OC Barcelos 2-3 CE Lleida: Jordi Creus oferece Taça CERS ao Lleida

- Advertisement -

Numa tarde que poderia ser histórica para o hóquei em patins português, o Barcelos ainda chegou a estar a vencer por dois golos, mas o Lleida, equipa organizadora da final-four, empurrada pelo seu público, conseguiu igualar a partida e após um prolongamento sem golos, Jordi Creus, na última grande penalidade antes da fase de morte subida, garantiu a vitória do conjunto espanhol.

O Lleida começou bem e logo nos primeiros momentos, através de um livre-indireto, fez a bola embater nos dois postes da baliza defendida por Ricardo Silva. Com mais experiência neste tipo de situações, o Barcelos, quando em posse, procurava fazer circular o esférico e reduzir o andamento espanhol.

Perto da marca dos cinco minutos, um erro da equipa espanhola deixou João Almeida isolado, mas a sua tentativa de visar a baliza esbarrou no poste. Pouco depois, o Lleida esteve perto de abrir o ativo, mas Ricardo Silva impediu o golo. A partida estava intensa e os lances de perigo junto de ambas as balizas eram vários. Contudo, o marcador permanecia a zeros.

Após alguns minutos de grande dinâmica, o Óquei, em situação de ataque, fazia a bola rodar na tentativa de procurar combinações que resultassem. Contudo, não estava a ser fácil entrar na defensiva espanhola. Por sua vez, o Lleida sentia o mesmo e só através de iniciativas individuais conseguia incomodar o guardião barcelense.

À entrada para os últimos dez minutos antes da pausa, surgiram duas grandes oportunidades de golo, uma para cada equipa, mas nem Jordi Creus ou João Almeida conseguiram fazer o primeiro golo da tarde. Porém, com cerca de oito minutos para se jogar e poucos segundos depois de entrar em pista, João Guimarães, da linha de meio campo, disparou um “míssil” que só parou no fundo das redes de Albert Mola. O Lleida respondeu e volvidos alguns minutos, Jordi Creus teve duas enormes chances para igualar o encontro, mas Ricardo Silva, com uma dupla intervenção, negou o golo do conjunto catalão.

Já com menos de cinco minutos para o intervalo, o Barcelos esteve perto de aumentar a vantagem, mas uma bola enrolada por Rúben Sousa saiu ao lado. De seguida, num lance de contra-ataque do Lleida, Roberto Di Benedetto stickou rasteiro, com Jordi Creus a aparecer ao segundo poste para a recarga, mas Ricardo Silva negou as pretensões do francês.

Chegado o intervalo, o Barcelos vencia o Lleida por 1-0, depois de uma primeira parte equilibrada, que começou de forma muito intensa e que com o desenrolar dos minutos foi acalmando, o que colocou dificuldades ao ataque de ambas as equipas que tinham pela frente defesas bem organizadas. Valeu a audácia de João Guimarães, conhecido por Joca no mundo do hóquei em patins, que momentos após entrar em rinque, stickou de longe e fez o único golo que registava à ida para os balneários.

Dário Giménez foi um dos principais jogadores da final e neste exato momento, festejava o golo do empate
Fonte: Roller Hockey Photos

A segunda metade começou com o Barcelos a ter a posse de bola durante bastante tempo, mas sem conseguir dispor de grandes chances de golo. Enquanto que o Lleida procurava criar perigo, sobretudo, em transições rápidas de forma a apanhar o Óquei em contrapé. Todavia, aos quatro minutos de jogo, os espanhóis beneficiaram de uma grande penalidade que Dario Giménez, a principal figura do conjunto organizador da final-four, não conseguiu aproveitar, stickando ao lado da baliza portuguesa.

