📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O domínio ibérico no Hóquei em Patins

- Advertisement -

O Hóquei em Patins vive uma bipolarização ibérica há muitos anos. Portugal e Espanha venceram 30 das 32 edições do Campeonato Europeu, desde que se separou do torneio Mundial.

No Mundial só a Argentina por quatro e a Itália por duas conseguiram ganhar para além das seleções dos países da Península Ibérica em 33 edições desde a separação de competições. Assim, mais de 80% dos torneios foram ganhos por Portugal e Espanha.

Já quanto à mais importante competição europeia de clubes, a Liga Europeia, o cenário não é muito diferente. Desde a época 1996/97, na qual a Taça dos Campeões Europeus se fundiu com a Taça das Taças para formar a Liga dos Campeões Europeus (antiga designação da Liga Europeia), apenas o Follonica de Itália em 2006 se intrometeu no domínio ibérico da competição mais importante de clubes na Europa.

Mesmo com o alargamento da fase de grupos do torneio de oito para 16 equipas em 2008/09, todos os finalistas foram clubes portugueses e espanhóis, com os nuestros hermanos a vencer oito das 11 edições.

Já na segunda competição europeia mais importante de Hóquei em Patins, a Taça World Skate Europe de 2019–20 (anteriormente denominada Taça CERS), apenas a Itália equilibra um pouco as contas. Os transalpinos contam com cinco equipas finalistas no atual formato de final four, que conta com 12 edições, uma das quais vencedora, o Hockey Bassano, em 2011/12.

O Hockey Bassano foi a última equipa sem ser ibérica a ganhar a Taça CERS
Fonte: Hockey Bassano

Será esta bipolarização positiva para o desenvolvimento da modalidade? Por que razões os países europeus fora Portugal, Espanha e Itália não se intrometem nas principais competições de clubes e seleções? Falta de divulgação da modalidade por parte das federações aos mais jovens ou falta de investimento financeiro?

A separação atual do mundial numa divisão A e B não poderá agravar o desequilíbrio entre as seleções mais fracas e mais fortes por não se defrontarem entre si oficialmente?

Veremos como evolui o Hóquei em Patins a nível europeu e financeiro nos próximos anos, mas, a não ser que hajam alterações de fundo, o domínio ibérico deverá continuar…

Foto de Capa: Federação de Patinagem de Portugal

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça da Liga pode mudar de formato e voltar a incluir todas as equipas

A Taça da Liga pode voltar a mudar de formato na próxima temporada. O tema foi discutido durante esta quinta-feira.

Gabri Veiga inaugura o marcador no jogo entre o FC Porto e o Vitória SC

Gabri Veiga abriu o marcador ao minuto 8', no encontro dos quartos de final da Taça da Liga. O FC Porto e o Vitória SC defrontam-se no Estádio do Dragão.

Alanyaspor de João Pereira em grande na Taça da Turquia

O Alanyaspor qualificou-se para a fase seguinte da Taça da Turquia, depois de bater o Corum por cinco bolas a zero.

FC Porto x Vitória SC: Eis os onzes iniciais das equipas para o jogo da Taça da Liga

O FC Porto recebe o Vitória SC no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga. Confere os onzes iniciais de ambas as equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting divulga informações relacionadas com o dérbi frente ao Benfica

O Benfica e o Sporting enfrentam-se na noite desta sexta-feira, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga. O encontro será no Estádio da Luz.

Lewis Hamilton crítica monolugares atuais da Formula 1: «Rezo para que a próxima geração não seja pior do que esta»

Lewis Hamilton deixou críticas aos monolugares atualmente presentes na Formula 1. O piloto apresenta na Ferrari.

FC Porto propõe criação da Taça Ibérica e já são conhecidos detalhes da prova

O FC Porto propôs na Cimeira dos Presidentes a criação de uma Taça Ibérica, que contaria com oito equipas.