-1.

Pela primeira vez na História, o GSH Trissino sagrou-se Campeão Europeu de Hóquei em Patins, naquele que é o segundo título de sempre para a Itália. Em 2006, o Follonica Hockey 1952 conquistou o troféu, numa competição realizada em Torres Novas. Curiosamente, uma das principais figuras dessa equipa foi Alex Bertolucci, atual técnico do Trissino. À 56.ª edição, a equipa do norte de Itália tornou-se no 12.º conjunto a vencer a competição, juntando-se a FC Barcelona (22), Reus Deportiu (8), Igualada HC (6), HC Liceo (6), Sporting CP (3), CP Voltregà (3), FC Porto (2), SL Benfica (2), OC Barcelos, CE Noia e Follonica.

Olhando para os principais nomes da edição 2021/22 da Liga Europeia, Jordi Méndez sagrou-se o melhor marcador da competição. Apesar de não ter estado presente na etapa decisiva, o jogador de 24 anos do AW Lodi apontou 10 golos em seis jogos. Todavia, a Final-Four e o título inédito do Trissino ficam incontornavelmente marcados por um nome: Stefano Zampoli. Pode não ter saltado à vista na meia-final, embora não tenha sofrido golos, mas na Final mostrou toda a sua qualidade, salvando a sua equipa quando esteve a perder e evidenciando-se nos penáltis. Tem apenas 22 anos e foi o guarda-redes menos batido nesta edição da competição. Um nome a ter em conta para o futuro e para a baliza da seleção italiana.

Foto de Capa: WS Europe

Artigo redigido por Tiago Alexandre

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto vai saber em breve decisão sobre futuro de André Franco

O Chicago Fire vai comunicar em breve ao FC Porto a decisão quanto ao futuro de André Franco. Médio está emprestado.

Rui Costa garante: «O Benfica continua a ser o melhor clube português em termos financeiros»

Rui Costa esteve presente em Coimbra e Viseu para duas ações de campanha. Candidato abordou situação económica do Benfica.

Jornalista brasileiro rendido a Abel Ferreira: «Ao invés de buscar motivo para não valorizá-lo, que tal usar o tempo para admirá-lo?»

Venê Casagrande elogiou Abel Ferreira e destacou o plano tático perfeito do treinador português na goleada frente à LDU Quito.

Boavista cria nova equipa sénior: eis o comunicado oficial

O Boavista acusa SAD de incumprimento, revelando que os impedimentos da FIFA não foram resolvidos e até se agravaram, e formaliza a desistência da sua equipa sénior atual.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim pensa no título da Premier League: «Só quero ganhar todos os jogos e terminar no topo da liga»

Ruben Amorim quer qualificar o Manchester United para a Europa e aborda título da Premier League. Red Devils enfrentam Nottingham Forest às 15h00.

Que papel terá Humberto Coelho caso Rui Costa ganhe as eleições? «Ainda não está definido»

Humberto Coelho é candidato a vice-presidente do Benfica na lista de Rui Costa. Lenda encarnada admite que papel ainda não está definido.

Diretor de campanha de Noronha Lopes responde a Rui Costa: «Benfica está ocupado por gente pouco séria agarrada ao poder»

Vasco Mendonça, diretor de campanha de João Noronha Lopes, reagiu a declarações de Rui Costa, comunicado e queixa apresentada à CNPD.