Portugal falha conquista de inédito hexa

A quarta jornada da fase inicial do campeonato da europa começou com uma goleada, mas desta feita foi a Alemanha a atingir tal feito, tendo derrotado a Inglaterra por 11-5. Desta forma, o conjunto germânico garantiu, praticamente, o quarto lugar da classificação no minicampeonato. Para o mesmo ficar confirmado, bastava apenas que a Suíça não vencesse Portugal e foi exatamente o que aconteceu. No principal encontro do quarto dia de prova, a Itália teve a oportunidade de garantir a presença na final de sábado, mas acabou por “cair aos pés” da Espanha.

Apesar de nuestros hermanos terem vencido por apenas 7-4, ao intervalo dispunham de uma vantagem de seis golos sem resposta. No entanto, a Itália conseguiu realizar uma segunda metade muito bem conseguida e marcar quatro golos, contra somente um da Espanha. Com este resultado, Portugal ficou a saber que, para além de ter de vencer a Suíça para se manter na corrida pela final, teria de derrotar a Espanha por, pelo menos, quatro golos de diferença no derradeiro jogo da fase regular. Contra a Suíça, a seleção portuguesa cumpriu a sua missão e venceu.

Ao recolher para o intervalo, a vantagem lusa já estava cifrada nos cinco golos e o segundo tempo foi de gestão, com a cabeça a começar a pensar na tarefa hercúlea que teria pela frente no dia seguinte. Desta maneira, apenas foram apontados três golos nos segundos vinte e cinco minutos. Tomás Pereira e Carlos Ramos foram os autores dos golos portugueses, enquanto que Fabian Althaus marcou o golo de honra da seleção suíça.

Numa partida que tinha de vencer por quatro golos de diferença para chegar à final, Portugal até entrou bem, mas acabou por sair derrotado por 5-2
Fonte: Roller Hockey Photos

O derradeiro dia da fase regular do campeonato europeu de hóquei em patins de sub-20 teve início com a primeira vitória da Suíça na prova, ao bater a Inglaterra por 6-3. Assim, a Suíça garantiu o quinto posto no minicampeonato, relegando a seleção inglesa para o sexto e último lugar.

Depois, seguiu-se um confronto entre transalpinos e alemães. Para garantir a presença na final de sábado, a Itália apenas tinha de vencer e derrotou a Alemanha por 6-3, tornando-se na primeira seleção a assegurar o lugar no encontro de todas as decisões. O conjunto germânico, por seu lado, terminou a fase regular no quarto posto e mesmo perdendo na partida de sábado, já garantiu a sua melhor classificação desde 2012. Sem nenhuma surpresa no jogo entre italianos e alemães, Portugal não tinha outra opção senão vencer a Espanha por quatro golos e diferença.

O jogo até começou da melhor maneira para as cores nacionais, pois Hugo Santos inaugurou o marcador. No entanto, a vantagem não durou muito e, passados alguns minutos, a Espanha virou o resultado para 3-1. Entretanto, mesmo sem conseguir chegar à porteria espanhola com cabeça, tronco e membros, Portugal conseguiu reduzir para 3-2. Todavia, já perto do intervalo e na ânsia de fazer o golo do empate, a Espanha aproveitou uma situação de contra-ataque para fazer o 4-2.

O segundo tempo não trouxe grandes novidades à partida, com a seleção espanhola a ser a única a ter conseguido fazer mexer o marcador e apenas numa ocasião. Bernardo Mendes, guarda-redes da AD Valongo que foi titular no encontro diante de nuestros hermanos, ainda travou cinco bolas paradas, quatro livres diretos e uma grande penalidade, mas o seu esforço foi algo inglório. Isto, porque nenhum dos seus colegas conseguiu fazer balançar as redes da baliza da Espanha que, desta forma, alcançou uma vitória por 5-2 e terminou a fase regular do europeu com cinco vitória em outros tantos jogos.

Desta maneira, pela primeira vez desde 2008, Portugal não vai conquistar o campeonato europeu de sub-20. Situação que abre uma enorme janela de oportunidade para Espanha e Itália que, assim, voltam a disputar uma final entre si. Algo que já não ocorre desde 2002, ano em que a competição foi jogada em Follonica e que terminou com a vitória da seleção espanhola. A última vitória transalpina nesta prova remota a 1991, quando venceu o 30º europeu de sub-20, em Blanes, Espanha, tendo vencido, precisamente, o conjunto espanhol. No que diz respeito a Portugal, caso vença a Alemanha o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar, regressa a um posto no pódio que já não ocupava desde 2002.

Foto de Capa: World Skate Europe RinkHockey 

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bryan Ruiz recorda golo falhado no Sporting x Benfica: «Falhanço foi muito duro para mim, quer no momento, quer para o resto da minha...

Bryan Ruiz recordou a sua experiência no Sporting. O antigo avançado costa-riquenho falou do célebre golo falhado num Sporting x Benfica.

O futuro de Jeremiah St. Juste após ter dado negas a dois clubes

Jeremiah St. Juste está agora mais perto de ficar no Sporting. O defesa neerlandês não quer ir para um campeonato periférico e deve ficar em Alvalade.

Braga pode perder médio para o campeonato da Arábia Saudita

O Braga ainda pode vir a perder Vitor Carvalho neste mercado de transferências. O médio brasileiro é pretendido pelo Al Shabab.

Erik ten Hag recebeu 100 mil euros por dia de trabalho no Bayer Leverkusen

O Bayer Leverkusen demitiu recentemente Erik ten Hag do cargo de treinador, pagando-lhe a rescisão de contrato. O neerlandês ainda não tem um sucessor definido.

PUB

Mais Artigos Populares

Hugo Félix continua livre no mercado mas o seu futuro está definido

Hugo Félix rescindiu contrato com o Benfica no último dia do mercado e vai mesmo rumar ao Tondela, com a oficialização a estar para breve.

Rodrigo Mora fica (para já) no Dragão: os minutos da jovem promessa em agosto

Rodrigo Mora foi um dos nomes mais falados no mercado de transferências, mas acabou por manter-se no FC Porto, não devendo deixar o Estádio do Dragão.

Mallorca castiga o capitão de equipa e suspende-lhe o salário depois de críticas ao treinador

O Mallorca decidiu suspender o salário de Dani Rodríguez, ao mesmo tempo que lhe retirou a braçadeira de capitão.