Apesar de ter desperdiçado uma grande penalidade, o Lleida ganhou algum ímpeto, mas logo depois, cometeu a sua 10ª falta. Zé Pedro, chamado à conversão do livre-direto, bem tentou enganar o guarda-redes espanhol, mas Albert Mola, com a luva direita, impediu o segundo tento barcelense. Contudo, cerca de um minuto depois, João Almeida pegou no esférico, penetrou na defensiva do Lleida e com uma bela stickada cruzada, aumentou a vantagem do Barcelos para 2-0. Quase a seguir, o Óquei esteve perto de voltar a marcar, mas tanto o poste direto, como Albert Mola, impediram o avolumar o score.

Em cima da marca dos dez minutos do segundo tempo, Juanjo López cometeu uma grande penalidade. Andreu Tomàs, o capitão do Lleida, foi o escolhido para a conversão da grande penalidade e com uma stickada ao angulo superior esquerdo, relançou a final.

O Barcelos reagiu bem e através de uma stickada frontal de Zé Pedro esteve perto de voltar a marcar, mas a bola saiu ao lado. Contudo, a jogar em casa e a querar virar o marcador, o Lleida tentava impor velocidade em pista e ia avisando o Óquei.

A cerca de dez minutos para o final, Hugo Costa viu um cartão azul e “ofereceu” um livre-direto ao Lleida. Dario Giménez, que antes já havia falhado uma grande penalidade, fez uso da sua técnica individual e restabeleceu o empate. Passados dois minutos, surgiu a 10ª falta do Barcelos. Dário Giménez voltou à marca do livre-direto, mas não conseguiu colocar o Lleida em vantagem ao enrolar o esférico ao lado da baliza de Ricardo Silva.

O fim da partida estava cada vez mais próximo e o suspense ia aumentando. O Barcelos, mesmo conseguindo ter posse de bola, não estava a criar chances de golo, ao passo que o Lleida, também, não mostrava sinais de querer arriscar muito.

Já dentro do último minuto do tempo regulamentar, o Lleida ficou muito perto de marcar, mas Ricardo Silva parou uma stickada de Jordi Creus. No seguimento do lance, surgiu um contra-ataque para o Óquei, mas uma stickada de meia distancia de Juanjo López foi parada pela luva esquerda de Albert Mola.

Nos primeiros cinco minutos do prolongamento, foi o Lleida quem mais procurou a baliza adversária, mas não houve nenhuma alteração ao marcador.

A segunda parte do tempo extra voltou a demonstrar um Lleida melhor, enquanto que o Barcelos apenas conseguia criar perigo em situações de contra-ataque. Mais uma vez, ninguém conseguiu marcar e tudo ficou por definir nos penaltis.

Nas grandes penalidades houve um grande desacerto das duas equipas, mas no último penalti antes da morte súbita, o experiente Jordi Creus marcou e confirmou a conquista da Taça CERS pelos espanhóis do Lleida.

Vitória justa do Lleida, que foi a equipa com melhor prestação em rinque durante grande parte do jogo e que acabou por conseguir encontrar a felicidade na lotaria das grandes penalidades. Desta forma, o Barcelos não conseguiu fazer história, falhando a conquista da competição pelo terceiro ano seguido e, por sua vez, tornar-se na equipa com mais taças CERS no historial, mas voltou a levar o nome do hóquei em patins português bem alto numa competição europeia. Por outro lado, o Lleida fez inscreveu o seu lugar na história, ao vencer a Taça CERS pela primeira vez.

OC Barcelos

Cinco inicial: 1-Ricardo Silva (GR e CAP), 4-Zé Pedro, 6-João Almeida, 9-Hugo Costa e 66-Rúben Sousa

Jogaram ainda:3-Juanjo López,7-João Guimarães, 77-Marinho,

Banco: 29-André Almeida (GR) e 64-Afonso Lima

CE Lleida

Cinco inicial: 1-Albert Mola (GR), 3-Bruno Di Benedetto, 4-Joan Cañellas, 6-Dario Giménez e 9-Andreu Tomàs (CAP.)

Jogaram ainda: Lluís Tomás (GR), 14-Jordi Creus, 68-Roberto Di Benedetto, 75-César Candanedo,

Banco: 80-Desiderio Mataix

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.