It’s coming R… Trissino | Final-Four Liga Europeia 2021/22

- Advertisement -

No derradeiro dia, Trissino e Valongo entraram em campo para disputarem a primeira final da Liga Europeia da sua História. E se olharmos à história, esta foi a terceira final entre portugueses e italianos, com Portugal a sorrir em ambas – em 1986 o FC Porto derrotou o ASDH Novara e em 1991 o OC Barcelos venceu o SHR Monza. Curiosamente, essas duas finais ditaram o primeiro título europeu para as duas equipas portugueses. E se todas as estatísticas jogavam, antes do jogo, a favor do Valongo, o facto de jogar praticamente em casa enfatizou ainda mais esse vaticínio. Os seus adeptos fizeram mais de 230 quilómetros e encheram toda a bancada que lhes era reservada, proporcionando um grande ambiente do início ao fim do jogo.

O jogo em si foi bastante disputado e rodeado sempre de muita espetacularidade e emoção para os presentes. À semelhança do dia anterior, o Valongo voltou a entrar bem na partida e, com 47 segundos jogados, Facundo Bridge abriu o marcador. A reação italiana foi imediata e, Davide Gavioli repôs o empate. Depois de dois Livres Diretos desperdiçados, Andrea Malagoli completou a reviravolta, três minutos depois. Logo a seguir foi a vez de Diogo Abreu desperdiçar um penálti, mas, aos 21’, Diogo Barato fez o 2-2. No último minuto do primeiro tempo, Facundo Navarro teve a chance de colocar a sua equipa novamente a vencer e, através de um Livre Direto, não desperdiçou.

Na segunda parte o nível exibicional manteve-se elevado e, logo no início, Malagoli voltou a empatar a partida. Três minutos depois, a equipa do distrito do Porto voltou a responder, com Facundo Bridge a fazer o 3-4. Depois, Facundo Navarro teve duas oportunidades para voltar a fazer o golo, mas Zampoli defendeu os dois Livre Diretos. A cinco minutos do fim, Giulio Cocco voltou a marcar nesta Final-Four e levou a partida para prolongamento. Na etapa complementar, os dois conjuntos anularam-se e, pela primeira vez na longa história da Liga Europeia, a Final iria ser resolvida nos penáltis. No desempate, Zampoli voltou a aparecer, defendeu dois remates e o Trissino venceu por 3-1.

Pela primeira vez na História, o GSH Trissino sagrou-se Campeão Europeu de Hóquei em Patins, naquele que é o segundo título de sempre para a Itália. Em 2006, o Follonica Hockey 1952 conquistou o troféu, numa competição realizada em Torres Novas. Curiosamente, uma das principais figuras dessa equipa foi Alex Bertolucci, atual técnico do Trissino. À 56.ª edição, a equipa do norte de Itália tornou-se no 12.º conjunto a vencer a competição, juntando-se a FC Barcelona (22), Reus Deportiu (8), Igualada HC (6), HC Liceo (6), Sporting CP (3), CP Voltregà (3), FC Porto (2), SL Benfica (2), OC Barcelos, CE Noia e Follonica.

Olhando para os principais nomes da edição 2021/22 da Liga Europeia, Jordi Méndez sagrou-se o melhor marcador da competição. Apesar de não ter estado presente na etapa decisiva, o jogador de 24 anos do AW Lodi apontou 10 golos em seis jogos. Todavia, a Final-Four e o título inédito do Trissino ficam incontornavelmente marcados por um nome: Stefano Zampoli. Pode não ter saltado à vista na meia-final, embora não tenha sofrido golos, mas na Final mostrou toda a sua qualidade, salvando a sua equipa quando esteve a perder e evidenciando-se nos penáltis. Tem apenas 22 anos e foi o guarda-redes menos batido nesta edição da competição. Um nome a ter em conta para o futuro e para a baliza da seleção italiana.

Foto de Capa: WS Europe

Artigo redigido por Tiago Alexandre

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.