Luís Sénica: Os desafios do primeiro mandato à frente do hóquei português

UMA HISTÓRIA LIGADA AO HÓQUEI

O atual líder da instituição já tem muitos anos de ligação ao Hóquei em Patins, desde treinador, a selecionador nacional até à presidência.

Um percurso começado nos anos 70 no Grupo Desportivo de Sesimbra, de onde é natural, Luis Sénica conseguiu dinamizar o clube atraindo até internacionais, a um clube dos escalões inferiores.

O percurso nas seleções iniciou-se em 2004 nos sub-17 e mais tarde como selecionador jovem sub-20 e sub-23. Luís Sénica acabaria por chegar selecionador nacional em 2009, mas o percurso iria durar pouco para vir para o mundo dos clubes.

Em 2009/2010 abandona as seleções para assumir o cargo de treinador do Benfica. Ao final do terceiro ano, conseguiu quebrar um ciclo hegemónico de dez títulos nacionais do Futebol Clube do Porto. O clube já não ganhava a competição há 14 anos, com o Sport Lisboa e Benfica a voltar a ultrapassar o ponto em termos de campeonatos, ao festejar o 21.º. Ainda mais simbólico, foi a primeira Liga Europeia, que o clube encarnado conquistou na sua história, em 2012/13, na última época de Luís Sénica.

De regresso à seleção principal, em 2013, Luís Sénica conseguiu marcar a passagem de cinco anos com três títulos. Duas Taças Latinas, seguidas em 2014 e 2016, competição disputada por sub-23, e o principal, o Campeonato Europeu, em 2016, 18 anos depois do último conquistado. No entanto, a maior falha do selecionador foi não ter conquistado o Mundial de Hóquei em Patins, uma competição que fugia desde 2003, em Oliveira de Azeméis.

O título haveria de chegar, em 2019, em Barcelona, já com Luís Sénica, como presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, com o selecionador escolhido pelo próprio, Renato Garrido.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Patinagem

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Alexander Isak já se despediu do Newcastle: «Juntos escrevemos história»

Alexander Isak trocou o Newcastle pelo Liverpool por 144 milhões de euros. Avançado deixou mensagem de despedida.

Manchester United só mantém 1 dos 5 jogadores da lista principal de dispensas

O Manchester United de Ruben Amorim resolveu o futuro de Rashford, Garnacho, Sancho e Antony. Só Tyrell Malacia continua no clube.

Tomás Handel diz adeus ao Vitória SC: «Um dia, se a vida for generosa, volto a casa»

Tomás Handel deixou o Vitória SC para reforçar o Estrela Vermelha neste mercado de verão. Eis a sua mensagem de despedida.

Victor Froholdt quer vingar na Seleção da Dinamarca: «É mais fácil a jogar num clube grande e liga maior»

Victor Froholt deu uma entrevista ao jornal Ekstra Bladet. Médio do FC Porto pretende vingar na Seleção da Dinamarca.

PUB

Mais Artigos Populares

Lamine Yamal quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro: «Os meus dois sonhos»

Lamine Yamal concedeu uma entrevista à RTVE. Extremo espanhol quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro.

Midtjylland confirma ter havido «vários clubes grandes» a tentar ex-Benfica

Franculino Djú contou com vários clubes interessados neste mercado de verão. Bayern Munique foi um deles e está confirmado.

Lyon de Paulo Fonseca confirma contratação de Martín Satriano

O Lyon confirmou a contratação de Martin Satriano. O avançado uruguaio foi emprestado pelo Lens até ao final da época.