O domínio ibérico no Hóquei em Patins

- Advertisement -

O Hóquei em Patins vive uma bipolarização ibérica há muitos anos. Portugal e Espanha venceram 30 das 32 edições do Campeonato Europeu, desde que se separou do torneio Mundial.

No Mundial só a Argentina por quatro e a Itália por duas conseguiram ganhar para além das seleções dos países da Península Ibérica em 33 edições desde a separação de competições. Assim, mais de 80% dos torneios foram ganhos por Portugal e Espanha.

Já quanto à mais importante competição europeia de clubes, a Liga Europeia, o cenário não é muito diferente. Desde a época 1996/97, na qual a Taça dos Campeões Europeus se fundiu com a Taça das Taças para formar a Liga dos Campeões Europeus (antiga designação da Liga Europeia), apenas o Follonica de Itália em 2006 se intrometeu no domínio ibérico da competição mais importante de clubes na Europa.

Mesmo com o alargamento da fase de grupos do torneio de oito para 16 equipas em 2008/09, todos os finalistas foram clubes portugueses e espanhóis, com os nuestros hermanos a vencer oito das 11 edições.

Já na segunda competição europeia mais importante de Hóquei em Patins, a Taça World Skate Europe de 2019–20 (anteriormente denominada Taça CERS), apenas a Itália equilibra um pouco as contas. Os transalpinos contam com cinco equipas finalistas no atual formato de final four, que conta com 12 edições, uma das quais vencedora, o Hockey Bassano, em 2011/12.

O Hockey Bassano foi a última equipa sem ser ibérica a ganhar a Taça CERS
Fonte: Hockey Bassano

Será esta bipolarização positiva para o desenvolvimento da modalidade? Por que razões os países europeus fora Portugal, Espanha e Itália não se intrometem nas principais competições de clubes e seleções? Falta de divulgação da modalidade por parte das federações aos mais jovens ou falta de investimento financeiro?

A separação atual do mundial numa divisão A e B não poderá agravar o desequilíbrio entre as seleções mais fracas e mais fortes por não se defrontarem entre si oficialmente?

Veremos como evolui o Hóquei em Patins a nível europeu e financeiro nos próximos anos, mas, a não ser que hajam alterações de fundo, o domínio ibérico deverá continuar…

Foto de Capa: Federação de Patinagem de Portugal

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

James Rodríguez anuncia a saída da seleção da Colômbia

Aos 35 anos, James Rodríguez anunciou a retirada da seleção colombiana. O ex-FC Porto contabilizou 32 golos em 132 internacionalizações.

Embate entre históricos europeus | AC Milan x Benfica

Benfica e AC Milan já não têm o poderio de outrora, mas antecipa-se ainda assim um jogo interessante, com dois técnicos portugueses nos bancos.

José Mourinho e a vitória suada do Real Madrid: «Os meus jogadores não matam os jogos quando têm oportunidades»

O Real Madrid venceu o Elche em tempo de compensação, num duelo da 6.ª jornada da La Liga. José Mourinho reagiu ao resultado.

Portugal conquista a primeira vitória no EuroVolley 2026 frente à Macedónia do Norte

Portugal venceu a Macedónia do Norte por 3-0, na quinta jornada do EuroVolley 2026, com parciais de 25-13, 25-20 e 25-20.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Espí volta a salvar o Real Madrid na visita ao Elche de Martín Anselmi: Eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid deixou escapar uma vantagem de dois golos, mas Carlos Espí apontou o golo decisivo que garantiu uma vitória sobre o Elche por 3-2.

Ondrej Berka vai apitar o jogo de estreia do Torreense com o Lillestrom na Europa League

O jogo entre Torreense e Lillestrom já tem árbitro definido. Ondrej Berka vai apitar o primeiro encontro europeu na história da comitiva de Torres Vedras.

Flávio Gonçalves eleito o jovem do mês da Primeira Liga

À frente de Gianluca Prestianni e de Taichi Fukui, Flávio Gonçalves foi o jovem do mês da Primeira Liga com 33,33% dos votos.