Luís Sénica: Os desafios do primeiro mandato à frente do hóquei português

- Advertisement -

Luís Sénica iniciou o segundo mandato na presidência da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP). Como candidato único, o antigo selecionador nacional vai ter mais tempo para concretizar as suas ideias, depois de ter entrado a meio do mandato anterior em 2018 pela demissão de Fernando Claro. Estes quatro anos revelam-se ainda mais desafiantes do que os anteriores dois.

Primeiro, pela situação de pandemia que impediu a conclusão das competições na época 2019/20 e que também não permite a presença de público nos pavilhões. A transmissão online das partidas no site da FPP é arma principal para manter os seguidores do hóquei atentos. No entanto, alguns apoiantes da modalidade mais velhos não têm um acesso facilitado à internet e mesmo com a transmissão de alguns jogos no canal A Bola TV, não garante que uma franja importante veja os duelos do campeonato.

A criação de um canal da federação, proposto por Luís Sénica, também não parece ser o que vai resolver para aproximar o público da modalidade, mas qualquer iniciativa pode ser uma pequena ajuda. Contudo, a solução ideal seria a transmissão, em sinal aberto, como já aconteceu, há vários anos, na RTP2. O interesse pela modalidade pode, assim, ficar diminuído.

A profissionalização da arbitragem no Hóquei em Patins também é um dos assuntos discutidos pelos agentes da modalidade. Luís Sénica admitiu, em entrevista ao site Zerozero, que «o grau de profissionalismo que nós queremos e apontamos como caminho», mas as condições financeiras constituem apenas uma parte das dificuldades. Para uma modalidade em que uma parte significativa, mesmo na primeira divisão, é amadora ou semi-profissional, parece-me quase impossível concretizar a profissionalização.

Os árbitros portugueses, com exceções claro, são dos melhores a nível mundial e não creio que árbitros profissionais tragam menos contestação no mundo do hóquei. O problema vem da cultura desportiva em Portugal e que abrange as diversas modalidades desportivas, por vezes até despoletado pelos próprios dirigentes dos clubes.

A formação dos atletas é uma bandeiras do presidente da FPP. No entanto, ainda não há ideias concretas divulgadas sobre tal. O que é possível concluir, é que a pandemia está a prejudicar seriamente os jovens praticantes, com a suspensão da época anterior e limitações na realização desta. No limite, pode levar a uma diminuição do interesse dos jovens na modalidade e até ao fim de várias equipas da formação, até pelas dificuldades económicas dos clubes e, assim, no limite, com o fim de competições.

A alteração do modelo do campeonato com os regressos do playoff de apuramento de campeão nacional é uma das novidades este ano. Este formato reciclado pode ser importante para introduzir emoção e mais clássicos e derbys que vendem a modalidade. No entanto, este modelo traz algum grau de injustiça ao campeão, visto que o melhor na fase regular pode não vencer o playoff, o que pode levar à pressão de alguns clubes para voltar a mudar. Uma coisa é certa: o campeonato necessita de estabilidade e, por isso, este formato deve ficar por alguns anos.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Controlo absoluto e a noite de consagração de Prestianni | Aarhus 1-3 Benfica

O acesso do Benfica à Europa League selou-se na Dinamarca com a naturalidade que se exigia, mas com destaque para a maturidade coletiva

Rio Ave e Sporting abrem a 4ª jornada da Primeira Liga: eis os onzes prováveis

O Rio Ave e o Sporting enfrentam-se esta sexta-feira para a quarta jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.

Benfica perto de ver proposta aceite por Souffian El Karouani e de contratar novo lateral esquerdo

O Benfica está mais perto de contratar Souffian El Karouani. Al Qadsiah vai aceitar proposta dos encarnados pelo lateral.

Leão agridoce ruma a Vila do Conde | Rio Ave x Sporting

O Sporting encontra-se num limbo, que é um entrave à estabilidade e ao projeto que quer construir

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as 36 equipas que vão jogar a Conference League e a composição dos 6 potes

O Braga eliminou o Áustria de Viena e vai estar na fase de liga da Conference League. Vê as 36 equipas e a composição dos potes.

Antigo internacional italiano elogia Cristiano Ronaldo: «Queria que ele calasse um pouco todas as pessoas que falavam dele»

Giuseppe Rossi deixou muitos elogios para Cristiano Ronaldo. Os dois avançados foram colegas de equipa no Manchester United.

Lazio oficializa contratação de Andrea Pinamonti

A Lazio contratou Andrea Pinamonti ao Sassuolo. O negócio rende aos bolsos dos neroverdi cerca de três milhões de euros.