Quem irá agarrar os últimos lugares do top 8? | Hóquei em Patins

    modalidades cabeçalho

    Cinco equipas lutam para sobreviver ao corte: restam três lugares

    Com quatro jornadas por disputar, a luta pelos últimos três lugares de acesso ao top 8 — e, por consequência, ao play-off de campeão — está ao rubro. Com os cinco primeiros praticamente garantidos (Sporting, Benfica, FC Porto, OC Barcelos e Oliveirense), resta perceber quem conseguirá manter a consistência até final e evitar o corte.

    Juventude Pacense (6.º lugar, 25 pontos, 21 jogos)

    Tem sido uma das boas surpresas da temporada, a par do Barcelos.
    Com um ataque bastante eficaz (74 golos marcados), tem sabido contrariar as fragilidades defensivas (96 golos sofridos, a pior defesa entre os primeiros 12 classificados). Com um calendário que inclui um jogo teoricamente acessível frente ao Riba d’Ave e ainda duelos diretos contra SC Tomar e Sanjoanense, a Juventude Pacense depende apenas de si para garantir a qualificação.

    O jogo em atraso poderá ser uma vantagem decisiva numa corrida tão equilibrada, mas será preciso mais solidez defensiva para evitar surpresas desagradáveis, assim como contrariar o decréscimo de forma recente.

    AD Valongo (7.º lugar, 25 pontos, 22 jogos)

    O Valongo está a viver uma temporada de altos e (muitos)baixos, com um ambiente pouco famoso para os lados da região.
    No entanto, o regresso do forte apoio dos adeptos ao “San Siro” pode ser uma arma fundamental nesta reta final. Com 56 golos marcados e 77 sofridos, os números não impressionam, mas o histórico da equipa em fases decisivas e o ambiente caseiro podem fazer a diferença, algo que tem-se traduzido nos últimos jogos, onde o emblema e a história pesam.

    O calendário reserva um confronto direto com o HC Braga (9.º) que poderá ser absolutamente decisivo, além de uma visita ao terreno do FC Porto. A margem de erro é curta, mas o apoio da massa adepta poderá empurrar a equipa para os lugares de apuramento, um prémio pouco imaginado pelo clube durante a época, devido à irregularidade e à divisão no clube.

    SC Tomar (8.º lugar, 24 pontos, 21 jogos)

    Com uma época marcada pela irregularidade, o SC Tomar entra nesta fase em desvantagem no confronto direto com Valongo e Pacense. A diferença de golos (57 marcados e 56 sofridos) mostra equilíbrio, mas também revela dificuldades em desbloquear jogos.

    Enfrenta adversários diretos como Juventude Pacense e Sanjoanense até ao fim, pelo que os próximos jogos serão tudo menos tranquilos. Um deslize pode custar a qualificação, mas a equipa tem argumentos para lutar até ao fim.

    HC Braga (9.º lugar, 23 pontos, 21 jogos)

    A apenas um ponto do top 8, e com um jogo por disputar em relação à AD Valongo, a equipa bracarense está muito viva na corrida. No entanto, a reta final será complicada, cheia de confrontos com adversários diretos: defrontam Valongo, Tomar, Sanjoanense, e têm também pela frente a visita a Paços de Ferreira.

    Com 61 golos marcados e 75 sofridos, o Braga não tem convencido defensivamente. Vai precisar de pelo menos duas vitórias para entrar nas contas, o que será exigente dada a dificuldade do calendário.

    AD Sanjoanense (10.º lugar, 22 pontos, 21 jogos)

    Com um pavilhão que tem sido sempre uma casa difícil para qualquer adversário, a Sanjoanense pode ser a grande surpresa deste final de época. Tem confronto direto com HC Braga e encontros com equipas aflitas, além duma visita à luz, o que significa que depende em parte de si própria para subir à zona de qualificação.

    Se conseguir manter o rendimento em casa, onde costuma ser forte, pode muito bem intrometer-se na luta final.

