📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Luís Sénica: Os desafios do primeiro mandato à frente do hóquei português

- Advertisement -

UMA HISTÓRIA LIGADA AO HÓQUEI

O atual líder da instituição já tem muitos anos de ligação ao Hóquei em Patins, desde treinador, a selecionador nacional até à presidência.

Um percurso começado nos anos 70 no Grupo Desportivo de Sesimbra, de onde é natural, Luis Sénica conseguiu dinamizar o clube atraindo até internacionais, a um clube dos escalões inferiores.

O percurso nas seleções iniciou-se em 2004 nos sub-17 e mais tarde como selecionador jovem sub-20 e sub-23. Luís Sénica acabaria por chegar selecionador nacional em 2009, mas o percurso iria durar pouco para vir para o mundo dos clubes.

Em 2009/2010 abandona as seleções para assumir o cargo de treinador do Benfica. Ao final do terceiro ano, conseguiu quebrar um ciclo hegemónico de dez títulos nacionais do Futebol Clube do Porto. O clube já não ganhava a competição há 14 anos, com o Sport Lisboa e Benfica a voltar a ultrapassar o ponto em termos de campeonatos, ao festejar o 21.º. Ainda mais simbólico, foi a primeira Liga Europeia, que o clube encarnado conquistou na sua história, em 2012/13, na última época de Luís Sénica.

De regresso à seleção principal, em 2013, Luís Sénica conseguiu marcar a passagem de cinco anos com três títulos. Duas Taças Latinas, seguidas em 2014 e 2016, competição disputada por sub-23, e o principal, o Campeonato Europeu, em 2016, 18 anos depois do último conquistado. No entanto, a maior falha do selecionador foi não ter conquistado o Mundial de Hóquei em Patins, uma competição que fugia desde 2003, em Oliveira de Azeméis.

O título haveria de chegar, em 2019, em Barcelona, já com Luís Sénica, como presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, com o selecionador escolhido pelo próprio, Renato Garrido.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Patinagem

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Da reforma ao futebol de 7: Fábio Coentrão vai jogar na Kings League

O ex-internacional português, Fábio Coentrão, é a mais recente adição da liga de futebol de 7 organizada por Gerard Piqué, a Kings League.

Chicago Fire aciona opção de compra e André Franco deixa FC Porto em definitivo: eis os detalhes do negócio

O Chicago Fire confirmou a contratação a título definitivo de André Franco, que deixa assim o FC Porto. Confere os detalhes da transferência.

Presidente do Nápoles chama «um lixo» ao estádio do próprio clube

O Presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, criticou as condições do próprio estádio, culpando o modelo de gestão imposto pela cidade.

Feirense e Farense empatam no duelo de abertura da jornada 11 da Segunda Liga

O Feirense e Farense não foram além de um empate a zero no encontro de abertura da 11ª. jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença reúne com presidente da APAF em encontro de urgência

Pedro Proença, presidente da FPF, e José Borges, presidente da APAF, reuniram-se para discutir o ambiente em torno dos árbitros no futebol português.

Al Najma de Mário Silva cai com estrondo com o Al Hilal com golo de Rúben Neves, Pedro Emanuel bate Paulo Sérgio e José...

A Liga da Arábia Saudita teve vários confrontos com treinadores portugueses nesta sexta-feira. Em destaque, o desaire do Al Najma de Mário Silva frente ao Al Hilal.

Mudança de regra na Liga Saudita: Al Nassr posiciona-se contra

O Al Nassr criticou as possíveis mudanças de regras de jogadores estrangeiros sub-21, em comunicado oficial, esta sexta-feira.