    Com isto, prevejo as seguintes equipas a entrar no “corte” do top-8, avançando para os playoffs: Juventude Pacense, pela qualidade demonstrada ao longo da época, AD Valongo, pela experiência nestes momentos decisivos, e AD Sanjoanense como a minha “wildcard”, uma equipa em crescendo, com grande ambiente seja em casa e fora, aliada à capacidade do seu treinador, Reinaldo Ventura.

    Consigo imaginar SC Tomar e HC Braga a lutar até ao fim, mas ficando ligeiramente aquém — sobretudo se não pontuarem nos confrontos entre si.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tite recusa Corinthians e vai fazer uma pausa na carreira

    Tite esteve muito próximo de assinar pelo Corinthians. Ainda assim, o técnico brasileiro optou por fazer uma pausa na carreira.

    Osasuna pode perder jogador importante e Alavés está atento

    O Osasuna pode perder Pablo Ibáñez no próximo mercado de transferências. O Alavés está atento ao médio do conjunto de Pamplona.

    Idrissa Soré é seguido por Sporting, Benfica, FC Porto e Braga e pode aterrar em Portugal

    Idrissa Soré está referenciado pelos principais clubes portugueses. O extremo é internacional jovem pelo Burkina Faso.

    Aston Villa perto de desviar alvo do Manchester United de Ruben Amorim

    O Aston Villa está muito interessado em garantir a contratação de Sverre Nypan, jogador que pertence aos quadros do Rosenborg.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Bruno Lage revela um titular contra o Tirsense e fala sobre ida ao Jamor: «Prometi nunca ir ao Jamor ver uma final»

    Bruno Lage realizou esta terça-feira a antevisão da partida entre o Benfica e o Tirsense, encontro relativo às meias finais da Taça de Portugal.

    Bruno Lage: «O mais importante é confirmarmos a presença no Jamor»

    Bruno Lage realizou esta terça-feira a antevisão da partida entre o Benfica e o Tirsense, encontro relativo às meias finais da Taça de Portugal.

    Besiktas pensa em sucessor para Gedson Fernandes e jogador representa a Atalanta

    O Besiktas pode perder Gedson Fernandes no próximo mercado de transferências e Mario Pasalic é visto como o sucessor ideal.

    Bayern Munique opta por não chamar de volta guarda-redes internacional alemão

    O Bayern Munique não vai exercer a cláusula de regresso de Alexander Nubel, jogador que está cedido ao Estugarda.

    AC Milan de Sérgio Conceição atento a defesa do Valência

    O AC Milan pode avançar para a contratação de Cristhian Mosquera, defesa central que pertence aos quadros do Valência.

    Atlético de Madrid de olho em guarda-redes de 17 anos do Sporting para ser o suplente de Jan Oblak

    O Atlético de Madrid está a acompanhar a evolução de Miguel Gouveia e pode mesmo avançar para a contratação do jogador do Sporting.

    Luís Castro rejeita suceder a português no Brasileirão

    Luís Castro rejeitou assumir o comando técnico do Santos. O clube está sem treinador desde a saída de Pedro Caixinha.

    Florentino Pérez falou com Carlo Ancelotti após eliminação na Champions League: «Podes estar orgulhoso do que conseguiste»

    Florentino Pérez falou com Carlo Ancelotti após o encontro entre o Real Madrid e o Arsenal, que colocou os espanhóis fora da Champions League.

    Chelsea de olho em 2 avançados e Viktor Gyokeres não faz parte da lista

    O Chelsea está interessado em reforçar a sua frente de ataque no final da temporada. Rodrigo Muniz e Hugo Ekitiké estão na lista dos blues.

    Tiago Djaló afastado do plantel do FC Porto e treina à parte

    Tiago Djaló não vai prosseguir a sua carreira no FC Porto. O defesa central foi afastado dos treinos do plantel principal.